23 curiosidades sobre os Beatles
Preparado(a) para conhecer esses detalhes? Já adiantamos que temos fatos e histórias sobre vários assuntos, desde detalhes pessoais aos bastidores das gravações.
Vem com a gente e confira!
1. O início de um sonho…
Deu tudo certo! Paul McCartney e John Lennon se conheceram em uma quermesse no ano de 1957, na qual John se apresentava com sua banda da época, os Quarrymen. Após a apresentação, eles se conheceram e começaram a compartilhar seus talentos um com o outro.
Tempos depois, Lennon convidou McCartney para ingressar no grupo e o resto é história.
2. Antes de serem conhecidos como The Beatles…
… o grupo teve outros nomes. Ainda sem Ringo na composição do quarteto,
eles se apresentaram como Johnny & The Mundongs e The Silver Beatles.
3. Nos subúrbios de Liverpool
Todos eles moravam em regiões mais simples da cidade inglesa, mas apenas George e Ringo ralaram em empregos mais braçais.
Harrison foi ajudante de eletricista e Starr trabalhou como aprendiz de encanador.
4. O primeiro palco
Diferente do imaginado, a estreia dos Beatles não foi no Cavern Club (a casa deles em Liverpool) e sim no Casbah, em 1959.
5. A stylist do The Beatles
No início da carreira, o grupo fazia muitos show em Hamburgo, na Alemanha, e foi lá que eles conheceram a fotógrafa Astrid Kirchherr, que logo virou a namorada de Stuart Stucliffe, primeiro baixista da banda.
Com seu senso estético, ela foi mudando o estilo de Stu e aos poucos do resto dos integrantes, das roupas até o penteado que ficou clássico.
6. A formação clássica
Ringo Starr já era conhecido da banda, porém ainda tocava no Rory Storm & The Hurricanes. Durante as gravações da música
Love Me Do, a performance de Pete Best não agradou os músicos ou o produtor.
Para ter uma outra versão, foram convidados outros bateristas, entre eles o próprio Ringo, que foi aprovado no teste e passou a integrar o The Beatles.
7. Couro da cabeça aos pés
Sem muito olhar fashion, eles apenas pegavam referências do que viam nas ruas de Hamburgo e Liverpool.
Não se sabe quem foi o primeiro, mas a partir do momento que um deles usou uma jaqueta de couro, os demais seguiram a onda, complementando o visual com calças e sapatos de couro também.
A vestimenta, além de desconfortável, provocava risos em geral. Isso continuou até empresário Brian Epstein dar um basta.
Dali para frente, o visual foi renovado e os dias de chacota ficaram para trás.
8. Spoiler: não é um campo de morangos Strawberry Field, que dá nome a um dos clássicos do grupo, era um orfanato gerido pelo Exército da Salvação. O local ficava próximo de onde John Lennon morava e era para onde ele escapava para acompanhar os saraus da instituição.
9.Before it was cool
Os óculos de Lennon são um símbolo do cantor e ele apareceu com o item quando o The Beatles já estava consolidado no mercado. Porém, John já precisava deles desde o começo, apenas não usava em público por vaidade.
10. A música Yesterday
é uma das maiores músicas dos Beatles é tão memorável que leva o título de música mais regravada por outros artistas ao longo da história.
O engraçado é quando escreveu a canção, McCartney estava inseguro sobre a sonoridade dela, pois, para ele, soava mais como uma balada do que com um rock que eles faziam.
11. A conquista da América
Esses fatos são bem conhecidos, mas não custa falar deles. Enquanto já estourava pela Europa, os Beatles ainda não eram tão famosos nos Estados Unidos. A responsável por quebrar as barreiras foi a música I Wanna Hold Your Hand.
Lançada por lá no final de 1963, ela chegou ao topo das paradas e fez o hype do grupo aumentar. Em fevereiro do ano seguinte, eles se apresentaram no Ed Sullivan Show e bateram recordes de audiência:
foram 70 milhões de telespectadores e uma noite na qual a polícia não registrou um único crime no país graças à banda.
12. A capa do Sgt. Pepper’s
Poderia ser diferente A proposta da capa para o icônico álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band era que o quarteto estivesse junto às figuras famosas da história e da cultura pop.
Eis que o espirituoso John Lennon listou pelo menos três nomes que não apareceram no produto final: Gandhi, Jesus e Hitler.Sim, isso mesmo!
