O dia 25 de setembro foi instituído como Dia internacional do farmacêutico, pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia).
Esse conselho é responsável por regulamentar todas as atividades e áreas de atuação de um farmacêutico, dentre elas as indústrias de alimentos, cosméticos e medicamentos, e os laboratórios de análises clínicas.
Uma das funções mais populares do profissional de farmácia é a ajuda prestada no que diz respeito ao uso corretos dos medicamentos.
5 Curiosidades sobre a profissão de Farmacêutico
1. Mais de 4 mil anos de História
A área farmacêutica é bem antiga. Desde a era paleolítica que o homem manipula substâncias de origem vegetal, mineral e animal para utilização terapêutica e de cura. Na antiga Suméria, em aproximadamente 2100 a.C., foi encontrada uma tábua contendo 15 receitas medicinais. Ao longo dos séculos, a atividade foi se desenvolvendo com alquimistas e, mais tarde, os boticários começaram, a partir do século X, a difundir a prática de manipular medicamentos.
2. Ser ou não ser?
Claudio Galeno, que viveu 70 anos depois de Cristo, reconhecido como célebre médico da Antiguidade, tão famoso quanto Hipócrates, é considerado o Pai da Farmácia e criou o primeiro sistema terapêutico racional. Ele acreditava que o farmacêutico tinha que pensar e agir como um filósofo.
3. O poder da cura
O tradicional símbolo da Farmácia, a Cobra enrolada na Taça, ilustra o Poder representado pela Cobra e sugere a Cura, materializada pela Taça.
4. Farmácia é diferente de Drogaria Parece a mesma coisa, mas não é.
Farmácia é o estabelecimento que possui um laboratório para preparação de fórmulas prescritas por médicos, dentistas e veterinários, mas também comercializa produtos industrializados. Já a Drogaria é o estabelecimento que apenas comercializa esses produtos, sem ter a preparação deles.
5. Personalidades que fizeram Faculdade de Farmácia
Alguns nomes bem curiosos se graduaram em Farmácia. Alguns nem chegaram a exercer a profissão, ficando conhecidos em outras áreas.
Carlos Drummond de Andrade, poeta;
Alexander Flemming, cientista descobridor da penicilina;
John Pemberton, criador da fórmula da Coca-Cola;
Alberto de Oliveira, fundador da Academia Brasileira de Letras;
Maria da Penha Fernandes, biofarmacêutica que dá nome à Lei que protege as mulheres da violência.