O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, poderá ser conferido pelos candidatos a partir desta segunda-feira (13), de acordo com o calendário do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O desempenho nas provas aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024 estarão disponíveis na página do participante.
Os estudantes foram avaliados em exames de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática, totalizando 180 questões de múltipla escolha, e tiveram de produzir uma redação.
O que fazer após a divulgação dos resultados?
Após a divulgação dos resultados do Enem, é importante:Analisar as notas:
verifique suas notas em cada uma das provas e na redação;Participar dos processos seletivos:
inscreva-se nos processos seletivos que utilizam as notas do Enem, como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Planejar os próximos passos:
se você não foi aprovado no curso desejado, utilize o aprendizado adquirido no exame para buscar outras oportunidades, como cursos técnicos ou programas de mobilidade estudantil.
Programas para aplicar a nota do Enem
- SiSU
Com a nota do Enem em mãos, o candidato pode se inscrever no SiSU, sistema gerido pelo MEC (Ministério da Educação) com oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A inscrições vão de 17 a 21 de janeiro, conforme o calendário do programa.
Confira o cronograma do SiSUInscrições: 17 a 21 de janeiro de 2025
Chamada regular: 26 de janeiro de 2025
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31 de janeiro de 2025
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025
- ProUni
Os candidatos também podem usar o resultado do Enem para o ProUni, que disponibiliza bolsas de estudo, integrais e parciais — 50% do valor da mensalidade — em cursos de graduação na grade de instituições privadas. Essa modalidade é voltada para estudantes de baixa renda, sem recursos financeiras para pagar integralmente por um curso.
Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Fies
A nota do Enem também é um meio para se inscrever no
Fies, um programa federal com o objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos.
O Fies, criado em 2001, aplica o financiamento a quem tenha obtido notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Para acessar a USP
Sim, é possível concorrer a vaga na USP (Universidade de São Paulo) utilizando a nota do Enem. Existe a reserva 20% das vagas para o processo seletivo Enem USP.
A nota no Enem é utilizada respeitando os pesos das notas de cada curso, período e modalidade de concorrência.