Pouca gente parece saber, mas há muito mais na República Dominicana do que praias de areia branca e águas azul-turquesa, embora tudo isso inegavelmente aumente o fascínio em torno dessa nação. Situada na metade oriental da ilha Hispaniola, a República Dominicana é o lugar com a maior diversidade geográfica do Caribe, abrigando florestas tropicais, manguezais, cachoeiras e savanas.
1. A capital da República Dominicana é o assentamento europeu mais antigo das Américas. Fundada por Bartolomeu Colombo em 1496, Santo Domingo sediou o primeiro domínio colonial da Coroa Espanhola no Novo Mundo. Cidade pioneira em muitos aspectos, Santo Domingo também abriga a primeira Catedral, o primeiro prédio municipal e a primeira universidade do Novo Mundo.
2.
O merengue é o ritmo musical típico da República Dominicana, mas há dúvidas quanto a sua origem. Muitos especialistas afirmam que o gênero surgiu no Haiti, mas há quem diga que essa dança se desmembrou de um estilo de música cubana conhecido como “upa”.
3. Mamajuana
é a bebida típica dos dominicanos. Ela é feita com ervas, mel, vinho e rum. Embora seus efeitos na saúde não sejam comprovados, os moradores locais costumam afirmar que ela pode ser utilizada para aliviar os sintomas da gripe, curar problemas digestivos, melhorar a circulação sanguínea e até promover a estimulação sexual.
4. A República Dominicana aparece consistentemente nas listas dos “melhores destinos de observação de baleias do mundo” e ostenta a maior indústria de observação de baleias do Caribe. Samaná, no nordeste do país, é o melhor lugar para avistar as baleias jubarte do Atlântico Norte que migram para lá entre janeiro e março.
5. O beisebol é o esporte mais popular da República Dominicana. Para os dominicanos, a “pelota“, como é chamado localmente, é muito mais do que um desporto; é uma paixão sem limites, um amor pelo país e pela união. De fato, existem mais de 100 jogadores de origem dominicana nas ligas profissionais de beisebol americanas, incluindo David Ortiz, Albert Pujols e Hanley Ramirez.
6. Nos anos 70, um vilarejo dominicano ficou famoso pelos
vários casos de meninas que, ao chegar à puberdade, “ganhavam um pênis” e viravam meninos. Um endocrinologista resolveu o mistério ao descobrir que as famílias locais tinham alta predisposição genética a gerar pseudo-hermafroditas masculinos.
7.O âmbar que se encontra em República Dominicana é
considerado o mais valioso do mundo devido à alta concentração de fósseis incluídos e sua composição clara.
8. Elevando-se a 3.175 metros acima do nível do mar, o
Pico Duarte é a montanha mais alta não somente da República Dominicana, mas de todo o Caribe. A cordilheira leva o nome de Juan Pablo Duarte, um dos fundadores do país.
9.A República Dominicana também abriga o maior lago do Caribe: o Lago Enriquillo
Ele abrange 375 km², embora sua superfície não seja constante. Curiosamente, ele está localizado em uma depressão que o coloca a 44 metros abaixo do nível do mar.
10.Punta Cana é sem dúvidas o principal destino turístico da República Dominicana. O nome dessa região se deu origem pela quantidade de cana de açúcar da região e por ficar localizada em uma “ponta” do país.
11. O restaurante mais famoso da República Dominicana é o El Meson de la Cava, que fica numa caverna de calcário esculpida naturalmente pelas ondas há milhões de anos. A vista é linda, a comida é deliciosa e há uma exposição de relíquias deixadas por nativos e piratas que usavam o local como esconderijo.
12. A República Dominicana é uma nação muito sustentável em termos de alimentação porque produz quase todos os tipos de alimentos servidos no café da manhã, almoço e jantar em todo o país.