Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conheça mais sobre Colômbia
Países
Publicado em 27/10/2024

10 curiosidades sobre a Colômbia: muito além de Pablo Escobar

 

 

Narcotráfico, Farc, Shakira e Gabriel García Márquez. Pra muita gente, a Colômbia se resume a clichês como esses. Mas é claro que, assim como qualquer outro país, ela é muito mais complexa e tem muito a oferecer.

 

Além das belezas naturais e do povo caloroso (frequentemente comparado com o nosso, aliás <3), o terceiro maior país da América Latina tem uma cultura riquíssima e uma história complexa e de superação.

 

10 curiosidades sobre a Colômbia

 

 

1.O país tem uma grande variedade de climas separados por poucas horas de distância: picos nevados, praias caribenhas, florestas tropicais… Mas cada região tem praticamente o mesmo clima o ano todo. Em Cartagena, o clima é sempre tropical; em Bogotá, frio e chuvoso; em Medellín, temperado.

 

2.Entre 1821 e 1831, os atuais territórios da Colômbia, Equador, Venezuela e Panamá formavam um só país, a Grã-Colômbia. Acredito que na maioria das escolas brasileiras essa parte da história latino-americana não é vista em profundidade, mas é muito interessante e diz muito sobre nós.

 

3.A Colômbia é responsável por 50% da produção mundial de esmeraldas. Lindo, né? Pena que a exploração dessas pedras feita com dinamite e mercúrio é uma das maiores ameaças pra o meio ambiente por lá.

 

4.E falando em meio ambiente: eles tão atrás apenas do Brasil em termos de biodiversidade. Sabia que 10% de toda a flora e fauna existentes no mundo podem ser encontrados lá? O país é especialmente interessante pra quem gosta de observar pássaros, já que ele concentra mais espécies de aves do que toda a América do Norte e Europa juntas.

 

5. O espanhol é o idioma oficial da Colômbia e é falado por 99,2% da população, mas a Constituição de 1991 reconhece como cooficiais os mais de 60 dialetos indígenas que existem por lá. De acordo com o censo de 2005, 49% da população colombiana se identifica como mestiça, 37% como branca, 10,6% como negra e 3,4% como indígena.

 

6.A cidade de Medellín ficou conhecida mundialmente por causa do cartel que levava seu nome e pelos tempos de intensa violência, em que ataques à bomba aconteciam diariamente. Hoje, ela vive uma realidade muito diferente e é um exemplo de superação. Além de ser considerada referência em mobilidade urbana, ela foi eleita em 2013 pelo Wall Street Journal como a cidade mais inovadora do mundo. 

 

7. Dos 32 departamentos (estados) colombianos, 20 são cafeeiros. Uma das principais razões pra que o café de lá seja tão bom é a estabilidade climática que mencionei lá em cima, que é ótima pra o cultivo dos grãos. Além disso, o clima de montanha e o clima equatorial favorecem o desenvolvimento da variedade arábica, que é a mais consumida no mundo todo.

 

8.O Carnaval é uma festa importante na Colômbia, mas só rola feriado no departamento do Atlântico, onde ficam as cidades de Cartagena, Barranquilla e Santa Marta. O Carnaval barranquillero é muito famoso e seu evento mais importante é a Batalha das Flores, que tem origem na Guerra dos Mil Dias (1899-1902).

 

Na época, como ato de respeito a quem tinha perdido pessoas queridas no conflito, o prefeito da cidade cancelou o Carnaval. Quando a paz foi assinada, os festejos voltaram e foi instituído esse desfile, em que dois grupos encenam uma batalha usando como “armas” flores, confetes e serpentina.

 

9. A Amazônia ocupa mais de 50% do território colombiano, mas só 3% da população vive lá. Isso porque boa parte dessa área tem florestas tão densas ou relevos tão montanhosos que têm difícil acessibilidade. E justamente por causa disso, essa região se tornou um lugar procurado por guerrilheiros e por grupos paramilitares, o que também contribuiu pra que o resto da população ficasse longe.

 

10. A cúmbia, um dos principais ritmos musicais colombianos, teve sua origem em Cartagena, que era a principal porta de entrada de escravos africanos. As influências musicais dos escravos se misturaram às danças indígenas e dos colonizadores espanholes – essas mesclas da Colômbia bem vibes Nordeste.

 

Inicialmente o ritmo não fez sucesso no resto do país, já que no início do século 20 o que vinha da região litorânea era considerado vulgar. Isso só mudou quando Lucho Bermúdez reuniu vários bons músicos nos moldes das big bands norte-americanas e fez a música negra se tornar “aceitável” pra classe média e alta das grandes cidades.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!