Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
4 Curiosidades sobre o Brócolis que provavelmente você não sabia
Curiosidades
Publicado em 04/09/2024

4 Curiosidades sobre o brócolis que poucas pessoas conhecem – Confira!

 

 

A planta brócolis é uma prima bem distante do repolho comum que conhecemos, uma vez que também faz parte da família Brassicaceae. Além disso, é importante destacar que no brócolis, tudo pode ser comido, desde as folhas, até o talo e as flores, cabendo perfeitamente em diversas receitas.

 

Nessa perspectiva, como o brócolis é um tanto complexo, separamos algumas questões que provavelmente você não sabia acerca desse alimento. Portanto, confira aqui essas 4 curiosidades sobre o brócolis!

 

 

 

1.O brócolis já foi extremamente valorizado pelos romanos a um bom tempo atrás!

De fato, a história do brócolis vai muito além daquilo que você possa efetivamente imaginar no dia-a-dia.

Nesse sentido, como muitos outros vegetais que consumimos hoje, o brócolis já era cultivado a partir de uma mistura de plantas distintas que foram modificadas durante muito tempo até tornarem-se o brócolis que conhecemos hoje e que comemos em nossas refeições.

Em suma, a história desse vegetal está ligada intimamente aos etruscos, uma antiga civilização italiana que antecedeu o grande Império Romano. De acordo com os manuscritos, o povo etrusco cultivava brócolis. Desse modo, como os romanos herdaram muitos aspectos da cultura etrusca, o brócolis acabou sendo uma dessas heranças.

 

2.A Inglaterra chamou o brócolis de “aspargos italianos”!

Sabemos até então que o brócolis faz parte da família que inclui a couve-flor, couve-de-bruxelas, couve, verduras de colarinho e couve-rábano.

No entanto, mesmo sendo semelhante a esses vegetais, ao chegar na Inglaterra, o brócolis foi associado aos aspargos. Vale ressaltar, de fato, que para um alimento que era adotado pelos romanos, o brócolis custou a espalhar-se para outros locais do mundo além da Itália.

Na França, por exemplo, a primeira menção que tem-se acerca do brócolis é datada do ano de 1500. Além disso, é fundamental deixar claro que mais de 200 anos depois, o brócolis ainda era realmente conhecido na Inglaterra como “aspargos italianos”, conforme mostra um dicionário popular de jardinagem da Inglaterra.

 

3.Somente nos anos de 1920 que o brócolis tornou-se popular nos Estados Unidos da América!

Nós sabemos que os norte-americanos não gostam muito de comer verduras, não é mesmo? Talvez esse seja o motivo!

Um dos primeiros registros que se tem acerca do brócolis nos Estados Unidos da América está atrelado ao terceiro presidente do país, Thomas Jefferson. Ao que tudo indica, Jefferson gostaria de plantar e cultivar plantas e verduras, compartilhando sementes com amigos na Europa.

Desse modo, em um desses pacotes que costumavam ser compartilhados, ele acabou recebendo sementes de brócolis. Então, Jefferson reparou que na sua propriedade na Virgínia em 27 de maio de 1767 estava sendo semeado brócolis.

Porém, somente nos anos de 1920 é que o brócolis realmente passou a ter uma visão comum da sociedade norte-americana, popularizando-se, visto que os imigrantes italianos que entraram nos Estados Unidos trouxeram o vegetal e o comiam com uma certa frequência.

 

4.O Brócolis faz um bem danado à saúde!

Por fim, é fundamental deixar claro que, embora muitas pessoas não gostem de brócolis, esse vegetal é importantíssimo para a nossa saúde, sendo extremamente benéfico em vários sentidos.

 

O brócolis é rico em proteínas, fibras, vitamina C, além de ser uma grande fonte de vitamina A, vitamina B6, potássio e cálcio, entre muitas outras. Além disso, é repleto de antioxidantes, além de atuar diretamente na digestão, auxiliando, também, na prevenção contra o câncer.

 

Portanto, coma mais brócolis, sua saúde e seu corpo agradecem demais!

 

O brócolis é realmente um vegetal surpreendente, você não acha?

Comentários
Comentário enviado com sucesso!