Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dicas de Leituras..:)
Literatura
Publicado em 18/11/2024

"Grande sertão: veredas

Grande sertão: veredas é o grande romance de Guimarães Rosa. Trata-se do longo relato de Riobaldo, um ex-jagunço que, já envelhecido e afastado das funções, põe-se em prosa com um visitante, letrado e urbano, cuja voz não aparece, e que deseja conhecer o sertão mineiro. Narrado em primeira pessoa, Riobaldo é aquele que conta a sua história e a trajetória dos seus pensamentos, refazendo as lembranças dos caminhos percorridos e trazendo à luz novas reminiscências.

 

De maneira não linear, como no fluxo da memória e das conversas ao pé da fogueira, o narrador conta a história da vingança contra Hermógenes, jagunço traidor, e envereda-se pelo labirinto dos sendeiros que o levaram à jagunçagem, aos recônditos do sertão, a espaços pouco conhecidos do Brasil."

------------------------------------------------------------------------------------------

Sagarana 

é um livro de contos modernista publicado por João Guimarães Rosa em 1946 e cuja primeira versão foi por ele inscrita no Concurso Humberto de Campos, da livraria José Olympio, sob o título de Contos, em 1938, e que assinou sob o pseudônimo de Viator. Essa publicação foi premiada com o segundo lugar no concurso, perdendo para Maria Perigosa, de Luís Jardim.

É a primeira publicação que não foi posteriormente renegada pelo autor. Os textos exemplificam bem o estilo do autor, sua linguagem inovadora e seus temas, atrelados à vida rural de

 Minas Gerais. Guimarães Rosa combina e recombina habilmente as informações do meio, confundindo lugares e paisagens, mesclando o real, o imaginário e o lendário em sua obra. É um livro regionalista universalista já que suas histórias localizam-se no sertão de Minas Gerais, no entanto num contexto de questões existenciais universais.

------------------------------------------------------------------------------------------

 

Tutameia – Terceiras Estórias 

é um livro de contos de Guimarães Rosa, com histórias extremamente curtas que rompem com o estilo até então cultivado pelo escritor. O conjunto de 40 contos foi disposto em ordem alfabética e representa uma enorme capacidade de síntese. O livro foi publicado em 1967, poucos meses antes da morte de Guimarães Rosa.

Sobre a palavra Tutameia

Na amplitude infinita e labiríntica dos caminhos, o homem depara-se com as formas indefinidas, com seres híbridos que subtraem a clareza definitiva e em que a lógica torna-se ninharia, quiriquiri, quase nada, expressões que encontram correspondência e se somam aos demais termos que conferem o sentido de nonada, sinônimo da palavra tutameia.

--------------------------------------------------------------------------------------------

BOA LEITURA :)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!