1- O dia do médico é inspirado no dia de São Lucas
Uma das curiosidades sobre a medicina é que São Lucas, além de ser um dos quatro evangelistas, também foi médico e é considerado o padroeiro dos profissionais da área. Ele é visto como uma espécie de protetor dos médicos e de todos aqueles que se dedicam ao cuidado da saúde. Por isso, 18 de outubro, além de ser celebrado como o Dia do Médico, também é o Dia de São Lucas.
2- Tempo médio de formação
Em comparação com outras profissões, a graduação em medicina é uma das que mais exige tempo de estudo. Acredite: são 6 anos só de faculdade para se formar como médico. E não para por aí: se a ideia de se especializar em alguma área, como cardiologia ou pediatria, por exemplo, é preciso realizar uma residência, que pode durar de 2 a 3 anos, dependendo da especialidade.
3- Os médicos precisam de um registro
Uma das curiosidades sobre a medicina é que, para exercê-la, ter apenas o diploma não basta.
Todo médico precisa ter o CRM, que é o registro emitido pelo Conselho Regional de Medicina e que está vinculado ao Conselho Federal de Medicina. Portanto, sem ele, nada feito! Isso garante que o profissional esteja apto para atuar e seja fiscalizado pelas entidades competentes.
4- Juramento de Hipócrates
Quando um estudante de medicina se forma, ele deve prestar o famoso Juramento de Hipócrates, um compromisso ético essencial para quem segue essa profissão. Hipócrates é conhecido como o pai da medicina,
e o juramento reflete os princípios que ele defendeu. Confira:Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos e minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu e a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário.
5- Símbolos da medicina
Existem dois símbolos bastante conhecidos na medicina: o caduceu de Mercúrio e o bastão de Esculápio. Apesar de muitos acreditarem que ambos representam a área da saúde, a verdade é que apenas o bastão de Esculápio é considerado o símbolo oficial da medicina.
Ele mostra uma serpente enrolada em um bastão, representando cura e renovação, e é associada ao deus grego da medicina,Já o caduceu de Mercúrio, com suas duas serpentes entrelaçadas e asas no topo, está mais ligado ao comércio. Esse símbolo pertence ao deus romano Mercúrio
(ou Hermes, na mitologia grega), que, apesar de ser um mensageiro e protetor dos viajantes, não tinha nada a ver com a medicina.
6- É umas das profissões mais rentáveis no Brasil
Os médicos com título de mestre estão entre os profissionais mais bem remunerados do Brasil, recebendo em média quase 9 mil reais por mês. Se a atuação acontece
em Santa Catarina, esse valor sobe ainda mais, chegando perto dos 12 mil reais mensais, em média. Isso coloca a profissão médica como uma das mais promissoras no país,
7- Primeira Ambulância da história
Outra curiosidade sobre a medicina é que, segundo registros, tudo começou em 1792, quando Napoleão Bonaparte, percebendo a necessidade de resgatar rapidamente os soldados feridos nos campos de batalha, idealizou um serviço móvel de atendimento.
Diante disso, quem colocou essa ideia em prática foi Dominique Jean Larrey, que montou uma estrutura completa com médicos, equipamentos e veículos adaptados para o transporte dos feridos. Esse sistema foi usado pela primeira vez em 1796, durante a campanha
de Napoleão na Itália.
8- O número 33
Antigamente, era bastante comum os médicos pedirem para os pacientes dizerem o número 33 durante uma consulta. Isso acontecia porque, ao pronunciar “trinta e três”, o som gerado faz com que as cordas vocais vibram e transmitem essa vibração para os pulmões cheios de ar.
Essa curiosidade sobre a medicina se trata de uma prática que ajudava a identificar problemas, como pneumonia, pois, em casos assim, a vibração do som não se propaga de forma normal pelos pulmões, dificultando a audição dos filhos
9- Perfil de idade e onde atuam
De acordo com dados recentes, aproximadamente 65,4% dos médicos trabalham nas capitais brasileiras. E não é só isso: 63,8% desses profissionais têm menos de 45 anos!
Isso mostra que a maioria dos médicos é bem jovem , trazendo novas ideias e abordagens para a medicina.
10- Existem mais de 50 especialidades médicas
Conforme a Resolução Nº 2.162/2017 do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), existem cerca de 55 especialidades reconhecidas pelo órgão. Pediatria, Ginecologia, Oncologia, Oftalmologista e Psiquiatra são alguns dos exemplos.
11- Número de médicos no Brasil
Uma outra curiosidade sobre a medicina é que, de acordo com a Associação Médica Brasileira, hoje em dia, são mais de 250 mil médicos atuando no Brasil.
12- Maiores especialidades
De acordo com dados divulgados, as especialidades com
um número expressivo de profissionais são pediatra e ginecologista obstetrícia.
13- A maioria dos profissionais são homens
Uma pesquisa foi realizada pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Conselho Federal de Medicina com o intuito de definir o perfil de médicos no país. Segundo está pesquisa, cerca de 67,7% dos médicos do país são homens.
14- A cirurgia plástica surgiu durante a Segunda Guerra
Outra curiosidade bem interessante sobre a medicina é que a cirurgia plástica surgiu durante a Segunda Guerra. Com o avanço das armas, não tinha como escapar de ferimentos sérios nos soldados que estavam na linha de frente da guerra.
Para dar uma ajuda a quem voltava com marcas visíveis e problemas estéticos por conta dos conflitos, Harold Gillies se destacou como um dos primeiros a investir em cirurgias plásticas, incluindo o famoso enxerto de pele. Ele foi um verdadeiro pioneiro, mudando a forma como a medicina lidava com esses traumas e ajudando muitos a recuperarem a autoestima.
15- A evolução da anestesia ao longo da história
Por fim, a útlima curiosidade sobre a medicina da nossa lista é sobre o surgimento oficial da anestesia. A primeira forma de anestesia que conhecemos surgiu a partir da flor de papoula, que é popularmente conhecida como ópio.
Essa planta já era utilizada há muito tempo, mas tudo mudou quando William T.G. Morton fez uma grande descoberta. Ele apresentou uma alternativa incrível: o uso do éter químico em um paciente, revolucionando a forma como as cirurgias eram feitas. Essa inovação abriu caminho para o desenvolvimento de anestésicos modernos e mudou completamente a medicina.