Israel prometeu uma resposta ao Irã pelo ataque de mísseis iraniano em território israelense na terça-feira (1º). Em meio à escalada de tensões entre as duas potências do Oriente Médio, há especulações de que Israel possa atacar as instalações nucleares do Irã, como há muito tempo ameaçou fazer.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quarta (2) que não apoiará um ataque israelense a locais relacionados ao programa nuclear do Irã. Os EUA estão coordenando junto com Israel a resposta ao Irã pelo ataque de mísseis.
Enriquecimento de urânio no seu centro
O programa nuclear do Irã está espalhado por vários locais. Embora a ameaça de ataques aéreos israelenses exista há décadas, apenas alguns dos locais foram construídos no subsolo.
Os Estados Unidos e o órgão de fiscalização nuclear da ONU acreditam que o Irã teve um programa secreto coordenado de armas nucleares, que foi interrompido em 2003. A República Islâmica nega ter tido ou planejado um programa desse tipo.
O Irã concordou com restrições às suas atividades nucleares em troca de alívio das sanções internacionais sob um acordo de 2015 com potências mundiais. Esse pacto desmoronou após o então presidente Donald Trump ter retirado os Estados Unidos do acordo em 2018, e o Irã começou a abandonar as restrições no ano seguinte.
fonte:g1