Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
10 curiosidades sobre o telefone
Curiosidades
Publicado em 12/09/2024

 

1.Alexander Graham Bell (1847-1922), um escocês naturalizado americano, seguiu os passos de seu pai e de seu avô, dedicando-se sempre a melhorar a comunicação com deficientes auditivos.

 

2.Uma de suas alunas, Mabel Hubbard, se tornou sua mulher. Ele inventou o aparelho telefônico durante essas pesquisas. Descobriu que, no final do século XVI, um inglês anônimo tinha inventado um jeito de falar a distância usando um fio esticado. Achou também a história de um frade francês, Don Gauthey, que teria inventado um outro aparelho que permitia ouvir à distância.

 

3. O telefone (do grego “tele”, distante, e “phone”, som) estava mesmo pedindo para ser inventado. As mecânicas da vibração do som e os princípios de transmissão elétrica tinham todas sido muito bem estudadas no começo do século XIX. O próprio Bell chegou muito perto, quase por acaso, em 2 de junho de 1875.

 

4. Mas foi no dia 10 de março de 1876 que Bell transmitiu a primeira mensagem através de um fio dentro de sua casa, em Boston, nos Estados Unidos. No momento em que se preparava para dizer a frase, Bell derramou acidentalmente um pouco de ácido sobre suas roupas.

 

5. A mensagem inaugural, portanto, foi um pedido de ajuda, que chegou inteligível do outro lado: “Senhor Watson, venha aqui imediatamente. Eu preciso do senhor”. Thomas Watson era, elementar, seu assistente.

 

6. Por meio de uma bobina de magneto, o aparelho transformava as ondas sonoras em impulsos elétricos. Estes eram conduzidos por um fio até serem captados por um outro aparelho, que “traduzia”os impulsos elétricos e os transformavam em palavras de novo. O mais curioso é que Bell conseguiu a patente por ter chegado duas horas antes que Elisha Gray, outro americano que também estava trabalhando num aparelho semelhante, no escritório de registro em Nova York, dia 14 de fevereiro de 1876. Bell apareceu ao meio-dia e Gray, às 2 da tarde. Um não sabia do outro.

 

7. Thomas Alva Edison aperfeiçoou o telefone em 1876, permitindo que se falasse e ouvisse ao mesmo tempo. O que o desafiava era encontrar um material que convertesse o som da voz em corrente elétrica com mais clareza. Inventou cerca de cinqüenta aparelhos diferentes até dar-se por satisfeito com o transmissor à base de carbono em uso até hoje. Foi Edison também quem disse pela primeira vez “alô”, em vez do costumeiro “tem alguém aí?”

 

8. O primeiro telefone foi instalado na casa de Charles Williams Somerville no dia 4 de abril de 1877, em Massachussets. Somerville estava fabricando a invenção de Bell. Como não tinha ninguém para quem telefonar – uma vez que as centrais telefônicas ainda não estavam instaladas -, Williams conectou uma linha ao seu escritório e conversava com sua esposa durante o dia.

 

9. A origem do telefone público começou com um inventor do Estado de Connecticut, nos Estados Unidos. William Gray (que não era parente de Elisha Gray) instalou um telefone, que funcionava com moedas de 5 centavos, no Hartford Bank, em 1889. Para cada dólare arrecadado, Gray ficava com 25 centavos.

 

10. O primeiro telefone de discagem direta automática foi patenteado, em março de 1889, pelo também americano Almon Strowger e começou a funcionar três anos depois. Strowger era agente funerário e queria eliminar a dependência das telefonistas por uma razão muito pessoal. Ele estava convencido de que uma das telefonistas locais, a mulher de seu principal concorrente, estava desviando para o estabelecimento do marido as chamadas que eram feitas para a sua casa funerária.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!