
6 CURIOSIDADES SOBRE A HOLANDA QUE VOCÊ PRECISA SABER
Considerado um dos dos países mais desenvolvidos do mundo, a Holanda é um destino que passa pela cabeça de muitas pessoas na hora de montar uma wish list de viagens internacionais. Com uma população de 17,3 milhões de habitantes e belas paisagens, o país reúne algumas características marcantes que vão te deixar ainda mais animado para visitar as principais cidades: Amsterdam, Rotterdam, Assen, Haia, Ultrecht, Maastricht e Eindhoven. Ficou com ainda mais vontade de conhecer a Holanda? Veja seis curiosidades que reunimos para você!
Apaixonados por pão...
Os holandeses têm o costume de comer pão no almoço todos os dias, quebrando o hábito do pãozinho apenas no café da manhã. O clássico almoço é salada, pão com queijo, presunto ou creme de avelã. O que é muito curioso também é o consumo do pão com manteiga e chocolate granulado, chamado hagelslag.
Falando em comida, há o tradicional biscoito holandês chamado stroopwafel, de duas camadas finas com recheio de calda de caramelo. A forma correta de servi-lo é em cima de uma uma xícara de café ou chá quente! Dessa forma o doce derrete um pouco e fica ainda mais gostoso.
... e apaixonados por bicicleta!
A bicicleta é essencial na rotina da Holanda, há pelo menos uma para cada membro da família! As pessoas vão de bike para todos os lugares, muitas vezes sem se importar se é longe. No país, existem mais de 15.000 ciclovias. Além de ser uma alternativa saudável, é econômica e sustentável, já que não há gastos com carro e nem polui o meio ambiente. Geralmente, todas as ruas têm estacionamento para as bicicletas, e é possível entrar com elas em metrôs e trens.
Férias quando quiser
Nos empregos holandeses, não é preciso esperar um ano para tirar férias. Dependendo do trabalho, você tem direito a 25 dias úteis de folga que podem ser solicitadas quando quiser, ou seja, é possível ter pequenas férias durante o ano todo! Além disso, tudo pode ser conversado com seu chefe, sendo comum o papadag/mamadag (dia do papai ou dia da mamãe): o dia da semana em que o pai ou a mãe não trabalham e podem ficar com seus filhos. A qualidade de vida é algo muito prezado na pelos holandeses.
População alta
A população holandesa é uma das mais altas do mundo. A média de altura entre os homens é de 1,84m, e das mulheres, 1,78m. Mas parece que mais ou menos um século atrás não era assim. Na Holanda, é possível ver locais com portas e tetos com tamanho bem reduzido, o que indica que o povo era bem menor.
Moinhos de vento
É comum ver moinhos de vento pela Holanda. Eles foram usadospara moer, serrar e pressionar, na produção de óleo, papel, pão e mostarda, por exemplo. Também, foram usados para bombear água para fora dos lagos, mantendo a terra seca. Todo ano, no segundo sábado de maio, acontece o "Dia Nacional dos Moinhos". Aproximadamente 600 moinhos de vento e de água espalhados pelo país abrem as portas para os visitantes.
Vida nas águas
Como os país possui muitos canais, a população criou o costume de viver na água. Isso mesmo, na água! Muitas pessoas preferem as casas flutuantes nos canais do que apartamentos - que não deixam a desejar no conforto. Há até um bairro inteiro sobre a água: o bairro de IJburg, com 18 mil casas feitas para 45 mil moradores. Em Amsterdam, existe o Museu da Casa Flutuante, criado por um dos moradores quando percebeu a curiosidade de muitos visitantes sobre a sua residência.
Outros fatos curiosos: os holandeses têm o hábito de reaproveitar tudo o que podem, por isso é comum ver mercados e feiras de rua vendendo itens usados. Ah, e você sabe por que a camisa da seleção holandesa de futebol é laranja? Pois é a cor da dinastia de Orange (laranja, em português) da família real da Holanda, iniciada em 1544 e que continua até hoje com a rainha Beatriz.


Amsterdã