Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conheça mais sobre Lenine
Música
Publicado em 09/10/2024

Vencedor de seis Grammy Latinos, 12 Prêmios da Música Brasileira e dois APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), Lenine se diz um cantautor: o artista que canta suas próprias composições, ou – como faziam os trovadores do século 12 – transforma em versos as questões, os amores e as sagas de seu tempo. Para o pernambucano de Recife, histórias à base de palavra e música são elementos que andam juntos desde sempre.  Lenine possui mais de 500 composições suas e em parceria com outros artistas, compõe trilhas para espetáculos e foi gravado pelos principais nomes da MPB.

 

 

8 Curiosidades sobre Lenine

 

1 – Seu pai escolheu o nome “Lenine” em homenagem ao líder soviético LêninIniciando as curiosidades sobre Lenine, começamos pelo nome. O nome completo do artista é Oswaldo Lenine Macedo Pimentel. Seu pai escolheu o nome Lenine em homenagem ao líder soviético, revolucionário comunista e marxista, Lênin, que foi responsável pela Revolução Russa, em 1917.

 

2 – Desde os 8 anos, Lenine fazia audições de álbuns aos domingosEm uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Lenine contou que sua mãe era católica e levava os filhos à missa todos os domingos, enquanto o pai ficava em casa escutando músicas.Até que, aos oito anos de idade, quando seu pai entendeu que nessa idade a criança tem capacidade de discernimento perante a vida, deixou que os filhos optassem pelo que preferiam fazer.Lenine escolheu as audições de álbuns aos domingos, algo muito significativo para a sua formação e gosto pela música.

 

3 – O violão foi importante para ajudar Lenine a vencer a dificuldade de lidar com pessoasLenine já tinha interesse pela música desde pequeno, quando pegava o violão da irmã mais velha – roubando a chave do armário onde o instrumento ficava guardado – e tirando as canções de ouvido.Depois de tentar o aprendizado formal no Conservatório de Pernambuco, foi desse jeito – por suas próprias mãos – que ele se encontrou na música e tornou seu violão um meio de expressão e uma das marcas de sua singularidade. Ele também conta que o violão teve, inicialmente, o papel de ajudá-lo a vencer a dificuldade de lidar com pessoas.

 

4 – Abandonou o curso de Engenharia Química para se dedicar a músicaLenine abandonou o curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Pernambuco, a um ano da formatura. Ele conta que – já com a carreira artística em ebulição – comunicou a sua decisão para a família em um jantar. E que a resposta de seu pai, grande influência em toda a sua vida – foi: “E por que demorou tanto?”.

 

5 – Há mais de 40 anos, Lenine é casado com a produtora de TV Anna BarrosoLenine é casado – há mais de 40 anos – com a produtora de TV Anna Barroso, que é mãe e madrasta de seus três filhos e futuros parceiros na música: João Cavalcanti, Bruno Giorgi e Bernardo Pimentel.

Para ela, o artista escreveu algumas músicas, entre elas Anna e Eu, parceria com Dudu Falcão, de 2004:

“Eu vi o que a gente fez/ Pra chegar aqui no que a gente faz / Eu e Anna, Anna e eu”.

 

6 – A experiência de compor balés mudou a concepção de seus discos

A experiência de compor balés para a companhia de dança

Grupo Corpo– Breu (2007) e Triz (2013) – fez com que Lenine subvertesse a concepção de seus discos: em vez de reunir composições prontas em um álbum – como nos discos anteriores – a partir de Labiata, disco de 2008, ele passa a definir primeiro o conceito para, em seguida, compor cada uma das faixas, como capítulos de um romance.

 

7 – Lenine é um apaixonado por orquídeas e se autodenomina um orquidófiloLabiata, inclusive, é o nome de uma espécie de orquídea do nordeste brasileiro. Lenine

é um apaixonado por orquídeas e se autodenomina um

orquidófilo, pessoa que admira e coleciona orquídeas, cultivando a planta pelo prazer, como hobbie. O artista é um grande apoiador e militante da preservação ecológica.

 

8 -O pernambucano fez a direção musical do filme Caramuru, a Invenção do Brasil, de 2001Mais uma das curiosidades sobre Lenine. O pernambucano fez a direção musical do filme Caramuru, a Invenção do Brasil, de 2001 – dirigido por Guel Arraes e escrito por ele e Jorge Furtado – que depois de minissérie, virou um longa-metragem.No mesmo ano, participou também da direção do musical Cambaio, de João e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo. 

Produziu ainda discos de grandes artistas como:Segundo, de Maria Rita;De uns tempos pra cá, de Chico César;e Ponto Enredo, de Pedro Luís e a Parede.

 

 

8 Canções de Lenine que você precisa escutar

 

1 – Paciência, 1999 (parceria com Dudu Falcão)

Um dos maiores clássicos de Lenine, a música inspiradora é praticamente um hino de resiliência e amor à vida. Nos faz refletir sobre a brevidade da vida e sobre passarmos por ela sem pressa, para aproveitarmos o que ela nos oferece de melhor agora.

 

2 – Leão do Norte, 1993 (parceria com Paulo César Pinheiro)Este é um hino de amor à Pernambuco, onde Lenine nasceu e cresceu. Traz as  manifestações culturais, pontos turísticos históricos e grandes personalidades do estado nordestino.

 

3 – Hoje Eu Quer Sair Só, 1997 (parceria com Mu Chebabi e Caxa Aragão)Nada melhor que um belo rock´n roll pra falar sobre liberdade.

 

4 – Jack Soul Brasileiro, 1997 Uma homenagem de Lenine ao cantor, compositor e instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro, conhecido por difundir estilos musicais nordestinos no Brasil inteiro.A música foi lançada por Lenine e Fernanda Abreu, para o disco da cantora carioca, Raio X,  e faz uma brincadeira com as palavras do seu título, trazendo uma referência ao que Lenine considera a alma brasileira.

 

5 – Relampiano, 1997 (parceria com Paulinho Moska)Lenine e Moska são assertivos ao tratar sobre a desigualdade social que assola o nosso país desde os tempos mais remotos e de como ela atinge as crianças da forma mais cruel.

 

6 – Todas Elas Juntas Num Só Ser, 2004 (com Carlos Rennó)Para homenagear a mulher amada, Lenine e Carlos Rennó não poupam elogios e a colocam num patamar acima de uma lista gigantesca de grandes mulheres que já foram musas homenageadas em clássicas canções nacionais e internacionais, como:Tereza, de Jorge Ben Jor;Flora, de Gilberto Gil;Yoko Ono, de John Lennon;e Billie Jean de Michael Jackson.

 

7 – É o Que Me Interessa, 2008 (com Dudu Falcão)Outra parceria com Dudu Falcão, uma canção muito emocionante, sobre darmos valor na vida ao que realmente importa. Sobre vivermos no momento presente, sobre respirar, sobre acalmar, sobre leveza.

 

8 – Simples Asssim, 2015 (com Dudu Falcão)Começamos falando de um hino de amor e valorização da vida, e terminamos com outro, que traz a simplicidade que é viver, se descermos do alto da nossa arrogância e olharmos em volta, apreciando as coisas singelas e verdadeiras que a vida nos oferece.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!