Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
13 DE SETEMBRO: DIA NACIONAL DA CACHAÇA
Curiosidades
Publicado em 13/09/2024

 

 

10 curiosidades sobre a cachaça que você ainda não sabe

 

1. Por incrível que pareça, a bebida tem mais de 400 anos de história e veio lá dos tempos de escravidão do Brasil. Os escravos eram acostumados a tomar uma dose de cachaça pra aguentar o dia puxado, cheio de trabalho árduo.

 

2.Os maiores importadores do nosso líquido precioso são os alemães, eles importam cerca de 1/3 da produção total.

 

3.Está cansado de chamar a cachaça de pinga? Então pode escolher outro preferido: danada, dona branca, aguardente, imaculada, esquenta por dentro, baronesa, brasileira.

 

4. Você pode chamar a cachaça de aguardente e vice versa (MENTIRA!), nem sempre a aguardente é feita de cana, também pode ser produzida com sementes, raízes, frutas ou cereais.

 

5.Existem mais de 4 mil marcas de cachaça espalhadas pelo Brasil, entre as mais conhecidas: Velho Bareiro, Busca Vida, Sagatiba, 51, Ypióca e muitas outras.

 

6. A melhor caipirinha é a de cachaça, nada de vodka

 

7.A cachaça 51 é líder de mercado com mais de 30% e é distribuída em mais de 30 países

 

8. Monjopina foi a primeira cachaça a ser industrializada em 1956.

 

9. A variação alcoólica da bebida vai de 16% até 70%

 

10. Os estados que mais consomem cachaça são: São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Ceará.

 

Extras:  Cachaça é uma bebida histórica e cultural

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a bebida faz parte de manifestações folclóricas e religiosas, como bailes, folguedos, jogos, casamentos, nascimentos, batizados, velórios, folias, novenas, ladainhas e rezas. Além disso, por estar presente em todo tipo de mabiente, no passado a cachaça já serviu como veículo de comunicação: acontecimentos políticos e sociais eram retratados nos rótulos das cachaças.

 

- Caipirinha já foi remédio para gripe

Segundo o Instituto de Cachaça (IBRAC),  a caipirinha foi criada no interior do estado de São Paulo, como remédio contra gripe. Isso ocorreu em 1918, durante o surto de gripe Espnahola no Brasil. Mas tornou-se mais conhecida apenas na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Hoje, é um dos drinques mais consumidos no brasil : a receita tradicional leva cachaça, limão, açúcar e gelo.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!