Situada no coração dos Bálcãs, a Bulgária é conhecida por sua cultura rica e vibrante que se estende à sua comida e aos seus habitantes locais calorosos e hospitaleiros. Quer você seja um aficionado por história ou amante da natureza, o fato é que esta nação espetacular tem algo para todos.
Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos curiosos sobre a Bulgária que ajudam a mostrar o quão incrível essa nação realmente é.
1.Toda a Bulgária está repleta de monumentos históricos incríveis, desde antigas vilas romanas a castelos dignos de contos de fadas. Dois, em particular, estão em um nível além do comum e possuem status de patrimônio mundial pela UNESCO. Um deles é a Igreja de Boiana, que data do século X e apresenta alguns dos afrescos mais bem preservados de toda a Europa oriental. O outro, o Mosteiro de Rila (foto abaixo), é o maior centro de adoração ortodoxa oriental do país e também data do século X.
2. A Bulgária é um dos países mais antigos da Europa e sua existência é anterior ao Império Romano. Pessoas e mercadorias da Grécia, Roma e Bizâncio viajavam frequentemente pela Bulgária ao longo de sua história.
3.Quando se trata de lobos e ursos pardos, a Bulgária
possui uma das populações mais saudáveis da Europa. E não é à toa que o país inteiro é famoso por seus bosques densos e cadeias de montanhas intactas, tornando-o o lugar perfeito para essas criaturas chamarem de lar. Outros animais selvagens notáveis da Bulgária são as raposas e os coelhos selvagens.
4.A arte das tradições folclóricas
ainda prospera na Bulgária. As canções e danças folclóricas tradicionais búlgaras são algumas das mais exclusivas e belas de todo o continente europeu. Outros costumes folclóricos duradouros incluem roupas tradicionais e a prática de festivais sazonais.
5. No início dos anos 70, um trabalhador que operava um trator acidentalmente desenterrou uma série de artefatos de ouro e restos mortuários que mais tarde seriam classificados como um dos maiores cemitérios antigos do mundo, a Necrópole de Varna. Datados de 4560-4450 a.C, os restos mortais e suas origens ainda estão sendo pesquisados, mas acredita-se que o tesouro e os túmulos pertenceram aos trácios, povo hindu-europeu que ocupou as regiões do sul da Rússia, Sérvia e partes da Turquia e Bulgária.
6. O povo búlgaro está em uma crise demográfica, com crescimento populacional negativo entre a população do país há mais de duas décadas. Em suma, a taxa de natalidade geral está abaixo da taxa de reposição necessária, o que afeta consideravelmente a estrutura da economia local.
7.Assim como é visto em outros países dos Bálcãs, a Rakia
é reconhecida como a bebida alcoólica nacional da Bulgária. Trata-se de uma bebida feita de frutas fermentadas, como ameixas, uvas ou damascos, sendo que seu volume de álcool gira em torno de 40%, podendo chegar a 50% ou até 70% se feita em casa.
8. Ao contrário da crença popular, o alfabeto cirílico não se limita à Rússia, nem é um “alfabeto russo”. Na verdade, o cirílico é usado em 50 idiomas em todo o mundo, desde macedônio, ucraniano, sérvio, o dialeto persa do tadjique e até mesmo o búlgaro.
9.Na Bulgária, as pessoas geralmente balançam suas cabeças para cima e para baixo quando elas querem dizer “não”. Quando elas querem dizer “sim”, balançam a cabeça para a direita e para a esquerda. Portanto, tenha isso em mente ao conversar com um(a) búlgaro/a para não confundir as coisas e se perder numa conversa.
10.O iogurte é visto como um alimento básico na culinária búlgara e algo de que os búlgaros se orgulham bastante. A bactéria única do iogurte búlgaro é famosa por suas incríveis propriedades curativas e ajuda na saúde intestinal. Mas não só isso, pois o iogurte local é absolutamente delicioso, afinal, os búlgaros vêm produzindo o alimento há cerca de 4.000 anos, então certamente tiveram muito tempo para aperfeiçoá-lo!
11. A Bulgária é um grande produtor de rosas. De fato, seu “Vale das Rosas”, na região de Kazanlak, produz de 70% a 85% do óleo de rosas do mundo! Esse óleo é um ingrediente essencial na produção de perfumes, inclusive das marcas mais famosas.
12. Como se sua beleza natural não bastasse, o interior da Bulgária também está repleto de águas curativas em fontes minerais (mais de 700, na verdade). Pelo menos desde a época dos romanos, as fontes geotérmicas têm sido usadas para fins curativos e terapêuticos e atraem pessoas de todos os lugares que procuram se deliciar com as águas curativas.