Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dicas de leitura..
Publicado em 09/12/2024 12:01
Literatura

Confira nossas dicas literárias para essa semana..

 

Livros Érico Verissimo

 

Livro: O tempo e o vento - parte 1

O Continente abre a mais famosa saga da literatura brasileira, O tempo e o vento. A trilogia ― formada por O Continente, O retrato e O arquipélago ― percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Num constante ir e vir entre o passado ― as Missões, a fundação do povoado de Santa Fé ― e o tempo do Sobrado sitiado pelas forças federalistas, em 1895, desfilam personagens fascinantes, eternamente vivos na imaginação dos leitores de Erico Verissimo: o enigmático Pedro Missioneiro, a corajosa Ana Terra, o intrépido e sedutor Capitão Rodrigo, a tenaz Bibiana.

================================================

Livro: Olhai os lírios do campo

 

Primeiro best-seller de Erico Verissimo, Olhai os lírios do campo representou uma guinada na carreira literária do escritor. Várias edições se esgotaram em poucos meses. Segundo Erico, o sucesso foi tão grande que "teve a força de arrastar consigo os romances" que publicara antes em modestas tiragens. Eugênio Pontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, porém, é obrigado a virar as costas para a família, deixar de lado antigos ideais humanitários e abandonar a mulher que realmente ama. Sensível, comovente, Olhai os lírios do campo é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.

 

=================================================

Livro:O tempo e o vento - Parte II - O Retrato 

 

 

O Retrato é a segunda parte da mais famosa saga da literatura brasileira, O tempo e o vento. A trilogia de Erico Verissimo ― formada por O Continente, O Retrato e O arquipélago ― percorre um século e meio da história do Rio Grande do Sul e do Brasil, acompanhando a formação da família Terra Cambará. Nos dois volumes de O Retrato, Rodrigo Terra Cambará, neto do heroico capitão Rodrigo, constrói uma imagem de político popular e generoso, enfrentando as contradições de seus afetos privados e reafirmando sua inteireza ética e sua coragem. Homem sedutor, torna-se líder populista e muda-se para o Rio de Janeiro. Em 1945, porém, com a queda de Vargas, ele volta à cidade natal para um ajuste de contas com a família. No entanto, os Terra Cambará não se reconhecem mais no país que ajudaram a construir.

=================================================

O Tempo e o Vento - Parte III + O Arquipélago - Volumes I à III

 

Depois de O Continente e O Retrato, O arquipélago finaliza a trilogia protagonizada pela família Terra Cambará. Santa Fé, o Rio Grande do Sul e o Brasil como um todo se modernizam e já não cabem nos planos das oligarquias tradicionais. Os Cambará retiram o apoio ao governo e aderem à revolução de 1923. A história fictícia da família se mistura com a realidade fervilhante do país na primeira metade do século XX. As disputas pelo poder, a bravura e o amor marcam esta obra que se firmou como um clássico da literatura brasileira.

================================================

Livro: Clarissa

 

Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Com os olhos voltados para o futuro, Clarissa é o contraponto de Amaro, outro morador da pensão, músico malsucedido preso a sonhos passados que o presente recusa-se a concretizar. Através do olhar de uma adolescente alegre e otimista, Erico Verissimo revela não só a realidade de uma pensão pequeno-burguesa, mas também a situação do Brasil e do mundo na década de 30, com todo seu deslumbramento e iniqüidade.

================================================

Livro:Caminhos cruzados

 

Neste romance, Erico Verissimo narra episódios da vida de duas dezenas de personagens na Porto Alegre da década de 1930 e tece uma crítica incisiva aos desníveis sociais e à hipocrisia moral de nossa sociedade. Com apresentação de Antonio Candido e prefácio de Moacyr Scliar. Leitura obrigatória do vestibular da Unicamp. Influenciado pela técnica de intrigas entrelaçadas e pela ausência de personagem principal da ficção de Aldous Huxley, Erico Verissimo escreveu Caminhos cruzados, tendo como cenário uma Porto Alegre onde já se confrontavam modernização e miséria, luxo e desencanto. Sem narrar acontecimentos de vulto, o autor expõe o nervo da fragilidade humana. Sua capacidade de fabulação ainda hoje provoca impacto e lança um apelo à sensibilidade.

