17 curiosidades do Piauí: cultura e tradições interessantes
1. Lenda do Cabeça de Cuia
Crispin era um jovem pescador que vivia com sua mãe, na vila do Poti, em Teresina. A vida dos dois era muito difícil, pois faltavam muitas coisas, inclusive comida.
Como a mãe era doente, Crispin começou a trabalhar muito cedo para o sustento da família. Um dia, o jovem não conseguiu pescar e em sua casa não tinha nada para comer, então, pediu a mãe que fizesse algo, pois ele estava com muita fome.
A senhora fez uma sopa bem rala apenas com osso de boi e o pescador detestou. Revoltado com a situação, Crispin matou a própria mãe; antes de morrer, a mulher amaldiçoou o filho, dizendo que ele teria que viver pra sempre com sua cabeça em formato de cuia e que só se livraria da maldição, depois de comer 7 Marias virgens no rio Poti.
Pode parecer algo surreal para outras regiões do Brasil, mas essa lenda é tão presente no Piauí que dizem que até hoje tem Maria que não entra no rio.
2. Beiju
Depois de anos, transformaram-o na tapioca aqui em São Paulo e incrementaram com recheios dos mais variados.
Mas a cultura do Piauí é comer beiju com manteiga, com café com leite e o cuscuz, aquele amarelinho, com manteiga também.
3. Pedra do Castelo
Mais uma lenda/curiosidade do Piauí é que dizem que um rei que morava num castelo enorme de torres bem altas costumava promover festas que se transformavam em orgias e terminavam em carnificina.
Acontece que um dia Deus enviou um anjo disfarçado de convidado para transformar todos em pedra na hora dos assassinatos. Por isso o nome: Pedra do Castelo. Curioso, não?
4. Panelada no café da manhã e pós-balada
Essa é uma das curiosidades do Piauí que pode parecer estranha, mas se a gente for parar pra pensar, nem tanto.
Afinal, nos Estados Unidos as pessoas comem bacon, panquecas e outras coisas que mais parecem almoço no café da manhã.
Pois bem, os piauienses costumam comer panelada no café da manhã e no pós balada. Dizem que esse prato dá energia, pois ele é feito com algumas partes do intestino do boi e várias verduras.
5. Pé de Jesus
Na cidade de Oieras, existe uma pedra fincada no chão que parece a marca de um pé.
O povo diz que é o pé esquerdo de Jesus, por isso, muitos fiéis vão até o local fazer orações, acender velas e pedir perdão pelos seus pecados.
6. Menor litoral do país
O Nordeste é famoso por suas belas praias. Mas olha a curiosidade: o Piauí também proporciona um lindo litoral
aos turistas, mas são apenas 66 km de extensão.
Isso torna o litoral piauiense o menor do país. Acho que tem gente que nem sabe que o Piauí tem praia, mas tem e são lindas. Vale muito a pena conhecer.
7. Cajuína é Patrimônio Cultural brasileiro
Mais que uma das curiosidades do Piauí que vocês precisam saber, este é um grande orgulho pro estado e pro país.
A Cajuína, bebida a base de caju típica do estado, foi
reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Chique, não?
Acontece que a Cajuína não é uma simples bebida: ela representa união, família, encontros, momentos de felicidade e muitos outros sentimentos bons expressados pelos piauienses e outros nordestinos que a consomem; principalmente o Ceará.
8. O estado com maior número de asiáticos em 2010
Aquele pastel e caldo de cana que a gente encontra em algumas lanchonetes no Piauí são feitos por chineses legítimos.
Segundo o Censo 2010, o Piauí virou o estado brasileiro com maior proporção de asiáticos que, além de trabalharem nas lanchonetes, ele também estão inseridos no agronegócio.
9. Origem do prato Maria Isabel
Essa é uma das curiosidades do Piauí que acho bem representativa. Uma história triste se tornou uma felicidade diária na mesa dos piauienses.
Triste porque diz a lenda que o Maria Isabel
surgiu entre as famílias pobres do interior do Piauí.
Dizem que antigamente, as mulheres não comiam carne, apenas os homens.
