Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
15 curiosidades do Camboja
Países
Publicado em 19/10/2024

 Tudo sobre a cultura e costumes

 

Você precisa conhecer todas as curiosidades do Camboja. Por ser um país exótico e com cultura oriental budista, já viajar sabendo o que irá encontrar e como deve se comportar é essencial para que sua viagem seja perfeita!

Primeiramente, para você que se pergunta onde fica Camboja, saiba que se trata de um país do Sudeste Asiático, que faz fronteira com Tailândia, laos e Vietnã.

 

1.Comer na rua

As pessoas não possuem o hábito de cozinhar todos os dias para comer uma comidinha caseira, como temos no Brasil.

No Camboja, em todas as ruas tem barraquinhas de comidas variadas ou mercadões com muita variedade de comida também. E o cambojano passa o dia assim, comendo uma coisinha ali e outra aqui e pronto, faz todas as suas refeições na rua.

 

2.Comida no café da manhã

É muito comum acontecer um choque cultural no café da manhã quando se viaja para países da Ásia. Eles comem comida do tipo almoço e janta no café da manhã!

 

3.Não usam faca, comem com garfo e colher

Outra das curiosidades do Camboja e de outros países asiáticos é que eles não costumam usar faca em nenhuma das refeições. Você se senta no restaurante e só recebe um garfo e uma colher.

 

4.O Camboja tem sua própria moeda oficial mas só usam o dólar

A moeda oficial do Camboja é o Riel Cambojano, mas por ser muito desvalorizado o dólar americano é mais usado no país.

Por esse motivo, não é recomendado trocar o dólar por riel, e se for trocar, troque bem pouco. Isso acaba tornando o custo de uma viagem para o Camboja mais alto do que para seus países vizinhos, como a Tailândia e o Vietnã, mas mesmo sendo em dólar continua valendo a pena a viagem, turística e economicamente falando.

 

5.Fascínio por ter a pele branca

Apesar de bater facilmente a temperatura de 35ºC ou mais, você verá os habitantes locais cobertos de roupa! Chapéus, muitas blusas, calça e também meia.

Você pode pensar que é para se proteger do sol, mas não: para a maioria dos Cambojanos, ter a pele clara é padrão de belezae eles não correm o risco de ficarem bronzeados, principalmente as mulheres.

 

6.Respeito aos idosos e aos templos sagrados

Os cambojanos possuem uma cultura muito forte de respeito aos idosos, por exemplo, quando passam perto de uma pessoa mais velha, sempre abaixam a cabeça em sinal de respeito. Os idosos também devem iniciar as refeições antes das outras pessoas comerem.

Este mesmo respeito vale para os templos sagrados, pois Camboja possuí alguns dos templos mais bonitos do mundo.

Se vestir adequadamente, cobrindo os ombros e joelhos, além de não usar chapéu ou boné dentro dos templos; isso vale tanto mulheres quanto para homens.

Respeitar a imagem de Buda ou qualquer outro símbolo religioso é essencial para a cultura Cambojana; portanto, em sua viagem ao país não deixe de verificar antes os costumes da população para não causar situações constrangedoras.

 

7.Língua oficial: Khmer

O idioma oficial do Camboja é o Khmer, considerado uma das línguas mais antigas do sul da Ásia. Ele é derivado do sânscrito, porém, como o país foi colônia francesa por muitos anos, muitas pessoas também falam francês.

 

E a língua francesa continua sendo ensinada em muitas escolas e universidades. Mas em sua viagem, não se preocupe em achar que não vai entender nada, porque praticamente todas as sinalizações também estão explicadas em inglês!

 

8.Regime político

Depois de todo o sofrimento do período ditatorial do Khmer Vermelho, o Camboja se tornou uma Monarquia Constitucional em 1993, sendo liderada pelo primeiro ministro e tendo o rei como Chefe de Estado. Saiba tudo sobre Phnom Penh, capital do país.Uma curiosidade infeliz é que mesmo com a reforma política após este regime, o Camboja é considerado um dos países mais corruptos do Sudeste Asiático.

 

9.Litoral paradisíaco pouco conhecido

O país tem um litoral paradisíaco mas pouco conhecido pelos turistas, o que acaba sendo uma curiosidade do Camboja! Sim, existem praias e ilhas lindas para serem conhecidas.

 

10.O trânsito é uma confusão, tenha cuidado

O trânsito no Camboja é um caos, mas nada que seja diferente dos países vizinhos também. São muitas motos, tuk tuks, carros e pessoas andando na mesma via.

Mas uma curiosidade que só tem no Camboja é que não existe posto de gasolina; ela é vendida em barraquinhas, todas em garrafas pet. É uma coisa muito diferente de se ver!

 

11.É proibido usar drone sem autorização do governo

Segundo o portal consular brasileiro, o uso de drone é proibido no país sem a autorização do governo cambojano. Não explicam o motivo para essa determinação.

 

12.Não é adequado demonstrar afeto em público

Uma das curiosidades do Camboja mais interessantes é que, diferente da cultura ocidental, onde podemos andar de mãos dadas, dar beijos em público, abraçar e demonstrar afeto sem julgamentos, na cultura budista oriental isso não é adequado, principalmente em lugares sagrados.

 

13.História e cultura riquíssimas

 

O Império Khmer deixou um grande patrimônio histórico e cultural para o Camboja. A arquitetura e história dos templos e do povo que vivia no país já bastaria para torná-lo para o turista.

Juntando isso tudo ao fato de que esse Império foi abandonado na selva por séculos torna tudo ainda mais raro e sensacional. A integração da natureza com os templos de Angkor é algo que não tem como descrever a beleza e a energia.

 

 

14.Não se pode tocar na cabeça de ninguém e mulheres não podem tocar em monges

 

religião mais praticada no país, não se deve tocar na cabeça de ninguém, principalmente de crianças, pois a cabeça é considerada a parte mais pura do corpo e a porta de conexão com o divino.

Além disso, também não é adequado deixar os pés a mostra quando sentados e nem se deve apontar para ninguém utilizando os pés, pois eles são considerados impuros.

 

As mulheres não podem tocar em monges e todos também devem abaixar a cabeça em tom respeitoso quando se passa por um monge.

 

15.Mistura de religiões no país

 

O Budismo Theravada é a religião oficial do país, sendo praticado por 90% da população. Mas há também é praticado o hinduísmo, o islã e o catolicismo.

 

Umas das principais curiosidades do Camboja é que, em muitos templos do complexo de Angkor Wat, você consegue ver referências de várias religiões no mesmo lugar, como o budismo e o hinduísmo.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!