A Revolução de Outubro foi a tomada de poder seguida da instituição de um regime socialista pelo Partido Bolchevista na Rússia, em 1917.
A Revolução de Outubro (1917)
é o primeiro exemplo da História de tomada de poder que instituiu um governo socialista. A sua realização mudou e redefiniu o cenário político e social do século XX. Diante do contexto de insatisfação política e social e crescente impopularidade do czar Nicolau II, com a promessa de retirar a Rússia da Guerra, promover a geração de empregos, acabar com a fome e realizar a reforma agrária, sob os slogans: “todo o poder aos sovietes” e “paz, terra e pão”, a Revolução de Outubro eclodiu na Rússia promovendo a queda do regime absolutista instaurando um governo socialista.
Dentre os seus principais acontecimentos, podemos citar o recrutamento em Petrogrado da Guarda Vermelha para a tomada do Palácio de Inverno; a realização da reunião do Congresso Pan-Russo dos Sovietes, reunindo os membros bolcheviques e constituindo o Conselho dos Comissários do Povo; a retirada da Primeira Guerra Mundial, por meio da assinatura do Tratado de Brest-Litovisk em 1918; a nacionalização dos bancos e indústrias; a entrega da gestão das terras aos comitês de camponeses; a execução do czar Nicolau II e sua família; e a adoção de uma Nova Política Econômica (NEP).
Resumo sobre a Revolução de Outubro
- A Revolução de Outubro foi a tomada de poder seguida da instituição de um regime socialista pelo Partido Bolchevista na Rússia, em 1917.
- Entre as causas da Revolução de Outubro de 1917, estão: os privilégios do clero, de proprietários de terras e de oficiais, a fome e a desigualdade no campo, as péssimas condições de vida e trabalho dos operários, o alto índice de desemprego e a permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
- A Revolução de Outubro foi liderada por: Lev Davidovich Bronstein, conhecido como Leon Trotski, e Vladimir Ilyich Ulianov, conhecido como Lenin.
- Com Lenin no poder, a Rússia foi retirada da Primeira Guerra Mundial por meio da assinatura do tratado de Brest-Litovisk em 1918. Os bancos e indústrias foram nacionalizados, as gestões das terras foram entregues aos comitês de camponeses e a Nova Política Econômica (NEP) foi adotada.
- No Brasil, ela influenciou a formação do Partido Comunista Brasileiro, em 1922, e do Partido Comunista do Brasil, em 1962.
Quais são causas da Revolução de Outubro?
Dentre as causas da Revolução de Outubro de 1917,
podemos citar:
- os privilégios do clero, de proprietários de terras e de oficiais enquanto a maior parte da população vivia em situação de intensa desigualdade e fome no campo;
- a situação dos operários de baixos salários, péssimas condições de trabalho associadas às jornadas excessivas, aos ambientes insalubres e alto índice de desemprego;a derrota na Guerra Russo-Japonesa;
- as repressões violentas do Domingo Sangrento e da Revolta do Encouraçado de Potemkin;
- a continuidade da Rússia na Primeira Guerra Mundial;
- a difusão das ideias socialistas de construção de um Estado socialista forte contra a burguesia que se mantinha no poder.
Características da Revolução de Outubro
A Revolução de Outubro de 1917 caracterizou-se pela defesa de uma revolução democrático-burguesa que criasse condições para uma revolução do proletariado. Também houve divulgação e luta pela concretização das Teses de Abril de Vladimir Ulianov (Lenin), que propunham a nacionalização dos bancos, controle das fábricas pelos operários, paz, terras para os camponeses e todo o poder aos sovietes.
Principais acontecimentos da Revolução de Outubro
Dentre os principais acontecimentos da Revolução de Outubro, podemos citar o recrutamento em Petrogrado da Guarda Vermelha, para a tomada do Palácio de Inverno; a realização da reunião do Congresso Pan-Russo dos Sovietes, reunindo os membros bolcheviques e constituindo o Conselho dos Comissários do Povo; a retirada da Primeira Guerra Mundial, por meio da assinatura do Tratado de Brest-Litovisk em 1918; a nacionalização dos bancos e indústrias; a entrega da gestão das terras aos comitês de camponeses; a execução do czar Nicolau II e sua família; e a adoção da Nova Política Econômica (NEP).
Qual a importância da Revolução de Outubro?
A Revolução de Outubro é o primeiro exemplo histórico de tomada de poder que instituiu um governo socialista. A sua realização mudou e redefiniu o cenário político e social do século XX, através da disputa que se consolidaria no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial.
Quais são as consequências da Revolução de Outubro?
A Revolução de Outubro possibilitou a instauração de um governo socialista, promoveu uma mobilização popular e a tomada de poder pelos operários, servindo como exemplo para outras manifestações e reinvindicações ao longo da História. Na Rússia, ela possibilitou a retirada do país da Primeira Guerra Mundial, morte de Nicolau II e de sua família, e formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 30 de dezembro de 1922.
Ademais, ela favoreceu a disseminação das ideias socialistas e comunistas pelo mundo. No Brasil, ela influenciou a formação do Partido Comunista Brasileiro, em 1922, e do Partido Comunista do Brasil, em 1962. Assim, mostrou que as suas influências e consequências são permanentes e a longo prazo.