Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Descubra os desenhos animados de cada época
Curiosidades
Publicado em 06/07/2024

 

Se você nasceu nos anos 80 ou 90, é provável que tenha crescido assistindo alguns dos desenhos animados favoritos da época. E talvez assista até hoje, né? É que há clássicos desse formato que foram aclamados pela crítica e pelo público. Algumas dessas séries até viraram filmes de tanto sucesso que fizeram.

 

'Os Cavaleiros do Zodíaco' (1986-1989)

Febre em todo Brasil nos anos 90, quando foi exibido pela TV Manchete, não teve uma criança dessa época que não assistisse Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki protegendo a reencarnação da deusa Atena enquanto tentavam conquistar a armadura de ouro de Sagitário. 

 

'O Show do Pernalonga' (1960-2000)

Pernalonga e sua turma têm sido o centro das atenções do mundo animado há décadas. Dá até a sensação de que todo mundo cresceu assistindo Pernalonga. De fato, sua primeira aparição foi em 1938.

 

'Rugrats: Os anjinhos' (1990-2006)

Quem não amava assistir esses quatro bebês conversando e tendo que enfrentar a prima de 3 anos Angélica? Os pequenos fizeram tanto sucesso que vários spin-offs e filmes derivaram da série.

 

'Popeye' (1978-1988)

Comer espinafre para ficar fortão era o lema do marinheiro Popeye. Ele foi criado nos quadrinhos em 1929 e foi transformado numa série de curtas-metragens em 1933. Ganhou as telinhas do mundo inteiro e até virou um filme live-action em 1980.

 

'Jem e as Hologramas' (1985–1988)

Esta popular série animada musical de televisão gira em torno da proprietária da gravadora Jerrica Benton e seu alter-ego, Jem. Junto com sua banda, as Hologramas, Jem canta e dança enquanto vive inúmeras aventuras.

 

'As Meninas Superpoderosas' (1998–2005)

Florzinha, Lindinha e Docinho são três meninas do jardim de infância com superpoderes. Recentemente, foi testada uma versão live-action da história, mas o episódio piloto foi um completo fracasso.

 

'Ursinhos Carinhosos' (1985)

Os 'Ursinhos Carinhosos' foram originalmente criados em 1981 como personagens de um livro infantil. Uma linha de brinquedos seguiu antes que o clã fofinho fizesse sua estreia nos desenhos animados. Uma série de filmes, livros, videogames e um renascimento da série animada de 1985 mantiveram os ursos na imaginação de muita gente.

 

'Denis, O Pimentinha' (1986-1988)

Esse personagem encrenqueiro de macacão vermelho também nasceu nas tirinhas do jornal. No Brasil, o desenho foi exibido pelo SBT de 1987 até 2005 e fez um breve retorno em 2018. Ele também virou vários filmes em live-action.

 

'As Novas Aventuras do Ursinho Puff' (1988–1991)

Entre os personagens mais cativantes da Disney está o Ursinho Puff, ou Pooh como passou a ser chamado mais recentemente no Brasil também. Ele tem sido um dos personagens favoritos das crianças desde a década de 1920. O desenho animado também provou ser igualmente divertido para toda a família. Tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil, ele foi exibido na televisão por quase duas décadas.

 

'He-Man e os Mestres do Universo' (1983–1985)

Baseada na linha de brinquedos Masters of the Universe, da Mattel, esta série animada era uma das atrações imperdíveis da década de 1980. O desenho gerou um longa-metragem nos cinemas, 'He-Man e She-Ra: O Segredo da Espada Mágica' (1985).

 

'Pica-Pau e Seus Amigos' (1940-2017)

Pica-Pau é uma das animações mais longas já produzidas e teve várias versões - todas exibidas no Brasil. O esperto personagem surgiu pela primeira vez em vários curta-metragens que chegaram na televisão em 1957. Fato curioso: o  Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que tem uma estrela na Calçada da Fama. 

 

'Pokémon' (1997–presente)

Pokémon é uma franquia japonesa espetacularmente bem-sucedida. A série de videogames gerou uma série de anime para a televisão, que por sua vez virou vários filmes e séries derivadas e, em 2016, invadiu celulares pelo mundo todo com o Pokémon Go.

 

'As Tartarugas Ninja' (1987–1996)

Outra franquia mundialmente famosa, 'As Tartarugas Ninja' também começou como história em quadrinhos, que depois ganhou seus próprios bonecos (ou action figures para os colecionadores adultos). Em 1987, os quatro irmãos ninjas ganharam sua própria série animada. Mais tarde, seguiram-se os filmes live-action.

 

'Scooby-Doo' (1969–1985)

Uma das maiores séries de desenhos animados de todos os tempos, 'Scooby-Doo' durou quase 20 anos. O Dogue Alemão Scooby-Doo, juntamente com os adolescentes Fred Jones, Daphne Blake, Velma Dinkley e Salsicha Rogers apareceram em inúmeros spin-offs, filmes animados e live-action, em reprises e novas versões.

 

'My Little Pony' (1986–1987)

Como muitas séries animadas, 'My Little Pony' é baseado em uma linha de brinquedos. As histórias se passam em Ponyland e apresentam uma comunidade de pôneis que têm que lutar contra bruxas, trolls, duendes e outros monstros voluntariosos pela sua sobrevivência. Outras séries se seguiram, juntamente com um longa-metragem em 2017, e isso manteve os delicados equinos galopando até o século XXI.

