O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (13) mais de US$ 600 milhões (R$ 3,3 bilhões) em projetos para reforçar a rede elétrica em lugares como a Flórida, estado que foi atingido por dois furacões recentemente.
Biden adiou uma viagem para a Alemanha para visitar o estado neste domingo. Durante a agenda, agradeceu aos socorristas e autoridades locais por serem “parceiros firmes” na resposta do governo federal aos furacões Milton e Helene.
“Estou aqui na Flórida pela segunda vez em duas semanas para avaliar os danos de outra tempestade catastrófica, o furacão Milton. Felizmente, o impacto da tempestade não foi tão cataclísmico quanto havíamos previsto”, disse o democrata.
Ainda assim, ele reconheceu que “para alguns indivíduos, foi cataclísmico”.
Furacão Milton deixa mortes e destruição
O furacão Milton atingiu a costa perto de Siesta Key, na Flórida, como uma perigosa tempestade de categoria 3, gerando ventos e chuvas fortes, além de inundações e tornados.
Ele enfraqueceu para categoria 1 ao atravessar o estado e se deslocar para o mar, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Ainda assim, a tempestade deixou um rastro de destruição, destelhando casas, derrubando árvores, postes e um guindaste.
Dezessete pessoas morreram após a passagem do furacão, segundo autoridades.
Milton é o terceiro furacão a atingir a Flórida neste ano, deixando mais de 3 milhões de pessoas sem energia no estado. Rajadas de vento de 160 km/h foram registradas perto de Tampa.
fonte:cnn