Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
5 curiosidades sobre o Santos Futebol Clube
Personalidades do dia
Publicado em 29/08/2024

 

Um dos maiores times do Brasil, conhecido por revelar inúmeras joias do futebol e colecionar muitos títulos, o Santos Futebol Clube tem muita história e curiosidades que iremos abordar nesta matéria.

Pelé iniciou sua carreira no Peixe com apenas 15 anos, em 1956. Mas ele não foi o mais jovem a vestir a camisa alvinegra. A seguir, confira 5 curiosidades sobre o Santos!

 

1) Parceiro de Pelé foi o mais jovem a jogar no time profissional

Coutinho foi companheiro do Rei do Futebol e fez sua primeira partida com apenas 14 anos e 11 meses, na partida contra o Sírio Libanês(GO), em que saíram vitoriosos com uma goleada de 7 a 1

 

2) Fundação do time foi em dia histórico

O Santos foi fundado no dia 14 de abril de 1912, mesma data em que aconteceu o naufrágio do Titanic, que vitimou 1523 pessoas.

 

3) Ataque matador é um dos pontos fortes dos Santos

Além de ser o único time do litoral paulista a figurar entre os maiores do mundo, o Peixe fez o que ninguém jamais havia feito. No Campeonato Paulista de 1927, em 16 partidas, marcou 100 gols. É isso mesmo. 100 bolas na rede em 16 jogos. Com Omar, Camarão, Araken, Feitiço e Evangelista, este time, por incrível que pareça, não foi campeão naquela temporada. Quem levantou a taça foi o Palmeiras.

 

4) Maiores públicos da história

Mais de 130 mil pessoas. Hoje em dia é inimaginável pensar neste número de pessoas em um estádio, mas em 1963 o Santos lotou o Maracanã. Foram 132 mil torcedores que acompanharam de perto a final do Mundial daquele ano diante do Milan(ITA). Em outros jogos, diante dos rivais paulistas: São Paulo, Palmeiras e Corinthians, os números ultrapassaram os 120 mil presentes.

 

5) Década de ouro e recordes de títulos do Santos

O Santos foi eleito pela FIFA o melhor time das Américas do século XX. A seleção brasileira, campeã Mundial em 1962, contava com sete jogadores santistas. Coube ao zagueiro Mauro erguer a taça. Neste mesmo ano, o Peixe conseguiu algo que nenhum outro clube no Brasil alcançou até o momento. Conquistou o estadual, o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial Interclubes. Sensacional! 

 

Entre 1961 e 1963, foram nove troféus levantados. Até o fim da década de 60, foram 22 títulos. 

 

Pelé ajudou o Alvinegro Praiano a levantar 45 taças, 51% do total de todos conquistados em toda a história do clube. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!