Nome completo: Jamesetta Hawkins
Também conhecido(a) como: Miss Peaches
Nascimento:25 de janeiro de 1938
Local de nascimento: Estados Unidos
Origem: Los Angeles, Califórnia
Morte: 20 de janeiro de 2012 (73 anos)
Local de morte: Riverside, Califórnia
Gênero(s): Blues, R&B, soul, rock and roll, jazz, gospel Instrumento(s)Vocal , GuitarraExtensão vocal Contralto
Período em atividade: 1954—2012
Gravadora(s):Modern Chess Records Argo Crown CadetIsland Private Music RCA Records
Afiliação(ões): Harvey Fuqua, Johnny Otis, Sugar Pie DeSant
Etta James foi imprescindível para a música enquanto ícone feminino. Reafirmou o talento e enalteceu a capacidade de artistas mulheres cantando em um estilo inteiramente dominado por homens.
7 coisas sobre a voz inspiradora de Etta James
1.Infância
Devido à ausência materna frequente, Etta James foi adotada por outra família. Ainda muito jovem começou a ter aulas de canto no coro. E era tão impressionante que rapidamente tornou-se um sucesso ao ponto do pai adotivo começar a cobrar pelas atuações.
2.Formação musical
Sua formação musical vem do jazz, quando mais especificamente das discotecas de Billie Holiday (por sua vez, apontava Bessie Smith uma de suas principais influências) que Etta ouvia com sua criança. Com o passar dos anos, passou a incorporar outros elementos em suas músicas e também experimentou outros gêneros, como country, soul, gospel e até mesmo rock.
3. Início de carreira
Descoberta pelo músico Johnny Otis ainda nos anos 50, ela abandonou o coral da igreja e tentou a sorte no mundo das gravadoras. Tinha energia e vitalidade demais para o sacro ambiente cristão. Após a gravação de alguns compactos de relativo sucesso, como a antológica “Dance With Me Henry”, em 1955, sua carreira só teria outro ponto crucial quatro anos mais tarde, quando seu caminho cruzou com o de Leonard Chess.
4. Reconhecimento
Durante sua carreira, abriu shows dos Rolling Stones em 1979, venceu três prêmios Grammy e foi incluída no Salão da Fama do Rock and Roll em 1993.
5. Primeiro álbum
O álbum de estreia de Miss Peaches pela Chess, At Last (1961), mostrou ao mundo a polivalência do seu talento vocal. Cantando desde standards comportados, até ritmos mais dançantes e sempre embalada pelo jaz, o lançamento fez da cantora um dos principais nomes da música nos Estados Unidos.
6. At Last
Com cara de jazz, At Last se torna um poço de emoções na voz de Etta. Talvez com uma cantora normal, os versos “finalmente, meu amor chegou”, que abrem a música, soariam apenas alegres. A voz de Etta justifica-se de forma tão carregada de uma frase que se justifica: “meus dias solitários seguintes e a vida”. Ou seja, a transformação a espera do reencontro como ponto de partida para uma ideia mais elaborada e amarga, trazendo puro blues.
7. Inspirações
Beyoncé Knowles, uma das artistas influenciadas por sua música, da mesma forma que Tina Turner, Bonnie Raitt e Christina Aguilera, levou sua vida ao cinema no filme ‘Cadillac Records’ (2008).