O Botafogo de Futebol e Regatas – conhecido também como Estrela Solitária, em menção à estrela de cinco pontas, símbolo da camisa do clube – foi fundado em 1942, a partir da fusão entre o Clube de Regatas e o time de futebol Botafogo. Desde sua criação, o clube vem acumulando séries impressionantes de vitórias, sendo um adversário temido por vários times cariocas.
1. Recordista
O Botafogo de Futebol e Regatas detém variados títulos e recordes do futebol brasileiro: maior número de partidas de invencibilidade: 52 jogos entre os anos de 1977 e 1978;o recorde de partidas invictas em jogos do Campeonato Brasileiro: 42 (também entre 1977 e 1978);o maior número de participações de jogadores em partidas totais da
Seleção Brasileira (considerando jogos oficiais e não oficiais): 1100 participações;o maior número de jogadores cedidos à Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.
2. Brilha, brilha, estrelinha solitária
O time do Botafogo é uma lenda do futebol nacional, nada mais nada menos que por causa da maior vitória já registrada no País!
Uma impressionante goleada de 24×0 sobre o Sport Club Mangueira (atualmente extinto) no Campeonato Carioca.
3. Astro internacional
O único time do estado do Rio de Janeiro a ganhar um título internacional dentro do Maracanã foi o Botafogo.
Na Copa Conmebol do ano de 1993, o Peñarol do Uruguai foi derrotado na decisão da partida, dando o título ao Fogão.
4. Ícone do clube
O jogador Nilton Santos, que deu nome ao estádio do Botafogo, foi o que atuou mais vezes pelo time: em 723 jogos!
5. Número da sorte
O número 7 sempre é visto e atrai os olhares daqueles que conhecem a história do clube, veja por quê:era o número da camisa de Garrincha, um dos fenômenos do futebol brasileiro;era o número da camisa de Maurício, autor do gol no Campeonato Carioca de 1989 que quebrou a sequência de 21 anos do time sem título;era o número da camisa de Túlio Maravilha, artilheiro na maior conquista do Botafogo de todos os tempos: o Brasileirão de 1995.