
JK Rowling é a responsável pela criação de todo o Wizarding World e da sua mente saíram os icônicos personagens de Harry Potter, que se tornaram verdadeiras referências da cultura pop mundial. Conforme os anos foram passando, a autora foi ganhando ainda mais destaque e conquistando fãs do mundo inteiro.
Hoje nós separamos as melhores curiosidades sobre a JK Rowling e você pode conferir todas elas agora mesmo.
Significado do K
O nome completo da autora é simplesmente Joanne Rowling. Você deve estar se perguntando de onde veio o K, certo? O ‘K’ significa Kathleen, que era o nome de sua avó.
Aniversário
JK Rowling e Harry Potter nasceram em 31 de julho, essa deve ser uma das melhores formas de lembrar o dia especial de seu personagem principal.
Guardanapo
JK Rowling escreveu sua ideia para as histórias de Harry Potter em um guardanapo de papel quando ela estava viajando de Manchester para Londres em 1990. Imagine se o vagão-restaurante não tivesse nenhum guardanapo, hoje não teríamos o privilégio de sermos fãs da franquia.
Persistência
Depois de escrever a primeira história do mundo bruxo em diferentes cafés, seu livro foi rejeitado por 12 editoras antes que a Bloomsbury concordasse em lançar Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Portugal
JK Rowling já ensinou inglês no Porto e usou seu tempo livre em Portugal para trabalhar em Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Casas de Hogwarts
A autora escreveu os nomes das casas de Hogwarts em um saco de enjoo. Durante um vôo, a inspiração surgiu e ela anotou as quatro casas de Hogwarts: Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina.
As 5 maiores polêmicas de J.K Rowling..
A escritora britânica J.K. Rowling, conhecida pela série infantojuvenil Harry Potter, completa 55 anos nesta sexta-feira, 31, em meio ao escrutínio público por algumas de suas declarações recentes. Veja cinco polêmicas nas quais a autora já se envolveu:
J.K. Rowling foi acusada de transfobia ao brincar com um artigo que falava sobre sexismo e as injustiças contra “pessoas que menstruam”. Segundo ela, “pessoas que menstruam” são mulheres. No entanto, a ideia do artigo era ser inclusivo para pessoas trans, mulheres que não menstruam. Esse breve comentário acabou se desdobrando em uma série de declarações da escritora, que foi rebatida pelos atores da saga Harry Potter e desautorizada até mesmo por Stephen King.
Boicote a Israel
Rowling publicou um artigo no jornal inglês The Guardian criticando o boicote cultural que diversos artistas promoveram contra Israel por causa das políticas implementadas pelo primeiro-ministro do país Benjamin Netanyahu. Ela foi duramente criticada e teve de explicar que não apoiava o mandatário israelense.
Rupert Murdoch e muçulmanos
Quando o magnata da mídia Rupert Murdoch afirmou que os muçulmanos deveriam ser responsabilizados por atentados terroristas, Rowling replicou: “Eu sou cristã. Se eu devo ser responsabilizada por Murdoch, então vou me auto-excomungar.”
Imprensa
Apesar de ser uma tuiteira convicta, J.K. Rowling se diz uma reclusa por conta de sua aversão a entrevistas. Ela já processou jornais ingleses diversas vezes e, em geral, sua representação da imprensa é bastante negativa em suas obras — basta ver Rita Skeeter, a repórter fofoqueira de Harry Potter.
Plágio
Rowling foi acusada de plágio algumas vezes por escritores cujas obras guardam semelhanças com o universo de Harry Potter, como Adrian Jacobs, autor de Willie the Wizard, e Nancy Kathleen Stouffer, autora de Larry Potter. Rowling venceu ambas as disputas judiciais.

