
1. Segundo as sagas nórdicas o nome de Ilha, que significa terra de gelo, o famoso Viking Floki vestiu-o ao ver os enormes blocos de gelo flutuando em um fiorde. Esta tradução foi preservada em outras línguas, como Islândia
em inglês (gelo = gelo, terra = terra).
2. Reykjavik é capital mais setentrional do mundo
e com uma população de cerca de 122 mil habitantes, é uma das capitais menos habitadas do mundo.
3. O nome Reykjavik se traduz literalmente como baía fumegante em referência ao vapor que sai de suas famosas fontes termais. É considerada uma das cidades mais limpas e seguras do mundo.
4. A idade mínima para exercer funções simples é de 13 anos. Não é incomum entrar em um supermercado e não encontrar ninguém maior de idade trabalhando..
5. A Islândia tem 103 mil quilómetros quadrados, o que a torna a segunda maior ilha da Europa e número 18 do mundo. Para se ter uma ideia, a sua superfície é semelhante à de Cuba ou de Portugal.
6. A bandeira é utilizada desde 1915. Possui três cores, a azul representa o mar e as montanhas, o vermelho representa fogo dos seus vulcões e finalmente o branco representa gelo e a neve que cobre o país.
7. Se você gosta de dirigir, a Islândia é um país perfeito para você. Não pela velocidade, já que o limite é de 90km/h, mas pela cenário de tirar o fôlego o que você vai encontrar ao longo de toda a rodovia 1. Esta estrada circunda toda a ilha e tem cerca de 1300 quilómetros de extensão.
8. O álcool na Islândia é extremamente caro
e só pode ser adquirido na Vinbudin, uma rede de lojas estatal. Mesmo assim, os islandeses são grandes fãs de cerveja, que aliás era banido até 1989.
9. Devido à sua localização perto do círculo ártico
A Islândia é um dos melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal. O fenômeno ocorre praticamente todos os dias do ano, mas às vezes durante o dia, por isso não são vistos. Especialmente nos meses de verão, quando há
luz solar por 24 horas, o famoso sol da meia-noite.
10. É um dos poucos países do mundo sem McDonald's. Uma que existiu durante a crise económica foi encerrada e nunca mais reabriu.
11. A Islândia é o melhor país europeu para observação de aves baleias. A cidade de Húsavik é o melhor ponto do país para isso. Nesta área Até 12 tipos diferentes de baleias podem ser vistos.
12. Na Islândia você pode nadar na natureza o ano todo. É um dos capitais mundiais da água termal. Existem muitos banhos termais Espalhados por toda a ilha, muitos são gratuitos.
13. É o único lugar no mundo sem mosquitos ou formigas. Mas se houver algumas moscas pequenas que incomodam muito, principalmente na área do lago myvatn.
14. De acordo com diversas classificações, a Islândia é o país mais seguro do mundo. O presidente não tem guarda-costas e aeroportos domésticos não têm controle de segurança.
15. É um dos poucos países que possui uma base de dados genealógicos de todos os seus habitantes chamados íslendigabók. Esta base de dados inclui 95% dos habitantes nascidos na Islândia desde o século XVII e existem até alguns dos primeiros vikings do século IX. Você pode procurar duas pessoas e encontrar o relacionamento delas. Uma de suas utilidades é verificar se você e seu potencial parceiro... são primos próximos, algo mais que comum em um país de apenas 300.000 mil habitantes.
16. As placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia estão localizadas em seu território. É o único lugar no mundo onde você pode estar entre duas placas continentais
e ainda mergulhar entre elas.
17. A geleira Vatnajokull é a maior da Europa. Ocupa 8% de todo o território e pode ser visto do espaço.
18. É conhecida como a ilha do fogo devido aos numerosos vulcões espalhados por seu território.
O vulcão Eyjafjallajökull é um dos mais ativos e famosos, a sua última erupção em 2010 afetou o tráfego aéreo global durante uma semana.
Mas o mais perigoso é o encontrado em Varnajökull, por estar dentro de uma geleira, se entrar em erupção os gases tóxicos que emanariam seriam fatais.
19. Em cerca de 90% dos lares islandeses água geotérmica é usada para aquecimento. Além disso, a água quente das torneiras vem diretamente de fontes termais na maioria das casas, por isso o cheiro pode não ser muito agradável.
20. Mais de 99% da produção de eletricidade provém de recursos renováveis sendo a energia geotérmica e hidrelétrica a mais importante. Graças a esta enorme utilização de energias renováveis, Reykjavik foi declarada como a cidade mais sustentável do mundo.
21. O sistema nomes e sobrenomes na Islândia
É o antigo sistema escandinavo em que o sobrenome é o nome do pai acrescentando o sufixo -filho se for menino e -dóttir se for menina. Por exemplo, se Stefan tiver um filho, seu sobrenome será Stefanson e se ele tiver uma filha, será Stefandóttir.
22. El O parlamento islandês tem o histórico de ser o mais antigo do mundo reunidos pela primeira vez em 930. Foi em um dos pontos onde é possível observar o rompimento das placas tectônicas, em Thingvellir mistura história e natureza.
