Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Conheça um pouquinho mais sobre Argentina
Publicado em 16/09/2024 09:58
Países

25 Curiosidades sobre Argentina 

 

 

1. A erva-mate é a bebida mais popular da Argentina

Assim como a galera do Sul, nossos vizinhos amam chimarrão. Para se ter uma ideia do tamanho desse amor, ela é considerada a bebida nacional do país e ganhou até um dia em sua homenagem: 30 de novembro!

 

2. A Argentina abriga os pontos mais altos e mais baixos do Hemisfério Sul

Conhecida como Monte Aconcágua, a atração fica em Mendoza, e com seus, nada mais, nada menos que 6.962 metros é o ponto mais alto do Hemisfério Sul e um dos sete cumes dos sete continentes!A primeira subida registrada do Aconcágua ocorreu em 1897,  liderada pelo famoso montanhista britânico Edward FitzGerald.

 

3. A Argentina é o berço do Tango

É impossível falar da cultura da Argentina sem mencionar o tango, ritmo que mistura drama, sensualidade e paixão em suas letras e coreografias, que podem ser ouvidas e vistas de perto, principalmente nos shows de tango de Buenos Aires, onde ele teria surgido no século 19.

 

4. 97% dos argentinos têm raízes europeias

“Italianos que falam espanhol e pensam que são britânicos morando em Paris…”. Alguns descrevem os argentinos dessa forma e faz totalmente sentido ao olharmos para herança da cultura da Argentina. Estima-se que 97% da população tem descendência europeia, a maioria de espanhóis ou italianos. A razão está principalmente na colonização espanhola no país e à imigração em massa da Europa que começou em meados do século XIX. 

 

5. Papa Francisco costumava trabalhar como segurança de boate em Buenos Aires

Deus é brasileiro, mas o papa é argentino.Primeiro dos papas a nascer nas Américas, o Papa Francisco é um portenho nascido de pais italianos.  Após sua nomeação para o mais alto cargo da Igreja Católica, o interesse por sua vida pessoal começou a crescer, o que levou à revelação de que ele havia trabalhado anteriormente como segurança de boate em sua cidade natal, Buenos Aires. 

 

6. A lenda do futebol Maradona inspirou uma religião

Quando se trata de figuras divinas na Argentina, Maradona fica bem ao lado da Virgem Maria e do Papa. Mais conhecido por seu gol da “Mão de Deus” contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, as habilidades de futebol loucas de Maradona inspiraram tanta admiração que uma igreja e uma religião foram criadas em seu nome!A igreja, localizada na cidade de Rosário, foi inaugurada em 1998 por uma pequena coleção de fãs de Maradona. A religião foi bem pensada e ainda tem seu próprio conjunto de 10 mandamentos, incluindo: “Pegue Diego como seu nome do meio e dê ao seu filho” e “Ame o futebol acima de tudo”. Há até uma oração: “Diego nosso que estás no céu, santificado seja sua canhota, venha até nós sua magia, faça com que seus gols sejam recordados, assim na Terra como no céu. Dê-nos uma alegria hoje neste dia, e perdoe esses jornalistas, assim como perdoamos a máfia napolitana. Não nos deixe sujar a bola e nos livre de Havelange.”Outra curiosidade da Argentina, ainda sobre os seguidores da Igreja Maradoniana, é que eles abandonaram a notação tradicional do ano, como a.C. e d.C. e, em vez disso, usam a d. D. Os torcedores contam os anos desde o nascimento de Maradona, ou seja, o d. D. significa después de Diego (depois de Diego).

 

7. A Argentina tem o melhor bife do mundo!

Hora de falar da culinária Argentina! Os argentinos são super apaixonados por sua carne e isso tornou seu bife mundialmente famoso!

Grande parte desse sucesso, é devido à abundância de vacas. Existem mais de 54 milhões de cabeças de gado, que é maior que sua população de 45 milhões de habitantes.

Para saborear um bife bem preparado, o lugar ideal é uma das muitas churrascarias, chamadas  parrillas, que é, na verdade, o nome da grande grelha de ferro em que a carne é assada. Vale destacar também que “asado” é o nome dado ao encontro com um grupo de familiares/amigos para um grande churrasco, geralmente ao domingo, com muita carne, vinho e risadas.

