A República de Cabo Verde é uma pequena nação insular localizada no Oceano Atlântico, a cerca de 570 km da costa ocidental do continente africano, perto do Senegal. Este deslumbrante arquipélago agrega uma mistura fascinante de paisagens vulcânicas, montanhas escarpadas, vales verdes, praias de areia branca e tranquilas vilas à beira-mar.
1. O arquipélago é composto por dez ilhas e cinco ilhotas. As ilhas, por ordem de tamanho, são: Santiago, Santo Antão, Boa Vista, Fogo, São Nicolau, Maio, São Vicente, Sal, Brava e Santa Luiza. Embora seja uma das menores ilhas, Sal é de longe a mais popular entre os turistas, graças às suas lindas praias de areia branca, costas azul-turquesa e estância turística movimentada.
2. A Ilha do Sal já foi um centro de mineração salina. As minas de sal de Pedra de Lume estão desativadas desde a década de 1990, mas ainda atraem um grande número de turistas.
3. Antes do ano de 1456, as ilhas eram totalmente desabitadas. Foi então que dois exploradores italianos a serviço de Portugal, Alvise Cadamosto e Antoniotto Usodimare, descobriram Cabo Verde. Eles regressaram às ilhas de Cabo Verde seis anos depois e ali se estabeleceram
4. Os portugueses foram os primeiros a viver nas ilhas. Posteriormente, eles levaram escravos africanos para o país. Atualmente, a língua oficial em Cabo Verde é o português, mas há quem também faça o uso do crioulo cabo-verdiano, uma língua crioula de base portuguesa usada como segunda língua pela diáspora do país.
5. Quando os portugueses colonizaram a região, eles chegaram a agrupar Guiné-Bissau e Cabo Verde como um único país. De fato, as duas nações separaram-se oficialmente apenas em 1980.
6. O país tem passado por severos períodos de seca
ao longo dos anos. Sem a água da chuva, as plantas não podem crescer, o que tem causado grandes problemas para agricultores locais, sem falar que apenas 10% da terra é adequada para a agricultura.
7. Cabo Verde não tem muitos animais devido ao seu clima rigoroso com poucas chuvas ao longo do ano. O morcego-orelhudo-castanho é o único animal encontrado nativamente nas ilhas. Este tipo de morcego vive por lá há muitos anos, antes das primeiras pessoas chegarem às ilhas.
8. Cabo Verde possui o mais alto padrão de vida da África Ocidental, graças ao seu sistema político e econômico estável. Isso o torna um país muito seguro, acolhedor e amigável para visitar, uma das razões pelas quais o arquipélago é tão popular entre turistas.
9. Cabo Verde tem se tornado um dos pontos de desova de tartarugas-marinhas mais importantes no mundo. Esses animais são devidamente protegidos pelo país, de modo que é ilegal para qualquer um capturá-los.
10. Milhares de anos atrás, a ilha do Fogo emergiu do mar em uma erupção vulcânica, com seu impressionante vulcão, Pico do Fogo, elevando-se a 2.829 metros de altitude sobre a paisagem da ilha.
11. Grogue é a bebida nacional de Cabo Verde. Trata-se de um destilado feito a partir da cana-de-açúcar que possui um teor alcoólico de 40%. Depois de preparado, também pode receber ervas medicinais, como a arruda, o alecrim e a erva-doce.
12. O povo de Cabo Verde é conhecido por ser muito generoso, ao ponto de ser considerado falta de educação comer em público e não oferecer o que você tem aos que estão ao seu redor. Como resultado, você normalmente não os encontrará comendo em público.