Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Venenos letais utilizados em recentes delitos têm acesso simples na internet.
Publicado em 23/01/2025 07:21
Notícia

A internet disponibiliza produtos químicos que podem ser utilizados para envenenar indivíduos. O Metrópoles realizou uma pesquisa sobre venenos letais comumente usados em crimes e descobriu que podem ser adquiridos à distância, sem qualquer tipo de limitação. Substâncias químicas ganharam destaque nos noticiários recentemente após a morte de indivíduos envenenados. Um incidente que causou comoção nacional foi o assassinato intencional de uma família em Parnaíba, no litoral do Piauí. Cinco integrantes do grupo faleceram e três receberam alta do hospital.

Em uma pesquisa online, o produto está disponível para compra sem a necessidade de apresentar qualquer documentação. A substância está presente em um veneno ilegalmente comercializado como raticida. Existem aqueles que desviam o propósito de pesticidas que contêm a substância e outros compostos na forma granulada para comercializar como um raticida ilegal, o que é ilegal.

 

Rafael Lanaro, presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, esclareceu que o composto inibe a enzima acetilcolinesterase, crucial para a transmissão do impulso nervoso e para a contração dos músculos.

“Isso resulta em sintomas muscarínicos como salivação, lacrimejamento, broncorreia, nicotínicos que se apresentam como fraqueza muscular, fasciculações (contrações musculares) e centrais: confusão e convulsões. A morte ocorre por insuficiência respiratória ou parada cardíaca”, explica.

Comentários