Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conheça Eritreia..
Países
Publicado em 23/11/2024

 

 

 

A Eritreia é um país localizado na região conhecida como “Chifre da África”. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, a Eritreia é um dos dez países menos desenvolvidos do mundo, de modo que muita gente nem sequer sabe da existência dessa nação. Ainda assim, a verdade é que esse lugar ostenta algumas curiosidades bem interessantes.

 

Dos restos esqueléticos mais antigos do mundo a um cemitério de tanques, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre a Eritreia.

 

1.A capital da Eritreia, Asmara, é frequentemente chamada de "Nova Roma" ou "Roma Africana" devido à sua arquitetura de inspiração italiana. Tudo teve início após a invasão italiana ao país em 1890. Benito Mussolini, naquele período, ergueu mais de 400 construções no estilo italiano, com o objetivo de tornar a região uma cidade italiana.

 

2.Asmara é caracterizada pela UNESCO como uma "cidade africana modernista" e um "exemplo excepcionalmente bem conservado de uma cidade colonial planejada". Curioso, a palavra Asmara significa "as mulheres os uniram". Segundo a lenda local, as mulheres dos quatro clãs culturais que compõem a região persuadiram seus residentes masculinos a se unirem para vencer os inimigos comuns.

 

3.A antiga região do Império de Axum incluía a atual Etiópia e Eritreia. Durante o período de 100 d.C. a 940 d.C., o reino teve um papel crucial na rota comercial entre o Império Romano e o Oriente Médio.

 

4.Em Asmara, existe um cemitério de tanques repleto de antigos veículos militares. Também existem munições corroídas e placas antigas com selo da URSS espalhadas pelos trajetos. Esse local, de certa forma, atua como um lembrete evidente de uma das guerras mais prolongadas da África: a Guerra da Independência da Etiópia. O conflito teve início em 1961 e só foi finalizado em 1991, quando a Etiópia conquistou sua independência.

 

5.Na Eritreia, mais de 30% dos combatentes pela liberdade eram mulheres. Isso supera qualquer outro movimento global de libertação. A batalha pela independência contra as forças etíopes resultou na morte de mais de 250 mil indivíduos.

 

6. A Eritreia só teve um presidente desde a sua independência: Isaias Afwerki. A última eleição regional realizada pelo estado de partido único ocorreu em 2004, e não há eleições presidenciais desde 1993."7. A Eritreia adotou a bandeira atual em 5 de dezembro de 1995. 7.O verde representa a economia agrícola e pecuária do país, enquanto o vermelho representa o sangue que foi derramado durante a batalha pela independência. Por outro lado, o azul simboliza a abundância marinha, enquanto o amarelo simboliza seus valiosos recursos minerais. A bandeira da Frente de Libertação da Eritreia possui a coroa de oliveira e o ramo.

 

8. O nome da nação deriva do nome grego do Mar Vermelho e foi adotado pela primeira vez em 1890, quando a Eritreia estava sob domínio italiano. O nome continuou a ser usado durante as subsequentes ocupações etíope e britânica, sendo confirmado no referendo de independência do país em 1993.

 

9. Um crânio de um milhão de anos foi descoberto em 1998 por uma equipe internacional de paleoantropólogos na região de Afar, na Eritreia. Na realidade, o crânio estabelece uma ligação entre as primeiras pessoas anatomicamente modernas e os hominídeos. Além disso, a equipe descobriu dois fragmentos pélvicos e dois incisivos provenientes de sedimentos de lagos antigos.

 

 

10. A Eritreia é famosa por abrigar espécies de peixes raras. Realmente, a pesca ainda é uma importante atividade econômica para os residentes locais e uma atividade recreativa para os visitantes. Em essência, basta alugar um barco de pesca e se divertir enquanto contempla a vista panorâmica da costa do Mar Vermelho.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!