As estações acontecem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol e do movimento de translação que a Terra faz ao redor do astro. Conforme a Terra gira, os hemisférios norte e sul experimentam estações opostas. Aí, quando é inverno no hemisfério norte, é verão no sul, e quando é primavera no norte, é outono no sul. As estações são mais definidas nas regiões de clima temperado — nas regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil, muitas características não aparecem.
Tempo de calor
No verão, os dias são mais longos do que as noites. Com o maior período de exposição aos raios solares, as temperaturas médias aumentam. Neste período, há mais chuva — o céu pode ficar nublado e com nuvens pesadas devido às águas dos rios e mares que são transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão costuma ser o período das férias escolares. As praias e clubes estão sempre cheios e as cidades turísticas recebem muitos visitantes.
Natureza em atividade
No verão, o calor do sol favorece o crescimento e amadurecimento de grãos e frutos, e as árvores ficam verdes e cheias de flores e frutas. Alguns alimentos que aparecem em abundância no verão são: abacate, abacaxi, banana, goiaba, limão, manga, uva, batata, alface, tomate e cebola. Nessa estação do ano, os animais estão em plena atividade. O verão inicia aproximadamente em 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul.
Cheio de folhas
Quando o outono chega, os dias voltam a ter a mesma duração das noites. A temperatura e a umidade do ar diminuem, mas o frio não é tão intenso quanto no inverno. Com o passar do tempo, os dias vão ficando cada vez mais curtos. Nos países mais frios, é no outono que começam os nevoeiros. O outono é uma estação muito bonita — as folhas das árvores ficam secas e caem, deixando o chão dos parques e jardins todo coberto por um tom alaranjado.
Reserva de nutrientes
É durante o outono que ocorrem a maioria das colheitas agrícolas. Nessa época, os produtos cultivados já estão desenvolvidos. As árvores reabsorvem os nutrientes das folhas, que ficam secam e caem no chão — no lugar delas, surgem novas folhas. Os frutos estão maduros e também caem das árvores. No outono, os animais começam a se preparar para o inverno, estocando alimento para nada faltar na estação mais fria do ano. O outono começa por volta de 23 de setembro no hemisfério norte e 20 de março no hemisfério sul.
Que frio!
O inverno é caracterizado pela queda da temperatura — em algumas regiões, são comuns as temperaturas abaixo de zero grau Celsius. Em lugares mais frios, a neve costuma cair, cobrindo o chão e as plantas. Quanto mais próxima dos polos a região for, mais fará frio durante o inverno. A incidência de raios solares é menor durante o inverno, por isso as noites são mais longas do que os dias.
Poupando energia
As árvores perdem as folhas para manter a pouca quantidade de água que possuem. Em regiões de extremo frio, algumas espécies de animais, como o urso polar, hibernam para manter a energia e reduzem a atividade metabólica. Algumas espécies de aves migram para o outro hemisfério, onde ocorre o verão, em busca de alimentação e temperaturas elevadas. O inverno tem início em 21 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul.
Clima agradável
Na primavera, a temperatura costuma ser amena. Ela vai aumentando aos poucos, conforme a aproximação do verão. No Brasil, no final da primavera, a temperatura e a umidade aumentam e começam as pancadas de chuva. Nessa estação, o dia e a noite têm a mesma duração — com o passar do tempo, o dia vai ficando maior, com o aumento da incidência dos raios solares no hemisfério.
Mundo colorido
A primavera é conhecida como a estação das flores — é nessa época que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. As árvores ficam bonitas e cheias de cores. Os animais estão ativos e muitas espécies procuram parceiros para acasalar — nesse período há mais alimento para as fêmeas e para os filhotes.
A primavera começa por volta de 20 de março no hemisfério norte e 20 de setembro no hemisfério sul.