Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Anguilla: conheça o paraíso “escondido” do Caribe
Países
Publicado em 11/09/2024

Anguilla: conheça o paraíso “escondido” do Caribe que é refúgio de celebridades

 

Areias brancas, mar azul-turquesa e coqueiros que fazem sombra em contraposição ao sol forte num céu azul sem nuvens. Praias vazias com ondas como trilha sonora e drinques alcoólicos refrescantes à boca. Quando você pensa no Caribe, provavelmente este é o cenário clássico que vem à sua cabeça.

 

Essa também pode ser a descrição perfeita de Anguilla, mas talvez a pequena ilha de pouco mais de 15 mil habitantes não seja o primeiro destino que vem à mente.

 

Na verdade, o território ultramarino britânico no Caribe Oriental ainda é pouco conhecido mundo afora e até recentemente tinha um acesso difícil, fazendo com que o local ficasse isolado do resto da região

 

Tal fato, porém, garantiu que o pedaço de terra oferecesse um outro tipo de férias: a da desconexão em contraponto ao agito do resto do mundo e o sentimento de

 refúgio. Anguilla não é rota de grandes cruzeiros e aqui não há grandes cassinos, baladas recheadas de jovens ou programas que rolam madrugada adentro.

 

Pelo contrário: os grandes resorts prezam pela calmaria e pela privacidade – e se paga um preço alto por isso – além de vilas e casas serem muito procuradas para férias tranquilas de casais e famílias.

 

 

Logo, Anguilla virou um destino “escondido”

 que as celebridades, principalmente as norte-americanas, procuram para ficar longe dos paparazzi, relaxar num hotel superluxuoso cinco estrelas e se divertir em iates. Nomes como Paris Hilton, Leonardo DiCaprio, Sandra Bullock e Beyoncé já escolheram o destino para suas férias.

Recheada de praias intocadas de um azul-turquesa hipnotizante, gastronomia singular e hotelaria de luxo, não é à toa que Anguilla marca presença nos rankings de melhores ilhas e praias de todo o mundo.

Além de todos estes fatores e dos poucos habitantes, Anguilla ainda guarda outras curiosidades que impressionam: a ilha possui apenas 91 km² – ou seja, é quase quatro vezes menor que Ilhabela, no litoral norte de São Paulo – o que explica que é possível percorrê-la de carro de uma ponta a outra em meia hora.

 

- Apesar do tamanho reduzido, Anguilla surpreende com sua estrutura hoteleira de alta qualidade, onde redes superluxuosas como Belmond e Four Seasons operam hotéis que oferecem estadias requintadas que aliam gastronomia e experiências neste pedaço quase intocado do Caribe.

 

- Em números: segundo o Conselho de Turismo de Anguilla, são 12 grandes hotéis e resorts luxuosos, totalizando 881 quartos, 10 pequenos hotéis, 20 pousadas (chamadas aqui de guest houses) e mais de 300 vilas.

 

- A ilha mais próxima de Anguilla é a charmosa São Martinho, a qual é dividida em Saint-Martin (lado francês) e Sint Maarten (lado holandês).

 

- E é justamente a rota de avião entre o lado holandês e Anguilla que a transforma no voo comercial internacional mais curto do mundo: a bordo de uma aeronave leve de apenas 10 lugares, o percurso dura 10 minutos e já virou até uma atração por si só.

Ao pousar no pequeníssimo aeroporto Clayton J. Lloyd, que possui apenas uma pista, nota-se que as bandeiras de Anguilla e do Reino Unido ficam hasteadas, fato que já dá um gostinho do inglês que será falado pelo resto da visita

 – o espanhol também é língua amplamente usada na ilha.

Da porta do avião também já é possível sentir o calor: as temperaturas diárias variam entre 25°C e 30°C durante a maior parte do ano. Ao sair do aeroporto, não é difícil encontrar taxistas e funcionários de transportes particulares recebendo os turistas com  “bem-vindos ao paraíso”. Praias vazias e exclusividade

 

As grandes atrações de Anguilla são suas praias, que carregam um caráter de, praticamente, serem intocadas. De fato, elas são irresistíveis e impressionantes por uma série de fatores.

 

Além de serem tudo aquilo que se espera de uma praia em uma ilha caribenha, contando com a água azul-turquesa, as areias brancas e as palmeiras, elas ainda são vazias, dando a impressão de se estar em praias particulares – mesmo que todas sejam públicas.

 

Junto dos grandes hotéis pé na areia, as praias também são o lar dos “shacks”, restaurantes e bares de madeira construídos na areia da praia que servem comidas típicas – entre peixes, costelas com molho barbecue e o tradicional drinque caribenho Rum Punch. Ao todo, são 33 praias que fazem a fama de Anguilla. Descansar o corpo em uma espreguiçadeira junto de um drinque já é um programa ótimo, mas os banhos de mar podem ser ainda mais interessantes, já que os hotéis e restaurantes geralmente oferecem materiais para snorkeling, além de aluguel de pranchas e outros equipamentos aquáticos.

 

Shoal Bay East: É uma das mais populares praias de Anguilla, aquela que possui “a cara” do Caribe. Está em uma longa faixa de areia, de cerca de 3 km, com algumas palmeiras em suas margens. Tranquila, há hotéis pé na areia, alguns “shacks” e casas particulares. Aqui, não deixe de experimentar o Gwen’s Reggae Grill, que serve comida típica e muito bem feita em um espaço simples com música ao vivo vários dias na semana.

 

Rendezvous Bay: Também extensa, a praia é lar do Aurora Anguilla, um dos maiores e mais luxuosos resorts da ilha. O Sunshine Shack, uma das barracas de praia mais conhecidas e com comida elogiada, fica aqui. Da praia de areia fofa e água de temperatura agradável é possível vislumbrar Saint-Martin, a porção francesa da Ilha de São Martinho.

 

Meads Bay: Tornou-se um destino bem procurado na ilha ao longo dos anos. Agora a praia é lar de vários hotéis famosos, como o Four Seasons, o Malliouhana (o primeiro de toda a ilha) e o Frangipani. Iates ficam alinhados por aqui durante a alta temporada e a água azul-turquesa brilha num tom especial.

 

Maundays Bay: É uma das baías mais bonitas daqui, e é ocupada quase que inteiramente pelo Cap Juluca, resort cinco estrelas considerado um dos melhores do mundo.

 

Little Bay: Isolada, esta pequenina baía é apenas acessível por trilha com cordas ou por barcos. Geralmente, barcos de passeio param por aqui, e turistas pulam e se refrescam nas águas cristalinas. É como uma “joia escondida” da ilha.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!