================================================

Livro: Ana terra

 

"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando", costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII. O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família. É nesse regato que ela depara com Pedro Missioneiro, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuítica, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terras e a repulsa de Ana, para quem sua "presença era tão desagradável como a de uma cobra". Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre. Marcada por uma beleza áspera, com personagens fortemente ligados à natureza que os sustenta e os agride, Ana Terra faz parte da saga O tempo e o vento, obra-prima de Erico Verissimo.

===============================================

Livro: O resto é silêncio

 

No outono de 1941, Erico Verissimo testemunha a morte de uma "rapariga loura, alva e franzina" que se joga de um prédio no centro de Porto Alegre. O desassossego por ter presenciado essa cena o leva a escrever O resto é silêncio, que inicia justamente com a queda de uma moça do alto de um espigão da capital gaúcha. A história, narrada a partir de diferentes perspectivas, transcorre em pouco mais de 24 horas, entre a tarde da sexta-feira da Paixão e a noite do sábado de Aleluia. O destino da moça, que no enredo imaginado pelo escritor é uma simples vendedora de um grande magazine, revela-se o ponto de ligação entre as trajetórias dos diversos personagens. Neste romance, considerado a ponte artística para a saga O tempo e o vento, Erico atinge não só a mestria na técnica do contraponto dramático - aprendida com o romancista inglês Aldous Huxley - como também a maturidade na composição dos personagens. O resultado é um texto denso e comovente, profundamente afinado com as preocupações sociais e estéticas do autor e com os sombrios sinais de desastre que percorriam o mundo na esteira da Segunda Guerra Mundial.

 

================================================

E para quem não quer um clássico, eis nossas dicas para essa semana, escolha um livro e seja feliz :)

 

Uma trilogia para quem gosta de romance, os livros estão disponíveis no kindle unlimited em formato digital ou para quem quer ler pelo app kindle, também pode ser comprado.

 

Livro: Antônimos

Érica Attanazio

O dia e a noite, a alegria e a tristeza, o amor e o ódio. Palavras antônimas, opostas, duas faces de uma mesma moeda, uma sem outra não tem razão de existir... Anderson e Cristina. Ele, narcisista, conquistador, manipulador, praticamente nunca soube o significado da palavra “não”. Ela, tímida, insegura, medíocre na sua própria percepção. O que eles têm em comum? Absolutamente nada... Na lei da física, duas cargas elétricas se atraem se tiverem sinais opostos. Assim como nessa lei, Anderson e Cristina, dois opostos são atraídos um para o outro numa espécie de magnetismo tão absurdamente insuportável, que se torna impossível resistir apesar dos choques e descargas elétricas. Na última década do século XX, nasce uma história de amizade, companheirismo e de um amor que de tão profundo, é capaz de virar-nos do avesso, revelando assim que essa pode ser a melhor parte que temos em nós.

-------------------------

Livro: Sinônimos

Érica Attanazio

Sinônimos é a continuação da história de "Antônimos", agora narrada exclusivamente por Cristina. Cris e Anderson estão às vésperas do momento mais esperado por eles, mas uma fatalidade muda drasticamente os seus planos. Agora Cris e Anderson irão enfrentar o maior desafio de suas vidas. Será que o seu amor será suficientemente forte para superar os obstáculos que surgirão no seu caminho? Sinônimos é uma história de amor, persistência e superação.