Então, uma cozinheira anônima resolveu pegar a carne do marido, cortar em cubinhos e misturar com o arroz pra que ela e as filhas Maria e Isabel também pudessem comer carne. E eis que surge o prato Maria Isabel.
O prato é simples: consiste apenas em um picadinho de carne de sol e arroz temperado.
Mas como o brasileiro é muito criativo, foi incrementando a receita com outros ingredientes, como o toucinho de porco, pimentão, folha de louro e outros.
10. Delta do Parnaíba: um dos 3 únicos do mundo
Mais uma entres as curiosidades do Piauí que me enche de orgulho. O Delta de Parnaíba é um dos 3 deltas oceânicos do mundo com 2.700 km² de arquipélago e mais de 70 ilhas.
É realmente um lugar único nas Américas; são paisagens e praias paradisíacas, dunas bem claras e lagoas incríveis de água doce. Aposto que ficou curioso pra conhecer, né?
11. Maior parque rupestre a céu aberto do mundo
Quanta cultura e história tem no Piauí. Vocês nem imaginam!
O maior tesouro antropológico brasileiro, o Parque Nacional Serra da Capivara
possui o maior parque rupestre a céu aberto do mundo, com suas pinturas datadas de 6 mil e 12 mil anos.
Também é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade
e realmente tem uma paisagem única com seus baixões, serras e cânions. Pra mim, no Brasil, não tem nada igual mesmo.
12. Banana na comida
Comer banana com arroz e feijão, mas quando fui ao Piauí, vi que é uma tradição dos piauienses.
Eles costumam misturar banana em vários prato e um deles é a paçoca, que leva em sua composição farinha, carne de sol pisada no pilão, coentro e pedaços de banana.
13. Festejos de Santo Antônio
Trata-se de uma das maiores festas religiosas do Piauí, quiçá do país, e acontecem em várias cidades piauienses, principalmente em Santo Antônio de Lisboa e Campo Maior.
A programação é vasta e conta com atrações religiosas, culturais, artísticas, vaquejadas, moto cross e esportes. Todo ano é tradição do Piauí comemorar o dia de Santo Antônio (13 de junho) com muita festa.
14. Festa de São João
Também faz parte da cultura do Piauí e costuma acontecer todo ano também, na cidade de São João do Piauí. Assim como nos festejos de Santo Antônio, a festa católica conta com missas e diversas atrações.
Centenas de pessoas acompanham o cortejo, que sai da igreja matriz e percorre algumas cidades da cidade com a imagem do santo.
15. Balandê/Baião
Mais uma curiosidade do Piauí que poucos devem ter ouvido falar. O Balandê, mais conhecido como baião, ritmo imortalizado pelo rei Luiz Gonzaga, é uma dança típica piauiense bastante presente na noite de Teresina, que resgata origens africanas e é representada por elementos como: os vestidos estampados e um gingado único.
Quem não conhece a música “Rei do Baião”, de Luiz Gonzaga.: “Eu vou mostrar pra vocês como se dança o baião e quem quiser aprender é favor presta atenção. Morena chega pra cá, bem junto ao meu coração. Agora é só me seguir pois eu vou dançar o baião”.
16. Reisado
Como o nome sugere, o Reisado é uma dança típica do Piauí que ganha evidência no Natal até o dia de Reis.
Trata-se de seis pessoas mascaradas que dançam e cantam representando um personagem folclórico como a Caipora, Jaraguá, Cigana, Burrinha, etc. A dança é acompanhada de violão, sanfona, banjo e outros.
17. Bumba meu boi
Também conhecida como Boi Bumbá é uma dança bem tradicional brasileira, inclusive, incluída na lista de Patrimônio Cultural do Brasil.
A festa do Bumba meu boi acontece em várias regiões do Nordeste, e, claro, não poderia faltar no Piauí.
O evento inclui danças, músicas, desfiles e teatro. Lembra muito o carnaval pela quantidade de cores, alegorias e popularidade.
O ritmo envolve instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, chocalho, triângulo, zabumba, etc e é conhecido como Toada.