Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
El Niño aumentou infestação do Aedes aegypti em SP, diz estudo
Notícia
Publicado em 17/11/2024

Um estudo recente revelou uma conexão significativa entre o fenômeno climático El Niño e o crescimento da população do mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo. A pesquisa foi realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgada no periódico Plos Neglected Tropical Diseases.

O estudo revelou que o índice de Breteau, que avalia a presença de larvas do Aedes aegypti, cresceu durante o fenômeno. Cientistas examinaram informações de 645 cidades paulistas entre 2008 e 2018, e descobriram que, nos períodos de El Niño, caracterizados por altas temperaturas e chuvas torrenciais, os níveis de infestação por larvas do mosquito aumentaram consideravelmente.Os cientistas têm convicção de que os achados em São Paulo podem ser generalizados para outras áreas do Brasil.

 

"Entre os anos de 2023 e 2024, ocorreu a maior epidemia de dengue no estado e no Brasil, sendo um ano de El Niño." "Lamentavelmente, a experiência revelou que o fenômeno climático tem um grande impacto nesses cenários", declara o professor Francisco Chiaravalloti Neto, do Laboratório de Análise Espacial em Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), outro colaborador do artigo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!