Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dicas de livros...
Literatura
Publicado em 28/10/2024

5 livros de Oswald de Andrade para conhecer o Modernismo

 

1. Manifesto Antropófago

“Este volume da Coleção Grandes Ideias reúne quatro textos lapidares de Oswald de Andrade: “Manifesto da Poesia Pau Brasil”, “Manifesto Antropófago”, “falação” e “Antologia”. Portanto, nessa seleta é possível ter acesso ao projeto estético cultural e à crítica contundente sobre a ideia de nação. E, claro, com a marca da inteligência, do humor e do poder de síntese do mais transgressor dos modernistas.

 

2. Poesias reunidas

Este volume de Poesias reunidas inclui ainda 22 poemas inéditos e farta fortuna crítica, além das ilustrações originais de Tarsila do Amaral, Lasar Segall e do próprio Oswald.

Marcados pelos cortes rápidos, telegráficos, os versos se apropriam das técnicas de montagem das artes plásticas e do cinema. Assim, o resultado é uma obra transgressora que influenciou a literatura, as artes visuais, a filosofia, a antropologia e os estudos culturais.

 

3. Telefonema

Telefonema, de Oswald de Andrade, volume tão importante quanto pouco frequentado dentro da produção desse que é um dos maiores nomes do modernismo brasileiro. O livro reúne 183 textos (incluindo inéditos), num alentado volume de 800 páginas.

 

4. Dicionário de bolso

Esse Dicionário de bolso é um conjunto de máximas e aforismos que o poeta modernista reuniu na forma de verbetes. A esmagadora maioria das definições se refere a nomes próprios de personagens da história universal e brasileira. Esse manual onomástico, porém, não tem caráter informativo; sua tônica é a irreverência iconoclasta e bem-humorada.

 

5. O homem do povo

O semanário político O Homem do Povo foi publicado em 1931 por Oswald de Andrade e de sua então mulher Patrícia Galvão, a Pagu.

A crise mundial deflagrada pelo crash de 1929, o empobrecimento geral e o enorme acirramento entre esquerda e direita levou Oswald e Pagu à militância partidária. Então, se filiaram ao Partido Comunista do Brasil e passaram a publicar O Homem do Povo para espalhar a mensagem da revolução entre o operariado urbano.

 

Última semana de indicações de livros de terror, fiquem tranquilos :)

 

Livro: O colecionador

O COLECIONADOR é a história de Frederick Clegg, um homem solitário, de origem humilde, menosprezado por uma sociedade esnobe, que encontra o grande amor de sua vida. Tudo o que ele deseja é passar um tempo a sós com ela, demonstrar seus nobres sentimentos e deixar claro que eles nasceram um para o outro.O COLECIONADOR também é a história de Miranda Gray, uma jovem estudante de artes sequestrada por um maníaco que acha que pode obrigá-la a se apaixonar por ele. Tudo o que ela deseja é escapar do cativeiro, e vai usar de toda sua inteligência para sobreviver ao inferno em que sua vida se transformou. O romance é narrado por dois personagens antagônicos: o sequestrador e sua vítima. Frederick e Miranda. Todos temos um pouco dos dois dentro de nós, concluímos ao final de suas páginas ― quem consegue se desgrudar delas? Essa obra-prima lançada em 1963 continua perigosamente atual. Best-seller internacional, e ainda um sucesso de venda nos sebos após décadas fora de catálogo no Brasil, o grande romance de estreia de John Fowles está de volta com uma edição digna de colecionador, e aquele padrão de qualidade psicopata que só a DarkSide® Books tem. Com direito a capa dura, introdução do mestre Stephen King ― inédita no Brasil ― e mais conteúdos exclusivos. O feminismo, a solidão, a luta de classes, a liberdade, o que pode ou não ser considerado arte e o que pode ou não ser considerado amor... estes são apenas alguns dos temas que o autor traz à tona. Numa época sem textão de redes sociais, era com literatura de qualidade que pensadores dissecavam o mundo à sua volta. Com O COLECIONADOR, a DarkSide® abre a janela para que Miranda consiga sair do cativeiro e que sua história volte a encantar novas gerações de leitores.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Livro: Hell House- A casa infernal

Por mais de vinte anos a Mansão Belasco permaneceu vazia. Tida como o Monte Everest das casas mal-assombradas, essa construção de aspecto imponente e sinistro testemunhou cenas inconcebíveis de horror e depravação. No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos que a casa encerrava terminaram em assassinato, suicídio e loucura para seus integrantes. Agora, uma nova investigação tem lugar, levando quatro estranhos ao local interditado, determinados a esquadrinhar a Mansão Belasco em busca de respostas definitivas sobre a vida após a morte. Cada um dos membros da nova equipe tem suas próprias razões para enfrentar os tormentos e tentações indescritíveis da mansão; mas, será que alguém consegue sobreviver ao mal que espreita na casa?

--------------------------------------------------------------------------------------------

Livro: O cemitério 

O livro que inspirou o filme O cemitério maldito. Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar em uma pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade e a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios pela região, conhecem um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Mas, para além dos pequenos túmulos, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis Creed se diverte com as histórias fantasmagóricas do vizinho Crandall. No entanto, quando o gato de sua filha Eillen morre atropelado e, subitamente, retorna à vida, ele percebe que há coisas que nem mesmo a sua ciência pode explicar. Que mistérios esconde o cemitério dos bichos? Terá o homem o direito de interferir no mundo dos mortos? Em busca das respostas, Louis Creed é levado por uma trama sobrenatural em que o limite entre a vida e a morte é inexistente. E, quando descobre a verdade, percebe que ela é muito pior que seus mais terríveis pesadelos. Pior que a própria morte - e infinitamente mais poderosa. A Capa Pode Variar.

---------------------------------------------------------------------------------------------

BOA LEITURA :)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!