 

 

8. Os argentinos comem muito tarde

Se você é daqueles que, ao meio-dia, está pronto para almoçar e às 19hs costuma jantar, vai achar estranha a cultura da Argentina. Lá, todo dia parece domingo, pois o almoço costuma começar por volta das 14h e a janta bem depois das 21h!Está se perguntando como eles aguentam ficar tanto tempo com o estômago vazio? Eles não ficam!Nossos hermanos tem um costume chamado ”merienda” (merenda em português). Por volta das 17h, eles comem algo para para matar a fome e ficar acordados até o jantar, às 22h. Geralmente, o lanche é medialuna (meia lua), um tipo de pastel salgado ou doce, em forma de lua, exclusivo da culinária Argentina, parecido com o croissant francês. Mas, elas são tão boas, que vale experimentar a qualquer hora do dia! 

 

9. Os argentinos têm um sotaque espanhol muito original!

Tecnicamente, a coisa mais diferentes que você vai notar, principalmente na capital, é a mudança do  ll (lixívia) para um  som de sh. Assim, eles costumam dizer “como se  shama”, no lugar de “como se llama”, ao perguntar o nome de alguém. Outro aspecto muito original do espanhol argentino é usar a palavra  “Che” para perguntar como alguém está ou mais literalmente “o que está acontecendo?” Inclusive, o famoso revolucionário argentino Ernesto Guevara foi apelidado de Che por causa do uso frequente dessa expressão.Nossa gíria argentina favorita é “boludo”, que apesar de soar engraçada, não é nada carinhosa. Ela quer dizer “idiota” ou “estúpido” e frequentemente é usada pelos argentinos como insulto. Mas, eles também a usam de maneira carinhosa, com os amigos, por exemplo.

 

 

10. O primeiro país a legalizar o casamento gay na América do Sul

Eis uma das curiosidades culturais da Argentina bem interessante: o país foi o primeiro da América Latina, o segundo de todas as Américas e o décimo em todo o mundo, a legalizar o casamento gay, em julho de 2010, o que incluiu direitos plenos de adoção. Além disso, o direito de mudar o gênero legal está em vigor desde 2012, as leis antidiscriminação estão em pleno vigor em Rosário e Buenos Aires e o país  tem alguns dos direitos transgêneros mais abrangentes do mundo, levando a Organização Mundial da Saúde a dizer que é “um país exemplar por fornecer direitos de igualdade de gênero”.Por essas questões, a Argentina é um dos países mais LGBT-Friendly do mundo!

 

11. Buenos Aires é a cidade com maior número de livrarias per capita

A capital Argentina possui cerca de 22 livrarias para cada 100 mil pessoas. Ao todo, apesar de bem menor, ela abriga mais livrarias do que o Brasil e está no top 1 entre as capitais com mais livrarias per capita. Por esse motivo, se você ama livros, não vai faltar o que fazer na cidade. Um dos dos pontos turísticos da Argentina, inclusive, é a El Ateneo Grand Splendid, uma das livrarias mais famosas de Buenos Aires, classificada pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo!

 

12. A capital argentina tem o sistema de metrô mais antigo do Hemisfério Sul

Criado em 1913, o Metropolitano de Buenos Aires, chamado pelos locais de Subte, foi o primeiro da América Latina e Hemisfério Sul, além do 4º das Américas, atrás apenas de Boston, Nova York e Filadélfia, nos Estados Unidos.Nessa época, existia apenas a Línea A, que ia da Plaza de Mayo até a Plaza Miserere. 

 

13. O esporte nacional da Argentina se chama “el pato”

Você deve estar bem confuso (a) com essa curiosidade da Argentina.Como assim o futebol não é o esporte nacional da terra de Maradona e Messi? Pois é sério! Pelo menos na teoria, de acordo com decreto do ex-presidente Juan Perón, o El Pato é o esporte nacional da Argentina. Apesar do nome, não tem nada a ver com pato. O esporte é basicamente uma mistura de polo e basquete. E o nome, vem do histórico do esporte, pois antes, no lugar de uma bola, usavam uma sacola de couro, onde havia um pato. Alguns políticos já tentaram mudar o futebol para esporte nacional, mas, ele foi mantido, por ser uma criação argentina, diferente do futebol.

