Confira abaixo algumas curiosidades musicais de Gal Costa
1 - Trabalhou como balconista numa loja de discos
Grande parte do conhecimento musical que Gal possuia antes de se tornar cantora veio da experiência por trás de um balcão. A loja era nada mais nada menos do que o maior estabelecimento de música na época em Salvador, a Roni Discos.
2 - O título de "maior cantora do Brasil" veio de João Gilberto
Quando tinha apenas 20 anos, Gal conheceu um de seus ídolos e maiores inspirações: João Gilberto. Foi numa das viagens do cantor à Bahia. Gal Costa escreveu sobre o encontro:
"Assustada, apavorada, em pânico total, cantei 'Mangueira'. Terminei e ele não disse nada. 'Cante outra'; Cantei outra do repertório dele. Ele, Nada. Depois outra, depois outras. Depois de horas, [...] Parou, olhou pra mim e finalmente falou 'Gracinha, você é a maior cantora do Brasil!'".
3- Dedicatória à Maria Bethânia
A quarta música mais tocada de Gal Costa no Spotify "Baby", lançada em 1969 é dedicada à companheira de carreira, Maria Bethânia. Na plataforma digital, a canção tem mais de 19 milhões de plays.
Gal e Bethânia ajudaram a criar o gênero "Tropicália"
nos anos 60 e 70 juntamente com a dupla Gilberto Gil e Caetano Veloso. O sub-gênero desenvolvido pelo quarteto foi fundamental oposição à Ditadura Militar.
4 - Hall da Fama do Carnegie Hall
Gal Costa é a única cantora brasileira a ser homenageada no
Hall da Fama do Carnegie Hall, uma das instituições de música internacional mais presticiadas do mundo. A cantora foi incluída após participar do show "40 anos de Bossa Nova".
O Carnegie Hall é a casa de espetáculos mais famosos da cidade de Nova York. Ele foi fundando no séc. 19 e já foi palco de pelo menos 40 mil espetáculos.
5 - Mais de mil músicas gravadas
Durante a extensa carreira, Gal Costa tem exatas 1080 músicas gravadas associadas à ela nos direitos Autorais. É um grande repertório que ainda será fonte de renda para seus descendentes por mais 70 anos.
Sucessos de Gal:
"Um dia de Domingo"
"Divino Maravilhoso"
"Chega de saudade"