10 Curiosidades que talvez você não saiba sobre Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro, a nossa dama do teatro brasileiro, completa neste sábado (16/10), 92 anos de vida e essa longevidade segue inspirando gerações no mundo das artes cênicas.
Com 75 anos de carreira, atualmente ela é a maior atriz que existe hoje no Brasil. Não apenas por ser uma grande personalidade do teatro, cinema e televisão, mas também por ser uma das mais premiadas e valorizadas no mundo todo.
Pioneira da teledramaturgia nacional, foi a primeira atriz contratada da antiga TV Tupi no Rio de Janeiro, em 1951. Realizou trabalhos na maioria das emissoras produtoras de teledramaturgia, como Band, TV Cultura, RecordTV e TV Globo. Além das extintas TV Excelsior e TV Rio. No teatro, foram mais de 70 peças, atuou em mais de 25 novelas e 45 filmes.
1 - Nome verdadeiro
Fernanda Montenegro é seu nome artístico. Ela nasceu Arlette Pinheiro Monteiro Torres, no bairro Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro.
Ao iniciar a vida artística na extinta TV Tupi, foi solicitado um nome mais forte, pois Arlete era algo muito comum.
2 - Locutora
Na adolescência, a principal diversão de Fernanda era ouvir música clássica na Rádio MEC.Aos 15 anos de idade, a jovem ganhou um concurso como redatora, locutora e radioatriz da rádio, em um projeto chamado Teatro da Mocidade.
3 - Professora
A dama da dramaturgia brasileira foi professora no início de carreira. Montenegro dava aulas de Português para estrangeiros na mesma escola de idiomas em que aprendia inglês e francês.
4 - Casamento
Fernanda se casou com o ator Fernando Torres (1927-2008) no dia 6 de abril de 1953, na pequena igreja de São Cristóvão.
Na época, aos 23 anos (Fernando tinha 26), sem dinheiro para comprar um vestido de noiva, teve que usar o de sua amiga, a atriz Eva Todor(1919-2017). Ela era virgem e se orgulha de ter sido mulher de apenas um homem. Dessa união, nasceram o diretor Claudio Torres e a atriz Fernanda Torres.
5 - Coração tricolor
Fernanda Montenegro torce para o Fluminense
6 - Primeira novela
Em 1981, a convite de Manoel Carlos, fez sua primeira novela, Baila comigo, onde ela fazia Silvia Toledo.
A personagem foi escrita especialmente para ela, que foi dirigida por Roberto Talma(1949-2015) e Paulo Ubiratan (1947-1998).
7 - Ditadura
Ser uma atriz de teatro durante a Ditadura Militar não foi uma tarefa fácil para Montenegro. Além das fortes censuras aos textos, quando eram feitos inúmeros cortes e ela chegou a ser proibida de falar palavrões.
A veterana também sofreu um atentado ao lado do marido, seguido de uma ameaça de morte, um tiro certeiro na testa em cena no Teatro Maria Della Costa, no Rio, o que obrigou o teatro a reforçar a segurança do local. Entretanto, dias mais tarde, uma bala estilhaçou a janela de seu quarto e ficou cravada na madeira do teto.
8 - Indicação ao Oscar
Foi a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar, pela atuação no filme Central do Brasil, de 1998.Fernanda protagonizou no longa de Walter Saller, a personagem Dora, uma mulher solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
O drama brasileiro rendeu para a veterana indicações ao principal prêmio da indústria do cinema norte-americano e Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz. Um ano antes, ainda por sua atuação, recebeu o Urso de prata
do Festival de Berlim.
9 - Emmy
No ano de 2013, Fernanda quebrou barreiras ao tornar-se a primeira atriz latino-americana a ganhar um Emmy
(considerado o Oscar da TV). A conquista foi por seu papel como a Dona Picucha em Doce de Mãe, exibido como especial de fim de ano da Globo, em 2012.
10 - Livro
Quando celebrou os 90 anos, Montenegro publicou um livro de memórias, Prólogo, Ato, Epílogo, onde narra suas histórias pessoais, profissionais e compartilha as próprias visões a respeito do Brasil, dentre outros aspectos da vida.