Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
As oito dicas do escritor Kurt Vonnegut para criar uma boa história
Publicado em 05/08/2024 10:17
Literatura

 

Em 1999, o autor americano Kurt Vonnegut (1922-2007) publicou uma lista com oito dicas para se criar uma boa história. É uma lista sucinta (assim como o seu estilo de escrita), publicada em uma coletânea de contos chamada Bagombo Snuff Box, inédita no Brasil.

 

Cama de Gato(1963), Matadouro Cinco (1969) e Café da Manhã dos Campeões (1973).

 

Para além da escrita, Vonnegut costumava enviar cartas e dar palestras a estudantes. Há, inclusive, uma coletânea de discursos de formatura feitos pelo escritor e publicada postumamente, em 2013.

 

A lista de dicas, então, é a síntese das duas paixões de Vonnegut: escrever e dar conselhos. Aí vai ela, com a nossa tradução:

 

1 - Você vai fazer um completo estranho gastar horas com a sua história. Faça com que ele ou ela não sintam que foi uma perda de tempo.

 

2 - Dê ao leitor ao menos um personagem por quem ele possa torcer.

 

3 - Todo personagem deve querer alguma coisa, nem que seja apenas um copo d`água.

 

4 - Toda frase deve fazer ao menos uma de duas coisas: revelar mais sobre um personagem ou fazer a ação se desenrolar.

 

5 - Comece o mais próximo possível do final.

 

6 - Seja sádico. Não importa o quão doces e inocentes sejam os seus personagens principais, faça com que coisas terríveis aconteçam com eles – para que o leitor sinta do que eles são capazes.

 

7 - Escreva para agradar apenas uma pessoa. Não abra a janela e tente abraçar o mundo – os seus personagens vão pegar pneumonia.

 

8 -Dê aos seus leitores o máximo de informação possível, o mais rápido possível. Que se dane o suspense. Os leitores devem ter um entendimento tão completo (do que está acontecendo, onde e por quê) que eles poderiam terminar a história por si mesmos, mesmo que baratas comessem as últimas páginas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!