Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
13 de Dezembro: Dia Nacional do Cego
Publicado em 13/12/2024 15:37
Data Comemorativa..

7 coisas que você não sabia sobre ser cego (segundo uma pessoa cega)

 

1. Sonhos 

Os sonhos de pessoas que já nasceram cegas são compostos por diversos tipos de situações. São ilustrados da mesma maneira que os deficientes visuais “veem” o mundo ao estarem acordados. Por isso, os sonhos são formados por imagens perceptivas, não visuais, como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Mesmo sem a imagem visual, a sensação que um cego de nascença tem ao sonhar, é a mesma de uma pessoa que possui a visão.

 

2 – Truques de mágica

Os truques de mágica são amplamente visuais. Eles precisam ser vistos para funcionar, não é verdade? Não, não é bem assim. Existem mágicos que trabalham exatamente fazendo truques para deficientes visuais. Um deles é Chad Allen, amigo de Tommy.

 

3 – Conceitos intangíveis

Existem conceitos que, basicamente, são definidos pela visão. Como explicar o que é um arco-íris é para um deficiente visual. Como definir as palavras sombra e neblina. A melhor maneira, de acordo com Tommy, é descrevê-los da melhor forma possível sem usar referências visuais como cor, por exemplo. Sempre optar por denotar as coisas a partir da sensações e impressões que temos. Ou mesmo de conceitos preestabelecidos. Por exemplo, a cor vermelha é como o sangue de alguém que é assassinado, a sombra é a ausência de luz em um determinado ambiente.

 

4.Sensações

O ser humano é capaz de analisar o mundo à sua volta por meio de informações provenientes das diversas modalidades sensoriais. A percepção do mundo a cada momento envolve a integração dessas informações, em áreas multissensoriais existentes no cérebro humano. Dessa forma, podem-se imaginar as profundas transformações que ocorrem no cérebro, após a perda de uma aferência sensorial.

 

5 – Cores

Eliminado o visual, o que resta são os sentimentos, as emoções, o tato e as sensações que você já experienciou através daquela cor. Esse é um bom caminho.

 

6 – A pior parte em ser cego

Para Tommy, há várias coisas ruins. Perder a carteira é uma delas. Ir em um banheiro, em um restaurante que ele está conhecendo pela primeira vez, é outra. Contudo, as situações variam de acordo com cada pessoa.

 

 

Comentários