Donald Trump, o presidente eleito dos Estados Unidos, anunciou no domingo (19) que irá renomear a montanha mais alta da América do Norte em memória de William McKinley, o 25o presidente americano assassinado em 1901. Atualmente, a montanha é conhecida como Denali pelos nativos. Em 2015, o ex-presidente democrata Barack Obama oficializou o nome Denali para a montanha, posicionando-a ao norte do Alasca, encerrando uma disputa de décadas pela designação. Desde 1917, o pico passou a ser oficialmente conhecido como Monte McKinley.
“Eles tiraram o nome dele do Monte McKinley”, exclamou Trump em um discurso para apoiadores em Phoenix. “Ele foi um grande presidente”, reforçou o republicano, acrescentando que sua administração “trará de volta o nome do Monte McKinley porque acho que ele merece”.
McKinley, o 25o presidente dos Estados Unidos, exerceu dois mandatos como governador de Ohio antes de assumir a Presidência em 1897. Durante seu mandato, o país venceu a Guerra Hispano-Americana e implementou tarifas protecionistas para impulsionar a indústria americana.
Em setembro de 1901, seu segundo mandato teve um final trágico.Ele estava na fila para a Exposição Pan-Americana de Buffalo quando foi alvejado por dois disparos durante um ataque, vindo a falecer oito dias mais tarde.
A montanha, com mais de 6.100 metros de altitude, recebeu o nome de Monte McKinley em 1896, após um garimpeiro da região ter ouvido que o político tinha vencido a eleição republicana para presidente.