O Espírito Santo é um Estado cheio de belezas naturais por todo o litoral e reconhecido pelo encanto e aconchego das regiões montanhosas, além do forte impacto econômico na Região Sudeste e para o país.
Confira algumas curiosidades sobre o Espírito Santo que você precisa saber!
1 – Um dos maiores festivais de forró do Brasil
Falou em forró pé-de-serra no Espírito Santo, falou de Itaúnas!
A cidade, localizada no norte do Estado, sedia o Festival Nacional Forró de Itaúnas, um dos maiores festivais do ritmo no Brasil, o que faz a cidade receber visitantes de todos os cantos do país e até mesmo do exterior.
O evento tem atraído muitos olhares para a cidade, e faz ela se transformar, do clima bucólico e relaxante para o movimento intenso e festivo no período.
2 – Destino badalado para o verão
Guarapari se tornou o point de muitos brasileiros durante as férias, devido a estrutura bem preparada para receber os turistas e as praias de tirar o fôlego.
Não é por menos que o destino é uma dos mais movimentados do litoral brasileiro na alta temporada. As belezas naturais, o clima e aconchego do local fazem qualquer um ficar apaixonado pela cidade.
Se está pensando em morar ou visitar o ES, fique ligado nas praias mais badaladas de Guarapari: Praia dos Namorados; Praia dos Padres; Bacutia; Praia Vermelha; Praia das Virtudes; Praia do Peracanga; e Praia do Morro.
3 – Tem o terceiro ponto mais alto do Brasil: o Pico da Bandeira
Uma outra curiosidade sobre o Espírito Santo é que nele está o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira!Talvez um dos lugares mais bonitos no Espírito Santo para quem aprecia o contato com a natureza seja o Pico da Bandeira, localizado na região do Caparaó, no Sul do Estado.O Parque é composto por Mata Atlântica e Campos de Altitude, e presenteia a todos os visitantes com visuais deslumbrantes em vários pontos diferentes.
4 – Vitória está entre as cidades mais saudáveis do país
Nem só de belezas naturais vive a cidade de Vitória! A capital, que já foi eleita uma das melhores para se viver no país, agora, também é conhecida pela saúde e prática de esportes dos seus habitantes. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por inquérito Telefônico (Vigitel),
Vitória ocupa a quarta colocação de cidade mais saudável do Brasil. A pesquisa se baseia no consumo de álcool, alimentos saudáveis, prática de atividades físicas e obesidade.
5 – Casaca é um instrumento típico
A casaca é um instrumento típico do Espírito Santo, e muito utilizado no congo, principal manifestação do folclore capixaba. Ele se parece com uma espécie de reco-reco. O gênero é apresentado em festas religiosas, como as de São Benedito e de São Pedro.Em Serra, existe a Casa do Congo, que conta toda a história do ritmo em solo espírito-santense.
6 – Importante polo empresarial
A Serra, cidade que faz parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, tem o maior polo industrial do Estado.
Entre empresas públicas e privadas, a cidade possui 11 polos industriais, que acomodam empresas de diferente segmentos. Inclusive, você pode ter a sua no Essencial Escritórios, da Morar.
Neste post a gente te ensina como escolher uma boa sala comercial.
O destaque vai para a indústria de transformação, como os produtos alimentícios, móveis, borracha, metal, têxtil e metalúrgica.
Assim, a Serra se mostra um ótimo ambiente de oportunidades para quem deseja entrar e crescer no mercado de trabalho e oferece vários outros motivos para morar na cidade!
7 – Segunda maior festa religiosa do Brasil
Canela verde, como é apelidada, a cidade de Vila Velha guarda muitas curiosidades. Uma delas é que uma das maiores festas religiosas, a Romaria dos Homens, acontece por aqui.
A comemoração faz parte da programação da Festa da Penha, que reúne devotos de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado.
A festa reúne um público aproximado de 700 mil pessoas, que vêm de diversas partes do Espírito Santo com histórias de muita fé, sendo a segunda maior festa religiosa do Brasil.
A Romaria dos Homens tem o início do seu trajeto na Catedral de Vitória rumo ao Convento da Penha, em Vila Velha, totalizando 14 quilômetros de caminhada e muitas histórias de fé.
8 – Já esteve entre os pores do sol mais bonitos
Princesa do Norte, como é conhecida a cidade de Colatina, que, por incrível que pareça, fica no Noroeste do Estado, tem em seu histórico o título de segundo pôr-do-sol mais bonito do mundo.Famosa pelo entardecer encantador, visto de diversas partes da cidade, Colatina foi reconhecida mundialmente devido ao espetáculo diário que a natureza proporciona na cidade capixaba.
9 – Sede de uma das maiores fábricas de chocolates do mundo
Localizada em Vila Velha, a Chocolates Garoto é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo!
A empresa, que atua há mais de 80 anos na cidade, recebeu o nome Garoto pelos próprios consumidores. Isso porque os primeiros produtos eram vendidos por meninos nas ruas de Vila Velha, a partir daí, os moradores passaram a procurar pelas balas dos garotos.
Outra curiosidade da fábrica é que ela foi a primeira a lançar uma caixa de bombons do país. Hoje, toda a sua linha de produtos pode ser encontrada em mais de 50 países.
10 – Segundo maior produtor brasileiro de café
A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo. Com 131 mil famílias produtoras em todas as regiões, o ES é o segundo maior produtor de café, com produção dos tipos arábica e conilon.
A atividade econômica representa 22% da produção brasileira, e é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba. Além disso, a cafeicultura emprega por volta de 400 mil pessoas de forma direta e indireta.