Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conheça Butão
Publicado em 15/10/2024 15:04
Países

12 curiosidades incríveis sobre o Butão

 

Lugar de profundo mistério e intriga, o Butão é uma das “últimas fronteiras” que ainda existem no mundo. Este minúsculo reino está situado no Himalaia oriental, limitado por dois gigantes asiáticos, China e Índia, em ambos os lados.

1. De acordo com a National Geographic, o Butão é o único país que conseguiu alcançar o patamar de carbono negativo, o que significa que absorve mais dióxido de carbono do que produz. Nos últimos anos, a coleta de lenha e o desenvolvimento industrial têm sido uma questão urgente para o Butão, mas graças às suas florestas exuberantes que agem como sumidouros que absorvem a maior parte do dióxido de carbono, o país ainda consegue se manter no patamar do carbono negativo.

 

2. O Butão ficou totalmente isolado do mundo até 1974, quando a mídia teve permissão para cobrir a coroação de um novo rei. Curiosamente, esse país é tão isolado que os aparelhos de televisão chegaram por lá apenas em 1990.

 

3.As estradas promovem aventuras no Butão, com curvas acentuadas nas regiões montanhosas, rebanhos de animais vagando livremente e pessoas parando para se cumprimentar no meio do caminho. No entanto, o povo butanês dirige muito devagar e com cautela, de modo que sua capital é a única no mundo em que não há semáforos.

 

4.O Butão é o único país do mundo a ter um índice de “Felicidade Interna Bruta” que mede o bem-estar de sua população além de simplesmente sua renda. Esse índice possui pilares que incluem coisas como desenvolvimento socioeconômico sustentável e equitativo, conservação ambiental e promoção da cultura. Ao tornar a felicidade uma meta fundamental, o governo local garante que seu povo tenha tudo o que precisa para alcançá-la, incluindo educação e saúde gratuitas para todos, uma política de turismo ecologicamente consciente e liderança responsável.

 

5. Muitos aniversários dos cidadãos de Butão caem no mesmo dia: o Dia de Ano Novo. O que acontece é que a maioria dos cidadãos mais velhos desconhece suas datas reais de nascimento, então o governo simplesmente coloca o 1º de janeiro em suas carteiras de identidade. Como resultado, grande parte do povo butanês comemora seus aniversários no mesmo dia.

 

6. O Butão nunca foi governado por uma entidade externa, graças ao seu território pouco acessível e às decisões e táticas inteligentes usadas por vários reis e gurus locais que negociavam acordos inteligentes com os britânicos, quando estes estavam expandindo sua base na Índia e no Nepal.

 

7.O Aeroporto Internacional de Paro é o único aeroporto internacional dos quatro aeródromos do Butão. Devido a sua localização complexa, visto que é cercado por altos picos de até 5500 metros, Paro é um dos aeroportos mais desafiadores do mundo. De fato, somente um número selecionado de pilotos especialmente treinados têm permissão para levar uma aeronave até a pista do aeroporto, sem falar que todos os voos são restritos apenas ao período diurno.

 

8. Os arcos e flechas desempenharam um papel significativo em vários mitos e lendas do Butão. De fato, o Butão é o único país do mundo que tem o tiro com arco como

 esporte nacional oficial.

 

9.Crimes violentos raramente são relatados no Butão. Alguns acreditam que as taxas de criminalidade são muito baixas no país porque a maioria da população pratica o budismo, que ensina valores como amor e compaixão.

 

10.O nome do país na língua local significa “Terra do Dragão”, o que explica a presença dessa criatura mítica em sua bandeira. As duas cores da bandeira, divididas diagonalmente, representam o poder espiritual e temporal dentro do Butão. A parte laranja representa os mosteiros Drukpas e a prática budista, enquanto o campo amarelo denota a autoridade secular.

 

11. Os butanenses não têm permissão para matar animais e levam a preservação ambiental muito a sério. Essa lei vem dos valores tradicionais dos ensinamentos budistas, que proíbem a caça de qualquer organismo vivo. No entanto, eles comem carne importada de outros países. Recentemente, o governo tem pensado em banir totalmente o consumo.

 

 

12. O Governo do Butão tomou as medidas necessárias para garantir saúde e instalações educacionais gratuitas para todos. A taxa de mortalidade infantil ainda é um problema, mas melhorou significativamente. A maioria das pessoas ainda obtém sua educação em mosteiros, mas políticas internas estão sendo tomadas para aumentar a taxa de alfabetização.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!