Nesta quarta-feira (20), o Dia da Consciência Negra celebra as lideranças de Ganga Zumba e Zumbi, porém, antes deles, uma mulher ocupou posição de liderança no Quilombo de Palmares. Aqualtune, uma princesa escrava do Congo, comandou um dos maiores mocambos do Quilombo dos Palmares e deixou um legado de resistência.
Zumbi e Ganga Zumba são figuras famosas na história da resistência afro-brasileira, porém poucos conhecem Aqualtune. Esta lutadora africana autêntica teve um papel crucial na formação e liderança do Quilombo dos Palmares, o maior refúgio de escravos da América Latina.
Aqualtune, nascida no Congo, lutou contra a brutalidade da escravidão e fugiu para Palmares, onde se estabeleceu rapidamente como uma líder respeitada. Com profundos saberes em tática militar e estrutura política, ela estabeleceu um dos mais importantes mocambos do quilombo, que recebeu o seu nome.
Mais do que esposa de Zumbi: quem foi Dandara
Dandara, mais do que esposa de Zumbi, foi uma líder guerreira que desafiou os papéis tradicionais destinados às mulheres em seu tempo. Em Palmares, ela desempenhou um papel fundamental na defesa e manutenção do quilombo, demonstrando coragem e habilidade militar.