Ao final de 2023, após perder o título do Brasileirão que parecia certo, o Botafogo reestruturou sua equipe e, um ano mais tarde, alcançou a Glória Eterna ao derrotar o Atlético por 3 a 1 e conquistar a Libertadores da América. Em seguida, a Itatiaia descreve o processo que o clube carioca enfrentou.
Em comparação com a última temporada, o Botafogo registrou mais de 15 dispensas do seu elenco, enquanto realizou mais de 15 contratações. O aporte financeiro foi o maior já feito pelo clube, resultando em um aumento de qualidade com a chegada de atletas como Luiz Henrique, Almada, Alex Telles, Savarino e Igor Jesus, todos considerados "estrelas da seleção".
Simultaneamente, o Glorioso foi ao mercado e adquiriu peças que se mostraram essenciais na atual temporada. Ainda no primeiro trimestre, o clube recebeu John, Barboza, Savarino, Luiz Henrique e Gregore, que se tornaram titulares absolutos sob o comando de Artur Jorge, além de Jeffinho, Halter e Romero. Dentre os reforços, apenas o atacante Luiz Henrique recebeu um investimento superior a R$ 15 milhões.