----------------------------

 

Livro: Infinito

Érica Attanazio

Em Infinitivo, o aguardado terceiro capítulo de uma trilogia apaixonante, mergulhamos nas confissões íntimas e encantadoras de Vini, o filho carismático de Anderson e Cristina. Com sua narrativa envolvente, ele nos guia por uma jornada repleta de descobertas, amadurecimento e um amor que transcende o tempo.Vini nos leva de volta às raízes da história, onde o vínculo com sua amiga de infância, a destemida e cativante Alice, floresce como as pétalas de uma flor rara. Durante o seu crescimento, suas brincadeiras inocentes se transformam lentamente em olhares furtivos e corações acelerados.O destino parece conspirar a favor desses dois corações, guiando-os para um momento mágico e inesquecível: o primeiro beijo, um instante que lança os protagonistas num universo de sentimentos desconhecidos.Vini nos brinda com suas observações perspicazes sobre as maravilhas e desafios do amadurecimento e do primeiro amor. Em Infinitivo, os leitores são convidados a explorar a rica tapeçaria das emoções humanas através dos olhos desse jovem apaixonado.Prepare-se para ser envolvido por uma montanha-russa de emoções que cativará os leitores desde a primeira página até o último ponto final, deixando-os ansiosos para acompanhar Vini e Alice em sua jornada emocionante e inspiradora.

===============================================

Livro: A pediatra

Andréa Del Fuego

Com humor mordaz, o novo romance de Andréa del Fuego apresenta a história de uma personagem muito peculiar: Cecília, uma pediatra nada afeita a crianças.Cecília é o oposto do que se imagina de uma pediatra — uma mulher sem espírito maternal, pouco apreço por crianças e zero paciência para os pais e mães que as acompanham. Porém a medicina era um caminho natural para ela, que seguiu os passos do pai. Apesar de sua frieza com os pacientes, ela tem um consultório bem-sucedido, mas aos poucos se vê perdendo lugar para um pediatra humanista, que trabalha com doulas, parteiras e acompanha até partos domiciliares. Mesmo a obstetra cesarista com quem Cecília sempre colaborou agora parece preferi-lo.Ela fará, então, um mergulho investigativo na vida das mulheres que seguem o caminho do parto natural e da medicina alternativa, práticas que despreza profundamente. Em paralelo, vive uma relação com um homem casado, de cujo filho ela acompanhou o nascimento como neonatologista. E é esse menino que irá despertar sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra.

=================================================

 

Livro: O paciente

Jasper DeWitt

Ele vai usar seus piores medos contra você...Um dos melhores thrillers do ano, segundo o The New York Times! Em uma série de postagens na internet, o jovem – e extremamente autoconfiante – psiquiatra Parker H. conta suas experiências como médico residente em um sombrio manicômio de New England.Nesse hospital, Parker assume a tarefa de tratar um misterioso paciente. Trata-se do mais antigo caso do lugar: Joe, um homem considerado de grande risco, internado na instituição desde que tinha apenas seis anos de idade. Não há diagnóstico preciso para sua enfermidade, mas o quadro parece piorar dia a dia.Entre o medo e o desespero, aparentemente convencidas de que Joe poderia representar uma ameaça ao mundo exterior, as autoridades do hospital o mantêm estritamente isolado, confinado e com o mínimo de contato humano possível.Aqueles que já tentaram curar o paciente – ou mesmo se aproximar dele – acabaram se entregando à loucura... ou ao suicídio.O jovem médico calcula mal os riscos dessa relação, que se mostrará muito mais perigosa do que ele antecipava. Parker pensa ter a solução para o caso, e de fato consegue ir mais longe que qualquer outro profissional antes dele.Mas a que preço?

===============================================

Livro: Chore...Se puder rir depois

João Marcelo

Hoje eu te abracei pela última vezE nossa…“Nossa” com várias reticenciasPorque talvez abraço nem seja a palavra que defina esse encontro de almasMe encostei em seu pescoçoDeitei em teu ser e até errei o portuguêsSenti teu cheiro com um gosto de última vez e uma lágrima caiuPor um momento eu aclamei que aquilo fosse eterno, quando percebi que não poderia, aclamei por mais alguns segundosInspirei uma última vez e você soltou.Amanhã eu irei te abraçar de novoMas amanhã é muito longe.

================================================

 

BOA LEITURA :)

Comentários