Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Países onde existe pena de morte
Curiosidades
Publicado em 13/09/2024

 

Apesar de quase não ouvirmos falar sobre esse tema hoje em dia, milhares de pessoas são mortas anualmente como pena por seus crimes. Em muitos países, como é o caso dos Estados Unidos, até mesmo crianças podem ser condenadas.

 

Vamos entender melhor como a pena de morte funciona em cada um desses países, exemplificando alguns crimes que levam a esse tipo de condenação.  

 

1 – China

A China é país que mais aplica pena de morte no mundo, a sua média nos últimos anos tem superado a soma da condenação de todos os demais países. Apesar dos dados não divulgados, segundo a ONG de Anistia Internacional, foram mais 900 condenações apenas no ano de 2017.

O caso mais recente divulgado foi o do canadense Robert Lloyd Schellenberg condenado inicialmente a 15 anos de prisão. Ele foi destinado à morte em segunda instância por contrabando de drogas.

 

2 – Irã

O Irã é o segundo país com maior número de criminosos executados em todos os continentes. Dentre os crimes relacionados tem-se homicídio, relação entre homossexuais, estupro, adultério, roubo, tráfico de drogas, espionagem e apostasia.

Cada caso é avaliado de forma bastante particular. No caso do contrabando de drogas por exemplo, a pena é aplicada para indivíduos que portam mais de 5 quilos de drogas, seja ela heroína, cocaína, morfina ou qualquer tipo de derivado.

 

3 – Arábia Saudita

 

Vizinhos no oriente médio, a Arábia Saudita tem um sistema bastante similar ao do Irã. Os crimes passíveis de condenação a morte são os mesmos citados no item anterior, com poucas diferenças no processo de condenação.

Um dos casos mais famosos é o do jovem Murtaja Qureiris preso desde os 13 anos de idade que aguarda execução a cinco anos. A situação do menino revolta o mundo, já que não existe nenhum tipo de acusação formal. Ao que tudo indica o caso não passa de perseguição religiosa.

 

4 – Iraque

 

Enquanto o resto do mundo luta para reduzir o índice de pena de morte, no Iraque cada vez mais pessoas são executadas por seus crimes. A Anistia Internacional está em constante contato com as autoridades do país, sempre em defesa da abolição da prática.

Recentemente mais um caso se tornou conhecido. O cidadão francês Mustafa Mohammed Ibrahim mais três conterrâneos seus, foram condenados à morte por fazer parte do Estado Islâmico.

Em sua defesa durante o julgamento, Mustafa nega ser parte, e sim se considerada vítima do Islamismo.

 

5 – Paquistão

 

O Paquistão acabou abolindo a pena de morte por alguns anos, mas adotando novamente a prática no ano de 2013. Segundo as autoridades locais, esse tipo de condenação é necessária, afinal é a única forma de conter a militância extremista no país.

O caso mais famoso é o de Asia Bibi, que foi condenada por insultar Maomé em uma discussão com vizinhas. A sua pena, que havia sido divulgada em 2010, acabou sendo revogada em outubro de 2018.O gerou revolta entre os defensores do islamismo.

 

6 – Egito

Você talvez se lembre do caso do jovem “Lucas Stormoski”, brasileiro preso no Egito por porte de drogas. Na época o caso deu muito o que falar, já que naquele país o crime é passível de execução.

A condenação ainda não foi divulgada e espera-se que o brasileiro seja expulso, já que o tráfico não tem sido alvo frequente desse tipo de pena, geralmente estando relacionada a questões religiosas e de espionagem.

 

7 – Estados Unidos

 

A pena de morte é aplicada em 30 dos 50 estados norte americanos. Dentre as listas de crimes passíveis de condenação a morte, tem-se homicídios conforme agravantes, estupro e pedofilia.

O último caso famoso foi o de Scott Dozier que anos após ser condenado por dois homicídios, pede por sua execução afirmando já está preparado.

 

8 – Somália

 

O número de executados por seus crimes diminuiu bastante na Somália nos últimos anos. Mas ainda assim o país está entre os que mais aplicam a pena de morte no mundo. Atualmente a Somália e o Sudão do Sul são os únicos países a praticarem tal ato em todo o continente africano.

Em outubro de 2018, Hassan Adan Isak Ali foi fuzilado por ter participado de uma chacina que tirou a vida de mais de 500 pessoas em Mogadíscio. O crime, cometido um ano antes, marcou para sempre a história do país.

 

9 – Bangladesh

 

Bem como seus companheiros de continente, no Bangladesh há uma longa lista de crimes passíveis de pena de morte.

O principal motivo das condenações está relacionado a crimes de guerras. A própria população defende a execução. Exemplo disso são os protestos ocorridos em meados do ano de 2018. Milhares de estudantes foram às ruas clamar pela sentença de morte a motoristas envolvidos em acidentes fatais.

 

 

Comentários