A inclusão do ditador nazista foi uma provocação do artista, que logo foi convencido pelos amigos que aquilo não cairia bem e esqueceu a ideia da brincadeira bem rápido. Ainda bem! Conheça a história das capas de 8 álbuns clássicos dos Beatles
13. Notícias como inspiração como a melhor música da banda e na publicação especial trouxe mais detalhes da história da composição da canção.
Para escrevê-la, Lennon folheou o jornal e encontrou algumas notícias para colocar na música, como a de um acidente de carro fatal e a reportagem que falava sobre os buracos na estrada de Blackburn.
14. Um compositor talentoso
Quem conhece hinos como Something, While My Guittar Gently Weeps e Here Comes The Sun, sabe que George Harrison também tinha a habilidade de escrever letras brilhantes. No entanto, o guitarrista sentia que estava sendo deixado de lado, o que gerava uma certa insegurança. Algo que caiu logo que seus amigos entraram em contato com suas composições, que amaram seu trabalho.
15. Paul na batera
O clima durante a gravação do álbum The Beatles era péssimo e Ringo Starr chegou a abandonar a banda por algumas semanas.
Nesse momento, Paul assumiu o posto do amigo em duas canções: Dear Prudence e Back In The U.S.S.R.
16. SacrifíciosHelter Skelter
é mais lembrada pela interpretação equivocada do serial killer Charles Manson, mas os registros marcam outro bastidor da música.
Como exigia intensidade na gravação, Ringo Starr se superou e saiu com os dedos machucados. Tanto que, ao final da faixa, é possível ouvir o baterista gritando:
I got blisters on my fingers (Eu tenho bolhas nos meus dedos)!
17. Preservativo no estúdio Yellow Submarine
já tem uma vibe mais descontraída e existe o boato que John Lennon gravou a música com uma camisinha no microfone para dar a impressão de alguém cantando debaixo d’água. Bizarro, né?
18. Nada esportivos
Em uma entrevista, perguntaram aos quatro quais eram os hobbies e esportes favoritos deles.
A resposta foi simples:
nenhum era muito esportivo e a única coisa que eles praticavam era natação, que era um hobbie, assim como compor músicas.
19. Recorde na Billboard
Não é nenhuma surpresa que a banda é recordista em vendas de álbuns, assim como especialista em dominar as paradas musicais.
Só que, em abril de 1964, os Beatles simplesmente ocuparam as 5 primeiras posições da lista da Billboard, feito nunca igualado até hoje. Só para matar a curiosidade, o ranking foi o seguinte:
1º Can’t Buy Me Love
2º Twist And Shout
3ºShe Loves You
4ºI Want To Hold Your Hand
5ºPlease Please Me
20. A famosa capa de Abbey Road
Para o último álbum gravado por eles, os Beatles decidiram fazer uma capa única, que rende um capítulo à parte.
Para ser feito o registro em que John, Paul, Ringo e George atravessam a Abbey Road, foi necessário apoio.
As fotos foram tiradas na frente do estúdio, porém pela manhã, para evitar o assédio dos fãs. A polícia fechou o trânsito por 10 minutos para que o fotógrafo Iain McMillan fizesse seu trabalho.
21. A teoria A inspiração para a foto veio de Paul McCartney, que decidiu brincar com o boato de que ele havia morrido em um acidente de carro anos antes e foi substituído.
Na capa, é possível ver várias referências dessa teoria, olha só: Paul é o único que está descalço, representando um rito funerário; Ele segura o cigarro na mão direita, sendo que ele é canhoto;A vestimenta também diz muito: Paul, de terno, está morto; John de branco, representa uma divindade; Ringo de preto é o padre, e George, de jeans, é o coveiro; A placa do carro também sua mensagem: as letras LMW é uma abreviação de Linda McCartney Widow (viúva);O próprio Paul satirizou a ideia em seu disco solo Paul Is Live, em que volta a famosa rua para desconstruir todas as suposições.
22. Paul e Julian Paul McCartney era mais próximo de Julian, primeiro filho de John, que o próprio amigo. Inclusive, Lennon aprovava o contato entre eles, pois não sabia muito bem como lidar com a criança.
Para completar, após a separação de John e Cynthia, Paul dedicou a música Hey Jude a Julian como maneira de demonstrar apoio e consolo.
23. Apuros fisiológicos
O período no estúdio para a gravação do clássico Hey Jude trouxe momentos curiosos.
Primeiro, a música começou a ser reproduzida enquanto Ringo Starr estava no banheiro. Para a sorte dele, a bateria demora a entrar na faixa e ele voltou a tempo para assumir seu posto.