Circula nas redes um vídeo em que mostra o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciando, diante de jornalistas, o aumento de taxação sobre os pobres, que, segundo ele, "representam 98% da população brasileira"
é FAKE!!
O que afirma a publicação falsa:
O conteúdo utiliza deepfake - um método que possibilita a modificação de vídeos ou imagens através da inteligência artificial (IA) - e ganhou popularidade no TikTok: em uma das contas, alcançou mais de 170 mil visualizações.
No material fraudulento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discute com os jornalistas a introdução de novos tributos, que impactariam principalmente a população mais carente. Seguem os trechos mais relevantes:
- "Eu gosto de taxar os pobres. Não vou mentir para você que 98% da população brasileira é pobre. Como a gente só tem 2% de milionários, eu não acho justo taxar essa pouca quantidade de milionário, sendo que a gente tem 98% de pobres no Brasil".
- "Então, se a gente taxar todos os pobres, vai ter mais lucro para o nosso governo do que se a gente taxar todos os ricos. Então, vamos aumentar o imposto, não dá nada. O brasileiro só vai dar a reclamada no começo, mas depois eles param de encher o saco, entendeu?" .
- "A gente pode aumentar um pouco o imposto das carnes. O brasileiro pode comer fígado, pé de galinha, uma asinha, esses daí não vão subir tanto. Como nosso presidente falou, infelizmente, o grosso está entrando. E, se não tiver condições para comprar uma carne, compre uma abóbora, e a vida segue".
A publicação foi divulgada na semana passada, em meio à controvérsia negativa e às notícias falsas sobre uma ação governamental para intensificar a supervisão do PIX. No dia 15 de janeiro, Haddad comunicou o cancelamento da decisão.
Na semana passada, o ministro foi vítima de outro deepfake: um vídeo onde ele anunciava falsamente impostos para gestantes e proprietários de animais, algo que já foi negado pelo Fato ou Fake.