O macarrão é um alimento democrático. Ingrediente está em praticamente todas as mesas de várias formas: macarrão simples, de panela de pressão, em forma de salada, gratinado... Tanto que ganhou uma data para comemorar a sua existência: dia 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão.
Curiosidades sobre macarrão
• O Dia Mundial do Macarrão ou da Pasta foi criado em Roma, na Itália, em 1995, durante o primeiro World Pasta Company Congressi, reunião dos maiores fabricantes mundiais. De lá pra cá, a data é comemorada pelas indústrias deste setor.
• A Itália é o maior produtor e consumidor de macarrão do mundo. Um em cada 4 pratos servidos no país europeu é de pasta, o que dá 25 quilos por pessoa ao ano!!!
• Segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), o Brasil é o terceiro maior produtor de massa do mundo. Em média, cada brasileiro come 6 quilos de macarrão por ano. Ainda de acordo com ABIMAPI, quase metade dos brasileiros come macarrão toda semana.
• Apesar de ser o alimento mais popular da Itália, o macarrão foi criado na China. O primeiro registro histórico é uma evidência que apareceu em uma escavação que remonta há 4 mil anos. Os chineses não só criaram o macarrão, como também fizeram a técnica de cozinhar o macarrão.
• Macarrão na China é o prato principal dos aniversários. Todo mundo da família deve comer macarrão com ovinhos de codorna, que tem o significado de longa vida, de prosperidade.
• Já o molho de tomate, uma das principais combinações de uma bela macarronada, tem origem no Peru, na região dos Andes. Segundo historiadores, o tomate foi encontrado pela primeira vez naquela região.
• A combinação do espaguete com carne moída refogada, molho de tomate e outros ingredientes ganhou popularidade internacionalmente e é um dos pratos preferidos dos brasileiros: o clássico macarrão à bolonhesa. Na Itália, ele não é servido com espaguete. Na cidade de Bolonha, de onde o prato se originou, o Ragú alla bolognese é acompanhado de tagliatelle, uma massa mais longa e achatada.