Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dia do Compositor: relembre cinco famosos que já escreveram sambas-enredo
Publicado em 15/01/2025 08:48
Música

O Dia do Compositor é celebrado nesta quarta-feira (15), graças à importação de uma tradição mexicana. Por lá, a data é celebrada desde 1983, quando foi fundado o Sindicato Mexicano de Autores, Compositores e Editores de Músicas (SMACEM), no mesmo dia em que, em 1945, foi criada a Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM).Por aqui, o Dia do Compositor Brasileiro é comemorado no dia 7 de outubro, graças à Herivelto Martins, famoso cantor da era do rádio que também fundou a União Brasileira de Compositores.

Por aqui, o Dia do Compositor Brasileiro é comemorado no dia 7 de outubro, graças à Herivelto Martins, famoso cantor da era do rádio que também fundou a União Brasileira de Compositores.

 

Anitta

 

O samba-enredo escolhido pela Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025 conta com a cantora Anitta entre seus compositores. A dona de hits como “Envolver” e “Bellakeo” assinou a obra ao lado de Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho, Diego Nicolau e Luiz Antônio Simas.

 

Sandra de Sá

 

A cantora Sandra de Sá também já se aventurou no mundo da composição de samba-enredo. É dela a obra que a Mocidade Independente de Padre Miguel usou, em 2020, para homenagear Elza Soares — um dos principais nomes da história da agremiação da zona oeste do Rio.

 

Marcelo Adnet

 

O humorista Marcelo Adnet também costuma se aventurar no universo do samba-enredo. Ele é autor de dois sambas-enredo da São Clemente, sua escola do coração: 2020 e 2023. O carioca também ganhou sambas em São Paulo, sendo sua caneta responsável pelas obras que embalaram desfiles da Dragões da Real (2022, 2023 e 2024), Leandro de Itaquera (2022), Rosas de Ouro (2022) e Gaviões da Fiel (2022).

 

Xande de Pilares

Ligado aos Acadêmicos do Salgueiro desde a infância, Xande de Pilares começou sua carreira no que o universo das escolas de samba costuma chamar de “samba de meio de ano”, mas retomou suas raízes e também compôs sambas-enredo. Ele é compositor de quatro sambas de sua escola do coração (2014, 2015, 2018 e 2025), além de ter sua caneta em outras escolas, como Unidos de Padre Miguel, Vai-Vai e Império Serrano.

 

Jojo Todynho

 

Antes de se desligar da sua escola do coração, a Mocidade Independente de Padre Miguel, a influenciador Jojo Todynho chegou a compor um dos sambas que participaram da disputa para se tornar o hino que a escola da zona oeste levará para a Sapucaí em março.

 

 

 

 

Comentários