Munique.
Curiosidades sobre Alemanha
1. Alemanha tem, pelo menos, 35 diferentes dialetos
Bávaro, Saxônio, Alsaciano, Coloniano… Muitas são as variações do idioma alemão falado em diferentes regiões; acho que existem poucas línguas na Europa mais complexas que esta.
Alguns dos dialetos usam praticamente as mesmas palavras do idioma oficial, no entanto, o uso de abreviações e a mudança no ritmo da fala tornam um desafio entender o que é dito.
Mas, fique tranquilo, os dialetos normalmente são utilizados apenas entre as pessoas que se conhecem.
Nos estabelecimentos comerciais, restaurantes e, até mesmo se você for pedir uma informação, a língua usada para responder será o alemão oficial e o inglês te salva na falta do idioma oficial.
2. A catedral mais alta do mundo
Se você é um apaixonado pela arquitetura antiga das catedrais europeias, assim como eu sou, essa é uma das curiosidades da Alemanha que você precisa conhecer.
Com mais de 161 metros de altura e construída em estilo gótico, a Catedral de Ulm é considerada a mais alta do mundo.
3. As portas não abrem sem chave pelo lado de fora
Se você está em uma casa alemã e precisa levar o lixo para fora ou apenas recolher o jornal, não esqueça de levar a chave!
Assim como em muitos outros países da Europa, as portas das casas alemãs não abrem por fora sem a chave.
4. Baixar torrent dá multa
Se no Brasil é comum baixar filmes e músicas através de torrent, saiba que essa prática não é admitida na Alemanha!
A troca de dados entre computadores é monitorada, apesar de alguns questionamentos em relação a esse fato ser considerado invasão de privacidade.
Ainda assim, caso seja identificado que foram baixados torrents, a pessoa receberá em casa uma multa correspondente ao volume de conteúdo baixado.
5. Cervejaria mais antiga do mundo
Fundada no ano de 1040, na região da Baviera, a cervejaria Weihnenstephan é a mais antiga do mundo.
Uma das curiosidades estranhas é que ela passou por quatro incêndios, um terremoto, três surtos de pragas mortais e diversos roubos conduzidos por saqueadores da França, Áustria e Suécia.
Sua estrutura foi reconstruída várias vezes e, hoje, além de continuar a produção de cerveja, o local abriga a Faculdade de Cerveja da Universidade de Munique, uma das mais renomadas da Europa.
6. Divisão do território alemão
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota da Alemanha, em 1945, o território alemão foi dividido em quatro diferentes zonas.
Essa divisão durou pouco tempo, migrando posteriormente para a segmentação em dois grandes territórios, a Alemanha Oriental (comunista) e a Alemanha Ocidental (capitalista).
Os conflitos ideológicos entre os dois territórios promoveram a construção do já conhecido Muro de Berlim, a fim de separar permanentemente as áreas e as pessoas.
A queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha ocorreram em 1990, sendo um dos fatos históricos mais acompanhados pelas pessoas do mundo.
Atualmente, o território alemão é dividido em 16 grandes estados, cada um com uma capital. Além de Berlim, cujo o estado recebe o mesmo nome, ainda há outros, como a Baviera, Hesse, Hamburgo e Bremen.
7. Grande obediência aos sinais de trânsito
Na Alemanha, mesmo que não haja nenhum sinal de que um veículo se aproxima, é muito comum que as pessoas esperem pacientemente até que o sinal para pedestres fique verde.
Essa é uma das curiosidades sobre morar na Alemanha que reflete a tendência de seu povo de cumprir as regras que são estabelecidas.
8. Lixeirinha do banheiro não é para papel higiênico
Assim como no Brasil, os banheiros alemães normalmente também têm uma pequena lixeira. Mas, ao contrário do que fazemos, ela não serve para o descarte de papel higiênico.
A lixeira deve ser utilizada para jogar fora embalagens de sabonete, shampoo, fio dental usado, escovas de dentes velhas e qualquer outra coisa desse tipo.
O destino do papel higiênico, depois de usado, é o próprio vaso sanitário. As instalações hidráulicas das casas e demais prédios são preparadas para isso
9. Maioria dos táxis são Mercedes
Mercedes no Brasil é vista como veículos de luxo, portanto, com acesso limitado as pessoas com mais dinheiro.Já na Alemanha, sendo o segundo país com maior produção de carros no mundo, inclusive da marca, a figura é outra.
Não se admire se, por exemplo, ao chamar um táxi, que o motorista venha dirigindo um belíssimo exemplar da Mercedes-Benz.
10. Mais de 800 milhões de Currywurst são consumidos todo ano no país
O Currywurst é um dos pratos mais consumidos no país. O que você ainda não deve saber é que são consumidos mais de 800 milhões dessa iguaria, todos os anos.
11. Preço da cerveja é igual o menor do que a água nos restaurantes
Que a cerveja é a bebida de maior destaque na cultura da Alemanha, você já sabe. Mas, você imagina que o preço das cervejas pode ser igual ou até mesmo menor do que da água mineral em muitos restaurantes? Sim, é verdade!
O preço vai depender do tipo da cerveja e do tamanho do copo, mas você encontra opções a partir de 1,10 euros. Já a água mineral, custa em média 1,90 euros a garrafa.
12. O relógio Cuco foi inventado na Alemanha
Um dos fatos históricos da Alemanha ainda pouco conhecidos é que foi nesse país que o relógio cuco foi inventado.
A tradição da Alemanha na fabricação dos relógios cucos começou na região de Baden-Württemberg, onde os camponeses passavam os invernos gelados esculpindo figuras que depois eram incorporadas a grandes relógios de madeira.
13. Tire os calçados antes de entrar na casa de um alemão
Uma das tradições da Alemanha que pode parecer estranha para nós brasileiros é tirar os calçados antes de entrar em casa. E isso serve também para as visitas!
Em algumas residências alemãs, há, inclusive, chinelos ou pantufas de uso especial dos convidados. Portanto, lembre-se de tirar os seus calçados sempre antes de entrar na casa de qualquer alemão
14. É um dos países com mais vegetarianos no mundo
Conhecida por ser a terra da salsicha e do Eisbein (joelho de porco), a Alemanha também reúne a maior quantidade de vegetarianos do mundo.
Por isso, caso você seja adepto, fique tranquilo! É possível encontrar restaurantes 100% vegetarianos nas principais cidades alemãs, além de pratos livres de produtos com origem animal.
Nos supermercados, também existe grande variedade de produtos vegetarianos e veganos. Ao contrário do Brasil, onde esse tipo de produto tende a ser muito mais caro do que as versões tradicionais, na Alemanha, o preço é praticamente o mesmo nas duas versões
15. Um terço da Alemanha é coberta por florestas
Para mim, entre todas as curiosidades da Alemanha, as melhores são aquelas que refletem o quanto esse país é focado no futuro e em assuntos como a sustentabilidade.
Além de ter uma política de reciclagem de lixo muito eficiente, o país tem diversas ações em prol da sustentabilidade, como a manutenção de suas florestas.
Alguns dos fatos históricos, como as duas grandes guerras que ocorreram no país, contribuíram para a destruição de uma parte significativa das áreas verdes.
Ainda assim, a Alemanha, junto a outros países do continente europeu, está ficando cada vez mais verde, conforme provam estudos científicos recentes. Estima-se que haja em solo alemão mais de 90 bilhões de árvores!
Heppenheim - Germany
Cologne Cathedral, Germany
Neuschwanstein Castelo Alemanha