Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Quais partes do corpo nunca param de crescer?
Curiosidades
Publicado em 09/09/2024

 

 

 

Você sabia que algumas partes do corpo humano nunca param de crescer? 

 

O nosso desenvolvimento se dá principalmente a partir das alterações provocadas pelo hormônio do crescimento. Essas mudanças acontecem ao longo de toda a infância e geralmente chegam ao fim após a puberdade. 

 

De maneira geral, paramos de crescer quando completamos 18 anos de idade. Entretanto, algumas partes do nosso corpo continuam se desenvolvendo ao longo de toda a vida. Você faz ideia do motivo pelo qual isso acontece? 

 

As orelhas nunca param de crescer!

 

É isso mesmo, nossas orelhas crescem ao longo de toda a nossa vida. Agora você entende o motivo dos idosos terem orelhas em maiores proporções, afinal, há quanto tempo elas estão se desenvolvendo? 

O principal motivo por trás desse crescimento constante é a ausência de ossos. Vamos entender isso melhor. 

A medida que crescemos, nosso corpo vai passando por um processo de calcificação. É por isso, que chega uma idade em que nosso tamanho para de aumentar. Isso significa que as cartilagens do corpo já foram completamente ossificadas. 

Além disso, o envelhecimento promove enfraquecimento da pele de maneira geral, que acaba sofrendo com o rompimento de suas fibras de colágeno. O resultado é uma considerável perda de volume nas diversas regiões da face, o que dá a impressão de que as orelhas do indivíduo estão ainda maiores.  

Envelhecer não é para qualquer um! Mas dentre as partes do corpo, mais uma importante região nunca para de crescer.

 

O Nariz cresce a vida toda! 

 

A explicação é basicamente a mesma. Enquanto os ossos humanos param de crescer logo ao fim da puberdade, o nariz, também formado puramente por cartilagem, permanece para sempre em fase de crescimento por não sofrer ossificação.

Acredite, as alterações que surgem com a idade são significativas. Tanto que são usadas por especialistas jurídicos para estabelecer a idade próxima de indivíduos.

Mas calma, vamos falar mais sobre isso logo logo. 

Bem como no caso das orelhas, o envelhecimento da pele da face e a perda do volume de gordura dessa região dá a impressão de que o nariz é ainda maior. 

A verdade é que o crescimento, apesar de significativo, é lento, e isso se encaixa para ambos os casos. 

 

Crescem, mas quanto?

 

Agora você já sabe quais são as partes do corpo que nunca param de crescer. Tudo bem, elas crescem. Mas crescem quanto? 

 

Antes de mais nada, aceite, precisaremos conviver com essa realidade, por mais cruel que pareça. Talvez um dia fiquemos mais parecidos com o Dumbo do que gostaríamos. 

Consegue imaginar o que seria de nós se vivemos 200 anos? O que veríamos ao nos olharmos no espelho? 

 

Brincadeiras a parte, a coisa não é bem assim. 

 

Essas partes do corpo realmente crescem sem parar, entretanto, estamos falando de um crescimento de cerca de 0,22 milímetros por ano. Geralmente mais acentuado após os 35 anos de idade, graças ao alongamento natural provocado pelo processo de envelhecimento já explicado anteriormente. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!