Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?
As espécies nativas ou brasileiras, como jataí, mandaçaia e arapuá, não possuem ferrão e, portanto, não oferecem perigo. Já as européias, que posteriormente foram cruzadas com as africanas e hoje recebem o nome de “africanizadas”, são muito perigosas! Algumas delas têm um ferrão com veneno muito poderoso.
Quando se sente ameaçada por um animal ou por uma pessoa, a abelha ataca, introduzindo uma parte do ferrão, chamado de estilete, no corpo da vítima. O ferrão é rígido e tem pontas que se parecem com pequenas serras. Ao sair voando, uma parte do corpo da abelha, o abdome, se rompe e parte de seu intestino fica preso no ferrão. Mesmo separado da abelha, o ferrão continua bombeando veneno.
A abelha ainda vive por 10 ou 15 minutos depois desse ataque suicida.
Curiosidades sobre abelhas:
1.Uma abelha campeira visita 10 flores por minuto em busca do pólen e do néctar.
2. Ela faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores.
3. Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda numa bolsa localizada no fundo da garganta. Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora, o néctar engrossa e se transforma em mel.
4. Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
5. Uma colmeia abriga cerca de 50 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias.
6. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra.
7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.
8. Apenas as abelhas fêmeas trabalham. A única missão dos machos é fecundar a rainha. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. Ficam de fora até morrer de fome.
9. As abelhas-rainhas põem 3 mil ovos num único dia. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.
10. Como uma colmeia abriga até 50 mil abelhas e cada abelha produz 5 gramas de mel por ano, a colmeia pode produzir, anualmente, 250 quilos de mel.