 

14. O país possui uma das maiores indústrias cinematográficas da língua espanhola

Os amantes da sétima arte, certamente vão curtir esse fato: o cinema é super queridinho na cultura da Argentina!Ainda que o país não tenha produções do mesmo patamar de Hollywood, ele é dono de uma das principais indústrias cinematográficas da língua espanhola. Entre os filmes mais famosos estão “O Segredo dos Seus Olhos”, “Um Conto Chinês”, “Medianeras”, “O Filho da Noiva” e “Nove Rainhas”.Sem contar que há também muitos pontos turísticos da Argentina dedicados a essa arte ou que costumam exibir bons filmes, como o Museu do Cinema Pablo Ducrós Hicken, Centro Cultural Recoleta e o Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires, todos na capital.

 

15. A Argentina é dona da estrada mais bonita da América do Sul

A Ruta 40 ou “La Cuarenta”, com seus 5.194 km é a rodovia mais extensa da Argentina, que corta o país de norte a sul.Por ter como parte de seu cenário, a imponente Cordilheira dos Andes, lagos, rios, salinas, desertos, vulcões, além de reservas naturais e parques nacionais, por si só, ela é um dos pontos turísticos da Argentina e obviamente, a estrada mais bonita do país! 

 

16. A Argentina abriga uma das cidades mais ao sul do mundo

Por muitos anos, Ushuaia, foi considerada a cidade mais ao sul do mundo, conhecida também como “fim do mundo”.No entanto, em 2019, o título foi “roubado” pelo Chile. Como o país resolveu promover Puerto Williams, antes vilarejo, para cidade, Ushuaia perdeu a vez.Como isso é recente, ainda vai ser comum encontrar Ushuaia no top 1 de cidade mais ao sul do mundo e os argentinos, com certeza, sempre vão dizer que “fim do mundo”  faz parte da Argentina.

 

17. Os argentinos amam tirar uma siesta

Tradição na Espanha, a siesta – período de descanso depois do almoço – também é comum na cultura da Argentina em boa parte das cidades do interior do país, como Córdoba e Mendoza. Caso dê de cara com as portas fechadas em alguma região da Argentina, não se assuste. Geralmente, todos os dias, por volta das 12h ou 13h, mercados, farmácias, bancos e outras lojas fecham. Durante esse período, os funcionários podem tirar uma soneca, descansar ou resolver outras coisas. Eles costumam voltar por volta das 16h ou 17h.

 

18. É o berço de alguns campeões do mundo

Além do título mais importante do futebol, conquistado na Copa do Mundo de 1986 pela seleção Argentina, quando Maradona era jogador, o país tem muito orgulho de outros nomes.Entre eles, é impossível não citar Lionel Messi, jogador de futebol que já conquistou 7 bolas de Ouro – prêmio dado ao melhor jogador do mundo! Assim como, Juan Manuel Fangio, automobilista que fez sucesso na Fórmula 1, ganhando 5 vezes o campeonato mundial.Destacam-se ainda, toda a Seleção Argentina de Hóquei Sobre a Grama Feminino – que está no top 3 dos melhores times do mundo, atrás apenas da Holanda e Austrália -, diversos nomes no boxe, entre eles Víctor Avendaño, Lucas Matthysse e Fernando Martínez e a Seleção Argentina de Rugby Union, que é o melhor time de rugby union da América e um dos melhores do mundo.

 

 

19. A capital argentina é a cidade com mais estádios de futebol do mundo

Como você já deve ter percebido, o futebol está presente em muitas das curiosidades sobre a Argentina – não é à toa a rivalidade entre brasileiros e argentinos nos campos.E quando o assunto é o número de estádios de futebol, a gente sai perdendo. Enquanto Buenos Aires, a capital do país, é lar de 36 estádios, nós ficamos em segundo lugar, com São Paulo, que abriga 15. Se você ama futebol, vale visitar algum desses estádios durante a sua viagem, afinal, eles são pontos turísticos da Argentina, e encantam qualquer fã de futebol, independente da nacionalidade.

