10 curiosidades sobre a Albânia! O país ainda não é muito conhecido por brasileiros mas venha saber um pouco mais sobre ele conosco, através das nossas impressões.
1- HISTÓRIA
O país teve uma história marcada por diversas conquistas e dominações estrangeiras ao longo dos séculos. Em 1912, declarou sua independência e manteve-se livre por alguns anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi anexada pela Itália e posteriormente ocupada pelas tropas alemãs. Após a guerra, comunistas, tomaram o controle em 1944. Após o declínio do comunismo, em 1991, o país procurou estabelecer laços com o Ocidente para melhorar suas condições econômicas. E finalmente, em 2009, a Albânia juntou-se à OTAN, juntamente com a Croácia.
2- PAISAGENS NATURAIS
Possui um parque nacional com ruínas do Séc. IV AC, uma nascente de rio muito azul, e um litoral belíssimo com praias de águas muito azuis e transparentes e grutas, parte no Mar Adriático e parte no Mar Jônico. A maioria delas porém são de pedrinhas, então não esqueça de levar papetes (aqueles sapatinhos par o mar). As principais cidades de praia são Dhermi, Himare, Sarande e Ksamil.
3- LOCALIZAÇÃO
A Albânia fica na Europa e faz fronteira com Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte e Grécia. Do outro lado do Mar Adriático está a Itália, também bem próxima.
4- MOEDA DA ALBÂNIA
A moeda é o Lek e 1 euro são aproximadamente 105 Leks. Tudo é barato comparado ao resto da Europa!
5- MEIOS DE TRANSPORTE
A melhor forma de se locomover é de carro e recomendo o aluguel. Mas prepare-se para um trânsito meio caótico onde as pessoas estacionam os carros no meio da rua para irem ao mercado ou fazer qq outra coisa. Cheguei a ver o carro da minha frente estacionar no meio de uma rua de mão dupla com apenas uma pista em cada sentido. Ele simplesmente parou na minha frente e saiu do carro!!
6- Estradas
“pirambeiras” e não tão seguras assim… Quase todas são em mão dupla e tenha muito cuidado com os animais na pista, vimos vários mortos. Acho que as rodovias não são iluminadas à noite, o que pode se tornar muito perigoso.
7- POPULAÇÃO
É um destino bem tranquilo, inclusive para mulheres, e as pessoas são simpáticas mas senti um certo machismo enraizado. Estávamos eu e minha mãe e em algumas vezes senti uma resistência ou falta de tato de alguns homens seja no trânsito (eles que faziam as besteiras, eu nem reclamava e me olhavam de cara feia ao ver que eu era mulher) ou no tratamento inicial em alguns restaurantes.
8- SEGURANÇA
O país é super seguro e quase não tem violência.
9- GASTRONOMIA
A culinária é meio restrita e você encontra praticamente o mesmo cardápio em todos os restaurantes. Sempre as mesmas coisas: Risotto, Pizza, macarrão, Carne (algumas delas de origem duvidosa), peixe, frango, salada e sopa.
10- BUNKERS NA ALBÂNIA
O país possui 168.000 bunkers, que foram construídos no Regime comunista e praticamente nunca foram usados. Dois deles viraram museus e ficam na capital Tirana, que são o BunkArt 1 (maior e melhor para visitação) e o 2, mais perto do centro da cidade.