 

'X-Men' (1992–1997)

A série de filmes X-Men' sobre os super-heróis mutantes é uma das maiores franquias de filmes dos últimos anos. Mas tudo começou nas histórias em quadrinhos. Em 1992, os personagens ganharam movimento com a série de desenhos animados ansiosamente aguardada.

 

'Garfield e Seus Amigos' (1988–1994)

Esse desenho segue as façanhas do adorável gato laranja Garfield e seus amigos. Apostamos que você se lembra da comida favorita dele: lasanha! A série é baseada numa história em quadrinhos muito amada da década de 1970.

 

'Os Smurfs' (1981–1989)

'Os Smurfs' são originais da Bélgica e, de fato, fizeram sua primeira aparição lá em 1958. O público da TV foi apresentado às pequenas criaturas humanoides azuis na década de 1980. E foi um sucesso.

 

'Bob Esponja Calça Quadrada' (1999–presente)

Esta série de TV de comédia animada segue as aventuras de uma esponja amarela super fofa com calças quadradas e seus amigos aquáticos na cidade subaquática fictícia da Fenda do Biquíni.

 

'Luluzinha' (1995-1999)

Luluzinha e Bolinha tem seus problemas, mas não deixam de ser amigos. A personagem foi criada em 1935, nas tirinhas de jornais. Em 1945, ela conquistou sua própria revista em quadrinhos e, depois, virou série de animação.

 

'Capitão Caverna e as Panterinhas' (1977-1980)

Capitão caverna é um desenho dos anos 70, mas foi transmitido no Brasil por muitos anos, o que colocou ele na memória afetiva de muita gente.

 

'DuckTales: Os Caçadores de Aventuras' (1987–1990)

Os personagens de desenhos da Disney são muito amados ao redor do mundo. A série 'DuckTales: Os Caçadores de Aventuras' acompanha o escocês-americano Tio Patinhas e seus três sobrinhos-netos travessos Huguinho, Zezinho e Luisinho.

 

'Dragon Ball Z' (1989-1996)

Essa série japonesa foi baseada no mangá de mesmo nome e se tornou um dos animes mais conhecidos de todos os tempos. A saga de Goku e seus amigos pelas esferas do dragão é inesquecível.

 

'Os Jetsons' (1962-1987)

Essa série que se passa no futuro deixava a gente imaginando como seria o nosso próprio destino. Ainda não temos carros voadores, casas suspensas, empregadas robôs e jornadas de trabalho reduzidas, mas era bom pensar nisso quando éramos crianças. Talvez até 2062 essas coisas virem parte do dia a dia, né? Continuamos na torcida.

 

'The Super Mario Bros. Super Show!' (1989) 

Nas décadas de 1980 e 1990, parecia que todo mundo estava jogando os videogames 'Super Mario Bros.' e 'Super Mario Bros. 2'. Super Mario foi um sucesso estrondoso e a série de televisão live-action/animação ajudou a promover ainda mais os irmãos super-heróis da Nintendo.

 

'Inspetor Bugiganga' (1983–1986)

A série de desenhos animados 'Inspetor Bugiganga' estreou em 1983, introduzindo um detetive de polícia que é parte homem, parte máquina e armado com uma variedade desconcertante de aparelhos de alta tecnologia que ele usa para rastrear os bandidos.

 

'Tico e Teco e os Defensores da Lei' (1989-1990)

Dois esquilos detetives e seus amigos ratos desvendam segredos e crimes do mundo animal. Em 2022, até foi lançado um filme com eles.

 

'Alvin e os Esquilos' (1983–1990) 

Talvez você só lembre dos filmes mais recentes, mas 'Alvin e os Esquilos' também já foi um desenho animado. É divertido ver esquilos cantando.

 

'Wallace & Gromit' (1989–presente)

Um enorme sucesso em stop-motion, a franquia de comédia vencedora do Oscar 'Wallace and Gromit' apresenta o caseiro Wallace e seu melhor amigo Gromit, um beagle super inteligente.

 

'Os Simpsons' (1989–presente)

Esta visão satírica da vida americana é sintetizada pela disfuncional família Simpson. O programa mostra, de forma sagaz, a cultura e a sociedade dos EUA, a TV e a condição humana - tudo isso através da paródia. E é tão relevante hoje em dia quanto era há cerca de 30 anos.

 

'Beavis e Butt-Head' (1993–presente)

Estrelado pelos delinquentes adolescentes bobos e amantes do rock-metal favoritos da América, 'Beavis e Butt-Head' se tornou um fenômeno da cultura pop dos anos 1990 e um "tem que ver" da MTV.

 

'Transformers' (1984–1987)

Mais um filme de sucesso que pouca gente lembra que era um desenho na infância. A primeira temporada de 'Transformers' apresentou ao público o que se tornaria uma das franquias de mídia mais bem-sucedidas da história recente do entretenimento, gerando brinquedos, histórias em quadrinhos, videogames e, claro, os filmes.

 

'Rainbow Brite' (1984–1985)

Uma jovem, Rainbow Brite, torna o mundo mais brilhante e os corações mais claros, substituindo a escuridão por cor e luz. Essa é a história desse delicioso desenho, que capturou a imaginação das crianças em todos os lugares. No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT no programa Do Ré Mi Fá Sol Lá .

 

'Bob, o Construtor' (1999–2011)©Getty Images 

Esta série animada britânica segue as façanhas de Bob, um afável empreiteiro especializado em alvenaria. Seus veículos de trabalho são igualmente bem-humorados e assumem vida própria. Mas, se na sua casa só tinha TV aberta, você provavelmente não assistiu. Essa animação era exibida pelo Discovery Kids.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!