 

20. Os argentinos podem parecer arrogantes

À primeira vista, você pode se assustar com o jeito de falar dos argentinos: alto e gesticulando muito.Como dissemos antes, uma das curiosidades sobre a Argentina é que boa parte deles tem herança europeia. E esse jeitinho vem de sua descendência Italiana. Mas, é só ter em mente que isso não é falta de educação, muito menos arrogância, faz parte da cultura da Argentina e rapidamente você se acostuma. Um ponto positivo, é que nos bares e restaurantes, você não precisa falar baixinho, pode rir e soltar a voz à vontade, os argentinos estão acostumados!

 

21. Já aconteceram seis golpes de estado na Argentina

Ao longo do século XX, entre 1930 e 1976, ocorreram, ao todo, 6 golpes de estado na Argentina, sendo o último deles o mais brutal. Aproximadamente 30 mil pessoas desapareceram e outras foram sequestradas, torturadas ou assassinadas. Esse período deixou uma marca em grande parte da população, que em todo 24 de março – dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça – realiza atos, geralmente na Casa Rosada, relembrando as tristes histórias da ditadura para que ela nunca mais se repita.

 

 

22. Os argentinos se cumprimenta com o “saludo”

O “saludo” é um cumprimento da cultura da Argentina que se parece bastante com o nosso costume: um beijo no rosto, apenas de um lado.No entanto, diferente dos homens brasileiros, que ao cumprimentar um outro homem utiliza o aperto de mão no lugar do beijinho, os nossos hermanos usam o saludo com qualquer pessoa, independente do sexo.Apenas em raras ocasiões, como em situações formais, é que eles substituem o saludo por aperto de mão.

 

23. Há temperaturas para todos os gostos

Em seus 2.780.000 km², o país abriga territórios super diversificados, com climas para todos os gostos, uma curiosidade da Argentina que atrai turistas do mundo inteiro! Há lugares agradáveis como, por exemplo, a capital, Buenos Aires, onde a temperatura no verão varia entre 18°C- 30°C e no inverno entre 7°C-17°C.E outros mais extremos como a Patagônia Argentina – que é lar de desertos, lagos, cumes e geleiras – onde durante o inverno a neve toma conta, e as temperaturas ficam abaixo de 0ºC.

 

24. A Argentina é o lar de um dos melhores hotéis do mundo

Construído em 1934, o Palácio Duhau, instalado no famoso bairro nobre da Recoleta, em Buenos Aires, se destaca por sua bela fachada neoclássica, portas de madeira imponentes e jardins bem cuidados. 

Mas, o que o fez de fato entrar na lista foi oferecer aos seus hóspedes suítes dignas de realeza, que misturam comodidades modernas com uma decoração clássica da belle époque, e possuem vista panorâmica, lareira, muito espaço, banheiro todo em marmore com banheiro de hidromassagem e incluem serviço de mordomo. 

Sem contar as opções de restaurantes e bares, sendo um deles com adega e outro ao ar livre com vista para os lindos jardins, além da piscina e spa relaxante.

 

25. A Argentina possui os recordes de temperatura mais baixa e mais alta da América do Sul

 

Para finalizar, mais uma das curiosidades sobre a Argentina que envolve o seu clima. Em 1º de junho de 1907, foi registrada no país a temperatura mais baixa da América do Sul: -32,8 ° C (-27 ° F) em Sarmiento, Argentina. Enquanto a mais alta, ocorreu em Rivadavia, também na Argentina, em 11 de dezembro de 1905, e foi de 48,9 ° C (120 ° F)! A temperatura mais baixa registrada na América do Sul foi de -32,8 ° C (-27 ° F) em Sarmiento, Argentina, em 1º de junho de 1907.A temperatura mais alta de 48,9 ° C (120 ° F) foi atingida em Rivadavia, Argentina, em 11 de dezembro de 1905.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!